Ícone do site Viajando no Apê

10 ideias para personalizar vasos de plantas

Há quase dois anos postei algumas ideias para personalizar vasos de plantas. O engraçado é que iniciei o post com “Como ando nessa vibe de plantas…” rs. Continuo e acho que sempre estarei nessa green vibe!

Fui relembrar as inspirações, pois como podem ter notado no post anterior, a nova moradora da casa estava precisando dar uma renovada no visual. Vamos combinar, esses vasos de plástico são bem sem graça, né?!

Creio que logo mais precisaremos trocar o vaso por um maior, então nem cogitamos comprar um cachepô nesse momento. Mentira. Precisávamos de um cachepô grandão e fomos dar uma olhada. Encontramos uns bem bonitos e quando nos deparamos com o preço, aconteceu algo muito estranho: do nada todos pareciam horríveis! Já aconteceu isso com vocês? rs. Muito caroooos!

Nestas situações, nada melhor do que um bom Faça Você Mesmo! Vasos de plástico costumam ser feios, mas o preço é super camarada! Os vasos de barro também são mais acessíveis, acho-os bonitos como são, mas muitas vezes queremos adicionar uma firula, dar uma renovada, não é?! Assim, fui em busca de mais inspirações para customizar vasos e cachepôs, sejam eles de plástico ou qualquer outro material. Vem cá ver o que encontrei:

CORDAS: revestir o vaso com corda é uma ótima maneira de dar aquele UP de forma fácil e rápida. E há também as cordas de polipropileno, nylon, poliéster, estas podem dar um ar moderno e estiloso ao vaso.

– Corda de sisal –

Se quiser uma pegada mais rústica/natural, a corda de sisal se encaixa bem nesse estilo e existem de várias espessuras. Minha primeira escolha era revestir o vaso com sisal, mas como ele é grandão, acabaria não ficando muito em conta.

Imagens via 1 / 2

Você também pode criar alguns detalhes, como pintar partes da corda:

Imagem via

Imagem via

Ou revestir somente partes do vaso:

Imagens via 1 / 2

– Corda de algodão –

Se desejar algo mais delicado, este tipo de corda é uma ótima opção. Utilize linhas coloridas para fazer desenhos, como na foto à direita. Clique na referência para ver como foi feito.

Imagens via 1 (Pinterest) / 2

Imagem via

 – Cordas de outros materiais e linhas –

Os vasos da esquerda foram revestidos com corda de varal e linhas foram utilizadas para fazer os detalhes, como o “Hi”. Você também pode utilizar linhas, como as de crochê, para revestir totalmente os vasos (foto à direita). Para o detalhe das linhas entrelaçadas, furos foram feitos no vaso de plástico. Clique na referência para ver o tutorial.

Imagens via 1 / 2

Abaixo, vasinhos revestidos com corda elástica. Os detalhes da pintura dourada e pedrinhas rosas conferem um ar moderno e feminino às peças.

Imagem via

FITAS ADESIVAS: são ótimas para aquela transformação pá-pum!

– Fita isolante – 

É incrível o potencial dessa fita na decoração! É fácil de trabalhar com ela e é possível criar variados desenhos/padrões:

Imagens via 1 / 2

– Washi tape –

A washi tape também é muito versátil e o bacana é que possuem diversas cores e estampas. Você pode revestir o vaso inteiro com elas ou então criar desenhos:

Imagens via 1 / 2

Imagens via 1 / 2

CROCHÊ: para uma decoração delicada, aposte no crochê. Vasos podem ser revestidos e detalhes podem ser adicionados. Escolha sua cor preferida e vista seus vasinhos! 

Imagens via 1 / 2

Imagens via 1 / 2

Olhem que gracinha esta ideia:

Imagem via 

E que tal revestir o vaso com aquela blusa que não dá mais para ser utilizada?

Imagem via Pinterest

PINTURA: uma boa pintura faz milagres, pode transformar uma peça totalmente. Inúmeras técnicas podem ser utilizadas. Aí vão algumas ideias:

– Pintura com efeito – 

A ação do tempo costuma deixar marcas que podem deixar o vaso bem charmoso. As técnicas utilizadas abaixo são ótimas para quem curte uma decor provençal. O vaso da esquerda é daquele tipo marrom, de plástico. Nem parece, né?!

Imagens 1 / 2

Abaixo, uma linda composição com suculentas. A bacia e o jarro são de cerâmica. Clique na referência para conferir o passo a passo desta pintura provençal.

Imagem via

Abaixo, outro vaso que nem parece de plástico! Neste projeto foi feita uma uma pintura que imita pedra/concreto. Clique na referência para conferir o passo a passo.

Imagem via

– Tinta spray –

Uma forma super rápida de personalizar vasos. Adorei a cor do vaso da direita combinando com as flores!

Imagens 1 / 2

Para uma glam decor, aposte no dourado, cobre ou bronze! As tintas metálicas transformam qualquer peça, ficam lindas.

Imagens via 1 / 2

– Estêncil –

O uso de estêncil talvez exija um pouco mais de paciência, mas o resultado final é super bacana. Para dar um efeito mais natural, desgastado, você pode passar uma lixa suavemente após a secagem da tinta.

