Da série “Viajando na cozinha…”
O post de hoje será sobre algo que fico fazendo enquanto espero marido voltar da pós: inventando moda. Não é sempre, mas outro dia estava com várias frutas maduras e resolvi fazer várias coisas com elas.
Tudo começou quando vi um post da Lisa, do blog Casados e agora? sobre um jeito diferente de fazer gelatina! Ela colocou a gelatina em uma taça de vinho, esperou endurecer e depois colocou iogurte grego por cima, ficou muito legal! Clique aqui para ver e aproveite para conhecer os variados benefícios da gelatina!
É lógico que eu fiquei com vontade de fazer, né?! Eu adoro gelatina e aproveitei que tinha muitas frutas e resolvi incorporá-las na receita.
No post da Lisa tinha uma foto de inspiração em que a gelatina foi endurecida na diagonal, achei legal e quis tentar (e também porque fiquei com medo de quebrar nossas taças, já que é feita de um vidro beeeem fininho).
Agora tenho que contar minha experiência com o kiwi e o abacaxi… kkkk… Gente, a gelatina em que eu coloquei estas frutas não endureceu! Saca só como ficou:
A outra gelatina em que coloquei somente uma fatia de kiwi ficou meio molenga, mas endureceu um pouquinho.
Aí que eu, pensando sobre o assunto (fiquei encucada, pois as outras gelatinas deram certo, né?!) tive um plim! De repente, me lembrei das minhas aulas de Enzimologia e Bromatologia e tudo fez sentido. Como eu pude me esquecer da enzima presente no abacaxi? Sabe aquela história das avós que abacaxi e mamão amaciam a carne? É verdade e tudo acontece por causa das enzimas presentes nestas frutas, no caso a bromelina e a papaína, respectivamente.
Resumidamente e grosseiramente falando, estas enzimas digerem as proteínas da carne, ou seja, as proteínas que formam as fibras musculares são partidas. Mas e que raios isso tem a ver com a gelatina?
A gelatina é rica em colágeno, que nada mais é do que uma proteína! Assim, quando a gelatina entra em contato com o abacaxi, mantém-se amolecida, já que a cadeia de aminoácidos (que em conjunto formam a proteína) é quebrada.
O figo também tem esse tipo de enzima que amacia a carne, a ficina. O kiwi eu não sabia (ou não lembrava) que também tem, então claro que fui pesquisar. A enzima é denominada actinidina.
Depois que me lembrei fiquei com a maior cara de tacho… se meus professores lessem esse post ficariam extremamente decepcionados, eu fiquei por ter esquecido. rs
Mas voltando ao assunto, olha que coisas divertidas dá para fazer com gelatina:
Eu também fiz outras sobremesas com as frutas, mas mostro outro dia!
Este post deveria se chamar “Ciência na cozinha”, não é?! rs