Eu acho que as únicas coisas que eu já colecionei/coleciono até o momento são: papéis de carta quando criança (adoraaava e tinha umas três pastas lotadas), rolhas e ímãs de geladeira, atualmente. Mas, os ímãs restringimos aos adquiridos em viagens ou presente.
Já pensei em iniciar uma coleção de ingressos de shows, teatros, mas eu só lembro depois que já joguei no lixo, aí acabei desanimando.
Mas comecei a pensar nisso, pois lembrei de uma coleção de chaveiros que meus pais têm ou tinham (não sei, perguntarei) e eu adorava! Quando criança, vira e mexe pegava a caixa e ficava admirando, tinha uns bem diferentes! E hoje, pensei o quão interessante seria deixá-los pendurados dentro de um quadro e expostos na parede.
Ao invés de deixar as coleções guardadas, por que não exibi-las em sua casa, não é?! Elas podem refletir os interesses, personalidade e história do morador, ganhando destaque na decoração e tornando-a única. Eu, particularmente, gosto de decorações intimistas e que reflitam a essência de cada um.
Fiquei com a curiosidade aguçada e resolvi procurar imagens de coleções e como são expostas pelas pessoas. Algumas são tão legais que não sei se a pessoa já colecionava ou passou a colecionar depois de ver o potencial de tal objeto na decoração… rs
A dica é agrupar os objetos em determinado local para valorizar e ao mesmo tempo realçar o tamanho da coleção.
A grande maioria das coleções vi exposta nas paredes, mas existem outras formas bem criativas!
Dependendo do objeto exposto, deve-se levar em conta algumas considerações:
Para coleções de papéis, como selos, notas de dinheiro ou outro material delicado ou que degrade com o tempo, seria melhor expô-los com alguma proteção:
Coleção de notas de diferentes países. Aqui.
Coleção de tickets de shows e de rolhas, numa grande garrafa. O ideal seria um display que permitisse adicionar mais itens conforme a aquisição
Coleção emoldurada de camisas estilo turista rs. Casa.com.br
Miniaturas ficam legais em estantes com nichos ou mesmo nichos únicos:
Acho que marido vai gostar dessa foto, além de ser apaixonado por motos,adora esse tipo de estante! Geralmente, carrinhos e motos em miniatura ficam expostos desta forma, mas olha o que eu encontrei:
Corredores são bons para expor em linha única
Achei legal esta forma também, mas será que estão soltos? Em casa não ia dar certo… rs
Estantes e prateleiras são ótimas também para expor os objetos queridos:
Outra dica aqui é organizar por cor, olha que bacana!
Esta é mais pra quem tem espaço de sobra na cozinha, né?! rs
#asminapira? rs Os vidrinhos hoje em dia são tão fofos e existem tantas opções de cor que até a coleção de esmalte saiu das caixas
Gostei da disposição das prateleiras. Tem crianças, animais de estimação (que saltem ou corram desvairados por aí rs) ou gente estabanada (oi!) em casa? Atenção: passem longe disso! rs
Que coleção linda! Adoro vidros coloridos! A estante clean é muito bonita também, ornou com os objetos. E a iluminação nas prateleiras deu destaque!
Garrafas preenchendo a estante da TV. Essa coleção é da Brunete. Casa.com.br (Cadeira de bichos de pelúcia by Irmãos Campana)
Já conheci um garoto que colecionava bolas. Sempre ficava imaginando onde ele as armazenava… fica aí uma ideia bacana! Casa.com.br
Se você tem objetos de diferentes tamanhos ou muitos objetos pequenos, talvez seja legal colocá-los em nichos e depois formar uma composição. No caso dos objetos pequenos, agrupe-os em recipientes, como a imagem abaixo:
Se você coleciona várias coisas, pode agrupá-los num só ambiente, como no home office abaixo:
A iluminação novamente destacando as peças!
Dependendo dos objetos, fica bacana também simplesmente apoiá-los em aparadores ou buffets:
Aqui, os relógios poderiam ser expostos de forma previsível na parede, mas optou-se fazer uma combinação com outros objetos
Se a sua coleção engloba itens que você utiliza frequentemente, como os esmaltes, é importante expô-los de forma que facilite sua retirada:
Eu tenho uma amiga que, ao planejar os armários do apê, deixou um espaço reservado para as guitarras do marido, já que ela não gosta de nada fora do lugar… esta também seria uma solução, se fosse do agrado, claro.