Imagens via 1 / 2

Vasos floridos identificam o número das casas, pintados com auxílio de estêncil, e dão as boas vindas aos visitantes. Observem que bacana a composição com três vasos.

Imagens 1 / 2

– Padrões geométricos –

Formas geométricas estão em alta na decoração. Que tal pintar este padrão nos vasos? Utilize fita crepe para auxiliar a demarcar o espaço a ser pintado.

Imagens via 1 / 2

Imagens via 1 / 2

– Pintura marmorizada –

O efeito desta pintura é muito bacana! Clique nas referências para conferir o tutorial.

Imagens via 1 / 2 

– Pintura em degradê –

Outra forma delicada de colorir é utilizando o degradê. Para isso, você pode usar a técnica de Dip Dye, como na primeira foto, ou pintar as camadas à mão mesmo, utilizando tons mais escuros aos mais claros (imagem 2).

No Dip Dye abaixo, os vasos de barro foram primeiramente pintados de branco. Após a secagem, água com corante foi preparada em um recipiente. O pote foi mergulhado somente até a metade, ficou submerso por 5 segundos e depois removido. Foi mergulhado novamente, ficando submersa uma menor parte do pote, por 10 segundos. Na terceira vez, uma parte menor ainda ficou mergulhada, tempo suficiente para que um tom mais escuro aparecesse. Aí foi só retirar da água e esperar secar. [Clique na referência (1) para ver o tutorial].

Imagens via 1 / 2

TECIDO: cestos feitos com tecido ficam bem charmosos e escondem vasos feiosos. Você pode adicionar alças, fazer a dobra com um tecido diferente… 

Imagens via 1 / 2

Imagem via

Imagem via

Você também pode colar o tecido diretamente no vaso. Devido ao formato do vaso, talvez haja dúvidas no procedimento. Clique nas referências abaixo para ver duas formas diferentes de revesti-los e obter um bom acabamento.

Imagens via 1 / 2

JUTA: adoro a rusticidade que a juta proporciona. Mas se você desejar algo mais delicado, pode adicionar laços ou fazer alguma pintura, isso trará leveza à composição.

Imagens via 1 / 2 / 3

Imagens via 1 / 2

Imagens via 1 / 2

PALAVRAS E FRASES: uma ideia bem criativa é personalizar seus vasos com trechos de músicas, poesias, frases divertidas ou o que você desejar.

Imagens via 1 / 2

Imagens via 1 / 2

Imagem via 

Imagens via 1 / 2

Imagens via 1 / 2

DESENHOS: use canetas, como as da marca Sharpie ou Posca, por exemplo, para decorar os vasos. Uma rápida e fácil transformação.

Imagens via 1 / 2

Imagens via 1 / 2

Fiquei encantada com as flores desenhadas nos vasos abaixo. Parece ser difícil de fazer, mas não é! Primeiro você pinta algo parecido com uma flor, nada elaborado, algo como aquelas flores que desenhávamos quando criança, sabe?! Depois pinte algumas folhas. Com uma caneta, vá fazendo o desenho das pétalas, o contorno e as nervuras das folhas. E só! Não se preocupe em cobrir certinho a pintura, o charme fica justamente por conta dessas “falhas”.

Imagem via

DIVERTIDOS: desenhe carinhas nos vasos, transforme-os em abacaxi ou em uma peça de Lego gigante. Use a criatividade para dar um ar divertido à sua casa!

Imagem via

A babosa (Aloe vera) é uma boa opção para os vasinhos abacaxi, pois se assemelha à coroa da fruta. Veja diferentes formas de fazê-lo.

Imagens via 1 / 2 / 3

E que tal um vaso-lego? A inspiração abaixo, provavelmente, não é um “faça você mesmo”, mas você pode adaptar a ideia: cole tampas de potes ou círculos espessos de madeira nas laterais de um vaso quadrado ou retangular e pinte tudo nas cores tradicionais das peças.

Imagem via 

VASO COM TEXTURA: Utilize materiais diversos para revestir seus vasos.

Nas imagens abaixo, os vasos foram revestidos com conchas e areia, respectivamente.

Imagens via 1 / 2

E que tal utilizar pedrinhas? Um efeito bonito tanto para ambientes externos quanto internos.

Imagem via

No projeto abaixo, fitas de borda (aquelas que dão acabamento nos móveis) foram coladas com cola quente em torno do vaso. O resultado final ficou super bacana!

Imagem via 

EDITADO! Encontrei mais uma forma de decoração: em alto relevo. A autora do projeto fez desenhos com recortes em EVA, colou-os muito bem no vaso, passou primer spray, esperou secar e depois finalizou com a pintura. Adorei a ideia!

Imagem via

Dicas para pintar os vasos

Vasos de barro/cerâmica:

Clique aqui para assistir ao vídeo

Vasos de plástico:

Gostaram das sugestões? Quais são suas preferidas? Eu já personalizei meu vaso com base em uma das inspirações acima. No próximo post mostrarei como ficou!

Curte os posts do “Viajando no Apê”? Inscreva-se para receber, gratuitamente, as novidades por e-mail!” 🙂

Sair da versão mobile