Há algumas semanas, marido e eu fomos ao Shopping Garden, uma loja de plantas e materiais de jardinagem muito bacana. A unidade da Av. dos Bandeirantes, em São Paulo, é enorme e conta com uma grande variedade de flores, folhagens, árvores, ervas e temperos, até mesmo móveis e objetos de decoração. As plantas são setorizadas de acordo com suas características de cultivo (sombra, meia-sombra, sol pleno), o que facilita bastante. Mas além do fator luminosidade, para cada planta é preciso saber o melhor tipo de solo, frequência de regas, adubações, entre outros detalhes.
Pensando nisso e inspirada pelas lindas plantas que vimos, decidi pesquisar sobre algumas delas e compartilhar as informações e várias imagens para vermos como ficariam dentro de casa. Afinal, além de trazer vários benefícios à saúde, tem coisa mais charmosa e aconchegante que plantas na decoração? ♥
Como são muitas plantas, farei um post especial para cada uma, lembrando que não sou especialista em plantas rs, pelo contrário, já errei tanto que agora pesquiso muito mais sobre elas.
Começarei com uma que tenho visto embelezando muitos ambientes, principalmente na gringa. Podemos dizer que é uma das “plantas tendência” na decoração… 🙂
A Ficus lyrata é conhecida como figueira-lira ou figueira-violino, devido à semelhança de suas folhas a estes instrumentos musicais. É uma árvore tropical, nativa do oeste da África.
Em ambientes externos, quando plantadas diretamente no solo e em locais amplos, cresce bastante, produzindo uma frondosa copa.
Quando cultivada em vasos, seu crescimento torna-se mais lento e suas folhagens mais esparsas, originando um formato muito bonito. Quando mostrei uma foto ao meu marido, ele disse que parecia uma árvore de couve… rs.
Acho suas folhas parecidas com as da chapéu-de-sol, havia uma árvore desta em frente à casa da minha avó, sempre achei muito bonita.
E com vocês, a Ficus lyrata, a “it plant” do momento:
O solo deve ter boa capacidade de drenagem, de forma a não ficar encharcado e deve ser rico em matéria orgânica. O fundo do vaso deve ter furos para escoar o excesso de água.
A rega deve ser feita quando as camadas superficiais do solo estiverem secas (verifique com o dedo). Nunca deixa água acumulada.
Um problema que costuma acometer plantas tropicais é o aparecimento de manchas amarronzadas nas pontas ou margens das folhas, as quais parecem ter sido queimadas. Esta condição pode ser devido aos sais dos fertilizantes e minerais presentes na água que vão se acumulando no solo ao longo do tempo.
Se a árvore estiver acometida por esta queima, uma solução que li durante as minhas pesquisas é regá-la com água destilada até que escorra pelo fundo do pote, para que os sais sejam removidos desde as raízes. Logo em seguida, aplique fertilizante (somente metade da dosagem recomendada pelo fabricante) e continue a irrigar com água destilada por um mês ou dois, lembrando sempre de verificar antes se o solo está seco.
Evite mudar a árvore de lugar, ela é sensível quanto à isso, pode perder suas folhas. Se isto ocorrer, coloque a árvore em um local com bastante luminosidade, mas sem raios solares diretos e a mantenha protegida de ventos e correntes de ar. Pode levar algumas semanas para que ela se adapte ao novo local.
Em condições normais, a fertilização deve ser feita mensalmente, exceto nos meses de inverno. Para as árvores que recebem bastante luz, aplique a dose total recomendada pelo fabricante. Já para as que são cultivadas com luminosidade fraca, utilize apenas meia dosagem.
Ficus lyrata gosta de umidade (ar condicionado constante pode ser prejudicial), então quando o clima estiver muito seco, pode-se borrifar água em suas folhas. E para mantê-las brilhantes e favorecer seu desenvolvimento, retire o pó com um pano úmido.
Como acontece com a maioria das espécies de ficus, ela não necessita de um vaso muito grande para atingir proporções de árvore. Resista à tentação de aumentar o tamanho do vaso tão cedo, pois parece que esta espécie se desenvolve melhor com suas raízes preenchendo o recipiente.
O melhor momento de transplantá-la é quando as raízes estiverem saindo pelos orifícios do fundo do vaso ou se ela tiver crescido vigorosamente durante um ano. Aumente o tamanho do pote gradualmente.
Atenção: use luvas ao realizar podas. A seiva leitosa da planta apresenta substâncias tóxicas que podem provocar simples irritações ou mesmo fortes alergias. Mantenha fora do alcance de animais de estimação e crianças pequenas.
♦♦♦
Já fazia algum tempo que queria uma planta grande no apê e desde a primeira vez em que vi fotos desta árvore (já faz alguns anos), gostei logo de cara. Descobri seu nome, mas até então nunca visto em nenhum lugar para comprar.
E olhem só, nesta última visita ao Shopping Garden, encontrei vários vasos de Ficus lyrata! Fiquei muito feliz quando vi, mas a alegria durou pouco.
Eu até imaginava que não seria lá muito barata, mas fui dar uma olhada nos preços e…
Pois é! rs. O vaso com a árvore grande estava em torno de R$1.030,00. Até brinquei com o atendente perguntando se mais para frente não rolaria uma promoçãozinha, mas ele disse que seria muito improvável, já que ela chega na loja e logo acaba.
Ah, tinha algumas Ficus lyrata em promoção sim: a árvore ainda novinha estava de trezentos e pouco, por cerca de R$250,00 (não lembro o valor exato).
Não foi dessa vez que voltamos com uma Ficus lyrata para casa… hehe. Voltamos com outra, mas isso é assunto para outro post!