Após as inspirações do post anterior, venho compartilhar a ideia que escolhi para personalizar o vaso de plástico feioso que abriga a nova planta do apê.
O escolhido foi o saco de juta. Eu curto muito uma pegada rústica, um estilo natural, então achei que essa ideia teria tudo a ver.
Também me identifico com detalhes divertidos e criativos, então pensei em fazer um saco de café para cobrir o vaso de plástico, mais especificamente o Saco Café do Brasil. Esta era a tradicional embalagem-símbolo das exportações de café que dominou as vendas do grão para o exterior por dois séculos. O saco está sendo aposentado e substituído por enormes sacos plásticos.
No Mercado Livre, você encontra estes sacos para comprar. A maioria das peças que vi é usada, ou seja, elas realmente armazenavam os grãos, mas vi algumas sacarias novas também.
As medidas do saco eram diferentes das que eu precisava para o meu vaso, então decidi pelo Faça Você Mesmo.
Materiais utilizados
- Um pedaço de juta (no meu caso foi uma metragem grande)
- Agulha
- Tinta para tecido nas cores sépia, vermelho tomate e verde pinheiro (usei da marca Acrilex)
- Pincel
- Papel sulfite para fazer o estêncil
- Estilete e tesoura
- Fita crepe e alfinetes para prender o estêncil
- Papelão para colocar no verso do saco para evitar que a tinta escorra para o outro lado e também para espetar as agulhas
Comprei a juta numa loja de tecidos. Na foto acima, o tecido já está dobrado ao meio para costurar. A largura foi na medida certa, mas a altura comprei numa metragem um pouco maior, pois não sabia o quanto seria necessário para fazer a dobra superior.
Costurei a lateral e o fundo à mão mesmo com a linha que soltava da própria juta. Como eu não sabia o quanto de tecido usaria para a dobra, costurei a lateral somente até a metade. Assim, se sobrasse muito, cortaria o excesso.
Com a costura pronta, desvirei o saco para que os pontos ficassem por dentro.
Para fazer o estêncil, utilizei o logotipo que encontrei na internet. Porém, não havia nenhuma imagem com boa resolução, de forma que quando ampliei, ela ficou muito desfocada. Imprimi em papel sulfite e consegui usar o logo, mas as letras estavam bem ruins mesmo. Então, o jeito foi procurar uma fonte parecida (usei a Franklin Gothic Demi). Depois foi só cortar com auxílio de estilete e uma tesoura de ponta fina.
Ah, imprimi só o contorno das letras para não gastar muita tinta.
Posicionei o estêncil bem na parte inferior do saco, pois queria que o logo inteiro ficasse à vista quando colocasse no vaso. Prendi com fita crepe e coloquei o papelão dentro do saco.
Separei as partes do meio das letras. Utilizei os alfinetes para fixá-las. Como podem notar, o estêncil não ficou “coladinho” na juta, então conforme fui pintando, fiquei pressionando o papel com os dedos.
Pintei sempre de fora para dentro para não borrar as letras. Foi bem rápido. A parte das folhas exigiu um cuidado maior, pois havia somente uma tirinha de papel entre uma folha e outra.
Nunca tinha feito isso, confesso que não estava tão confiante quanto ao resultado… rs.
Mas não é que deu certo?
Esperei secar bem antes de colocar no vaso. Eis o resultado:
Nossa selva particular está aumentando… rs.
Nós adoramos o resultado! Parece que a Árvore da Felicidade foi plantada diretamente no saco e era esse “efeito” mesmo que eu queria.
O que acharam da arteirice da vez? Foi algo simples, mas bem legal de fazer! 🙂
Olá amiga.
Nossa, parece que vc comprou o saco assim.
Ficou perfeito e bem legal!
E que selva linda hein, um verde na casa é tudibom rsrs
Ah vê lá no bloguito, minha última invenção rsrs.
Bjo
renovandoacasasempre.blogspot. com.br
Oi amiga!
Sabe que a minha mãe qdo viu pensou a mesma coisa? rs
Eu tbm fiquei surpresa, qdo tá tudo borrado ali no estêncil parece que não vai dar certo… rs.
Vc viu, tenho que me segurar pra não aumentar essa selva!
Ah, verei sim, com certeza! 🙂
Beijooo
Ideia que embelezam. Parabém
Olá, Alexis!
Muito obrigada 🙂
Ficou perfeito,vou tentar!
Olá, Roseli! Obrigada.
Tenta sim, fica bem legal! 🙂
Devia fazer mais e vender rssss