Ícone do site Viajando no Apê

Pintando o 7!

Mês passado comprei uma bandeja de MDF pensando em organizar alguns itens. Ela é cheia de detalhes vazados na lateral, linda!

O legal dessas peças de MDF é a personalização, além dos preços, geralmente, camaradas! Eu nunca havia pintado esse tipo de material, então pedi algumas dicas à senhorinha, dona da loja onde comprei.

Ela me disse para primeiro lixar as imperfeições da peça, retirar bem o pó com um pano seco e me indicou um pincel de cerdas bem molinhas, para a pintura não ficar com marcas de “arranhado”. Me indicou também a “tinta fosca para artesanato – látex PVA – base água”, da Acrilex. E recomendou fazer uma diluição com água.

Estava com medo de estragar a bandeja, mas fui na fé:

Até “crua” acho bonita. Marido disse que gostou assim, que não precisava nem pintar! rs Ele também adora peças em MDF.

Os detalhes!

Lixei (com uma lixa fina) algumas pontinhas sobressalentes e a superfície, bem de leve.

Escolhi a cor branca. A pequena anta aqui não lembrou a proporção de diluição que a senhorinha falou, aí coloquei uns 10% de água do volume de tinta que separei no potinho à parte.

Primeira demão e eu pensando que era melhor ter deixado crua… rs Lembro de ter lido uma vez que a primeira camada deve ser beeeem fininha, para a pintura ficar boa. Não ficou tão fina, mas tudo bem.

Passei três demãos na parte interna e duas na externa somente, pois a esta altura é claro que já tinha inventado moda… =)

Protegi a parte interna com fita crepe e papel…

para pintar a parte externa com tinta spray, na cor dourado com efeito metálico (a mesma que usei para pintar os canudos do móbile geométrico)!

E adorei o resultado!!! A pintura não ficou perfeita, mas fiquei bem feliz mesmo assim!

O certo é aplicar o spray a uma certa distância, mas estava uma ventania (fiz na varanda, num dia perfeito para isso – sóquenão), que o spray ia pra todo lado, voou até em mim, numa rajada de vento em minha direção. Quase fiquei assim:

Só que dourada…

Isso que dá ser ansiosa! Então, comecei a aplicar mais de perto, mas concentrou muita tinta em algumas partes e começou a escorrer (mas no final não ficou tão evidente, ainda bem!) Ah, por dentro manchou um pouquinho em alguns pontos (mesmo com a proteção, a tinta acabou passando), mas consegui cobrir com retoques de tinta branca.

Essa sombra na parte branca é da minha fruteira que estava ali perto, percebi agora, na hora de inserir a imagem… 😛

Coloquei pezinhos.

Usei aqueles protetores de impacto. São autoadesivos e em EVA. (E como puderam notar, não pintei o fundo. Demorei um bocadinho para pintar (entre almoço, secagens e tal), tava ficando tarde, aí resolvi deixar pra lá! rs)

Nós colamos esses protetores (tem de diversos tamanhos e quadrados também) nos batentes das portas de correr, nas paredes onde as portas dos cômodos e dos armários batem, até na lateral da geladeira (para não bater na pia quando arrastada) e no filtro de água (onde a torneira da cozinha bate).

ENFIM… PARA ONDE FOI A BANDEJA?

.

.

.

.

.

Foi organizar as coisinhas do banheiro!

Achei bem melhor assim, tudo reunido!

CONCLUSÕES

1ª – Jamais utilize tinta spray em ambientes externos em dias de vendaval.

2ª – Pelamor… também jamais pinte dentro de casa. Marido contou que o amigo dele foi pintar um objeto com tinta spray na sala e acabou redecorando o sofá e a cortina também… kkkk. Imaginem a cara da esposa quando viu a obra…

Uma dica da Mag, do blog “Renovando a casa sempre” (ela renova sempre mesmo! rs) é colocar a peça a ser pintada dentro de uma caixa de papelão! Eu, infelizmente, não tinha uma caixa, só um pedaço dela, mas providenciarei! Aproveitem e vão dar uma olhada nas artes em peças de MDF que ela já fez!

3ª  – Gostei muito de personalizar a bandeja, foi bem relaxante (exceto a parte do spray pra todo lado) e já estou pensando na próxima peça!

Ah, a senhorinha também recomendou passar verniz depois que a pintura final secar, eu ainda tenho que passar, mas o que comprei só deve ser aplicado na parte branca, pois na pintura metálica é um outro tipo de verniz, pelo que li. E estou pensando em colocar um fundo de vidro na bandeja também.

                                                                          

Ontem marido e eu completamos 9 anos e 5 meses juntos (namoro). Nós quase nunca lembramos as datas, mas ontem lembramos, aí tivemos que comemorar (o fato de ter lembrado e a data em si… rsrs).

Marido fez um risoto de aspargos maravilhoso! Marido gosta de cozinhar, faz de tudo um pouco, mas risotos e doces… hummm… é com ele mesmo!

E nosso almoço de domingo foi assim:

🙂

“Cozinhar é uma arte e a comida é a celebração da união entre as pessoas”

Sair da versão mobile