Após as inspirações do post anterior, venho compartilhar a ideia que escolhi para personalizar o vaso de plástico feioso que abriga a nova planta do apê.
O escolhido foi o saco de juta. Eu curto muito uma pegada rústica, um estilo natural, então achei que essa ideia teria tudo a ver.
Também me identifico com detalhes divertidos e criativos, então pensei em fazer um saco de café para cobrir o vaso de plástico, mais especificamente o Saco Café do Brasil. Esta era a tradicional embalagem-símbolo das exportações de café que dominou as vendas do grão para o exterior por dois séculos. O saco está sendo aposentado e substituído por enormes sacos plásticos.
No Mercado Livre, você encontra estes sacos para comprar. A maioria das peças que vi é usada, ou seja, elas realmente armazenavam os grãos, mas vi algumas sacarias novas também.
As medidas do saco eram diferentes das que eu precisava para o meu vaso, então decidi pelo Faça Você Mesmo.
Materiais utilizados
- Um pedaço de juta (no meu caso foi uma metragem grande)
- Agulha
- Tinta para tecido nas cores sépia, vermelho tomate e verde pinheiro (usei da marca Acrilex)
- Pincel
- Papel sulfite para fazer o estêncil
- Estilete e tesoura
- Fita crepe e alfinetes para prender o estêncil
- Papelão para colocar no verso do saco para evitar que a tinta escorra para o outro lado e também para espetar as agulhas
Comprei a juta numa loja de tecidos. Na foto acima, o tecido já está dobrado ao meio para costurar. A largura foi na medida certa, mas a altura comprei numa metragem um pouco maior, pois não sabia o quanto seria necessário para fazer a dobra superior.
Costurei a lateral e o fundo à mão mesmo com a linha que soltava da própria juta. Como eu não sabia o quanto de tecido usaria para a dobra, costurei a lateral somente até a metade. Assim, se sobrasse muito, cortaria o excesso.
Com a costura pronta, desvirei o saco para que os pontos ficassem por dentro.
Para fazer o estêncil, utilizei o logotipo que encontrei na internet. Porém, não havia nenhuma imagem com boa resolução, de forma que quando ampliei, ela ficou muito desfocada. Imprimi em papel sulfite e consegui usar o logo, mas as letras estavam bem ruins mesmo. Então, o jeito foi procurar uma fonte parecida (usei a Franklin Gothic Demi). Depois foi só cortar com auxílio de estilete e uma tesoura de ponta fina.
Ah, imprimi só o contorno das letras para não gastar muita tinta.
Posicionei o estêncil bem na parte inferior do saco, pois queria que o logo inteiro ficasse à vista quando colocasse no vaso. Prendi com fita crepe e coloquei o papelão dentro do saco.
Separei as partes do meio das letras. Utilizei os alfinetes para fixá-las. Como podem notar, o estêncil não ficou “coladinho” na juta, então conforme fui pintando, fiquei pressionando o papel com os dedos.
Pintei sempre de fora para dentro para não borrar as letras. Foi bem rápido. A parte das folhas exigiu um cuidado maior, pois havia somente uma tirinha de papel entre uma folha e outra.
Nunca tinha feito isso, confesso que não estava tão confiante quanto ao resultado… rs.
Mas não é que deu certo?
Esperei secar bem antes de colocar no vaso. Eis o resultado:
Nossa selva particular está aumentando… rs.
Nós adoramos o resultado! Parece que a Árvore da Felicidade foi plantada diretamente no saco e era esse “efeito” mesmo que eu queria.
O que acharam da arteirice da vez? Foi algo simples, mas bem legal de fazer! 🙂