Olha que bacana essa coleção de óculos!
Tem gente que prefere fixar a coleção diretamente na parede:
As chaves penduradas com ganchinhos achei muito legal!
Existem coisas que ocupam muito espaço, então o jeito é colocar na parede! =)
Falando em espaço, para quem não tem lugar disponível, pode-se abusar de prateleiras altas (oi, de novo!) e também aproveitar de forma genial aqueles espaços que geralmente ninguém gosta, como vigas e pilastras:
Eu detestaria ter uma pilastra no meu caminho, mas aqui souberam tirar proveito da situação. Com uma cor diferente e a coleção, achei que ficou 10!
Olha que composição legal subindo até o alto!
Não poderia me esquecer das famosas coleções de xícaras e canecas:
E para finalizar, deixo outras formas de exibir seus objetos:
Aqui, caixinhas de fósforos preenchem bombonieres e vasos
Se são poucos objetos, fica bonito também colocar numa caixa de vidro e expor numa mesinha de centro, por exemplo
Uma cortina de cartões telefônicos!
Forma bem despojada de expor coleções de cartões postais, folders etc. Casa e Jardim
E esta é uma foto minha. Antes guardava umas moedas nesta mantegueira/porta geléia, mas coloquei as pedrinhas coloridas e achei que ficou legal! Não é uma coleção, mas tenho algumas…
Enfim, foram várias formas de exposição e muitas eu nunca teria imaginado. E gostei de ver também o que o pessoal costuma colecionar. Acho bem interessante! =)
E se vocês quiserem ver “as 7 maiores e mais bizarras coleções de todos os tempos”, cliquem aqui. Eu até ia colocar no blog, mas algumas são tão nojentas que… éca!!!
E vocês, me digam. Colecionam algo? Quem nunca colecionou algo que atire a primeira miniatura! rs
Só coleciono livros mesmo, que vou comprando…
Beijocas
E vc os deixa expostos?? Acho tão lindo estantes de livros!! Os meus fazem parte da decoração! =)
Oi Angélica, vim aqui ver seu post sobre as coleções. Nossa essa mesa com os tíquetes é muito bonita, adorei. Beijos
Oi Mariana!!
Muito bonita mesmo!
Obrigada pela visita e gostaria de ver seus rótulos quando expostos! =)
Beijos
Olá Angélica, admiro as coleções, mas algumas pra mim não daria certo, muito trabalho pra limpar!! Minha correria não permite!! Mas tenho alguns chaveiros fofos guardados numa caixinha, tenho vontade de fazer uma coleção de pratos na parede da cozinha, mas não sei acho que pra manter limpinho deve dar um trabalhão!! rsrs. Bjo
Ah, Mag, isso é verdade!! Tem que ter tempo para poder cuidar, manter! Ainda mais com a poeira desses tempos, né?! Por isso fiz minha prateleira de livros fechada e com vidro, para poder ficar admirando-os… rs
Sério que você tem coleção de chaveiros tb?? =)
Beijão
Acho que só colecionei papel de carta quando era criança, depois de velha não me lembro de ter colecionado mais nada! rsrsrs
Bom na verdade, tenho sim uma mini coleção de rolhas que dá pra contar nos dedos ainda, pois estou querendo colocá-las dentro de um vaso grande de vidro e deixar como decoração, vamos ver se um dia consigo isso! rsrsrs
Bjssss
Lisa
Nossa, eu acho que minha mãe ainda guarda as minhas pastas, aliás, ela tb adorava… rs E quanto às rolhas, consegue sim, o legal também das coleções é vê-la crescendo!! As rolhas ficam muito legais mesmo em vasos grandes! Beijooo
Pingback: Decorando com brinquedos! MUITAS Ideias criativas! | Viajando no Apê
Meu namorado coleciona latas de refrigerante, desde que era criança…estou querendo fazer um quadro de mdf com vidro para poder deixar exposto de uma maneira bem legal…adorei essas coleções…depois que fizer vou te mandar uma foto…
bjs
Olá, Juliana!!
Nossa, vai ficar mto show essa coleção exposta, hein?!
Manda uma foto sim, quero mto ver!! 🙂
Beijos!
Muito criativa a maneira de expor as colecoes. Me ajudaram a ter ideias de como vou expor minha colecao de chaveiros.
Olá, Ines!
Fico feliz por ter conseguido ideias com o post. 🙂
Obrigada pela visita!