É fato que apartamentos pequenos estão cada vez mais comuns. E ao que tudo indica, cada vez mais enxutos também. É preciso criatividade para aproveitar os espaços da melhor forma possível.
Hoje trouxe dicas e ideias para as salas de jantar!
Canto alemão
Muito comum em bares da Alemanha, o chamado canto alemão pode ser uma ótima alternativa para ganhar espaço e melhorar a circulação na sala de jantar.
A estrutura tradicional é composta por bancos em “L” e cadeiras ao redor da mesa:
Esta configuração é vantajosa pelos seguintes aspectos:
- Com os bancos encostados na parede, a mesa pode ficar mais recuada no cantinho da sala. Quando utilizamos cadeiras, é necessário deixar um espaço maior para a movimentação das mesmas.
- Quem aí torce para conseguir sentar no banco estofado presente em alguns bares e restaurantes? São bem confortáveis, não?!
- Os bancos podem ter compartimentos internos, ganhando uma nova funcionalidade. Móveis multiusos são grandes aliados quando o assunto é otimização de espaço.
O canto alemão ganhou modernidade, podendo ser adaptado às suas necessidades e estilo de decoração. Vamos ver algumas ideias e claro, nos inspirar com a decor dos ambientes!
Mesas com pés centrais e estreitos facilitam a passagem das pessoas pelos bancos. Não é necessário fazer um banco com estofados fixos ou sob medida, você pode utilizar futons no assento e encosto ou mesmo almofadas.
Imagens via 1 • 2
Almofadas deixam o ambiente bem descontraído e ajudam a compor a decoração do ambiente.
Se você desejar algo super confortável, pode utilizar sofás compactos ao invés de bancos. Se tivéssemos algo assim em casa, certeza que, após as refeições, marido tiraria um cochilo ali mesmo. Só tombar pro lado… rs.
Gostei do banco da primeira foto, abaixo, onde a parte do assento é um pouco maior que sua base. Parece ser um pouco mais confortável para os pés.
Como aproveitar bem os espaços é essencial em pequenos ambientes, os bancos podem ser utilizados para armazenar objetos, sob a forma de baú, gavetões ou armário com portas basculantes ou de correr.
São uma mão na roda, não?! Eu gostaria de ter um “truque” desses para guardar algumas coisas. E pensar que marido queria fazer a sala de jantar nesse estilo e eu “vetei”. Toma essa, dona Angélica.
Na foto abaixo, à esquerda, reparei no vão existente entre a parede e o encosto do banco, devido ao rodapé. Se você deseja encostá-lo totalmente na parede, peça ao marceneiro para fazer um recorte na chapa que serve de encosto (no painel da TV daqui de casa há esse recorte que encaixa no rodapé). Dependendo da largura do rodapé, talvez seja necessário utilizar uma chapa mais espessa.
Outras opções: cortar o rodapé ou mesmo não colocá-lo caso o banco ocupe toda a parede.
Imagem via
Imagem via Pinterest
Mesa de jantar com cadeiras e banco
Há uma outra opção, semelhante ao canto alemão, que ocupa menos espaço ainda: utilizar um banco, mas não na configuração em L, e encostar a mesa em uma das paredes ou mureta da cozinha americana. Você perde um ou dois lugares, mas às vezes não há muita opção.
Gostei das cadeiras com encosto mais baixo, achei o conjunto bem harmônico e leve. Para quem não curte os bancos “quadradões”, uma ideia é fazer uma base inclinada, como na foto à direita.
Como vocês podem notar em várias fotos, o espelho é muito utilizado para dar a sensação de amplitude. Já o tampo de vidro das mesas e as cadeiras brancas ou transparentes trazem leveza ao ambiente.
Imagens via
Imagens via 1 (Pinterest) • 2
Para quem curte iluminação indireta, observe as fitas de LED no banco à direita.
Abaixo, banco de MDF com laminado Noce Málaga, da Duratex. A silhueta do Michael Jackson, à esquerda do banco, é um adesivo colado na porta de vidro que separa a cozinha da sala de estar. A parede com quadros recebeu pintura com efeito de cimento queimado.
Imagens via
Toques de cor tornam o ambiente bem alegre!
Imagens via 1 • 2 (Pinterest)
Para quem curte espelhos, olha a parede da primeira foto! Gostei do detalhe das molduras fixadas nos mesmos.
E a parede com mosaico da segunda foto? Adorei!
Detalhe para os pés das mesas abaixo, ocupam pouquíssimo espaço e o vão embaixo da mesa fica livre, além de facilitar na hora da limpeza.
Outras ideias de bancos e mesas:
Imagens via 1 (Debora Stefanelli) • 2
Nas imagens abaixo, optou-se por utilizar somente bancos. Na primeira foto, a mesa de madeira e a parede foram revestidas com adesivo. Uma sanca invertida com instalação de fitas de LED foi criada para proporcionar iluminação indireta.
Nas inspirações abaixo, a mesa não fica encostada em nenhuma parede, mas os bancos estão presentes para aumentar o espaço de circulação.
Detalhe para a porta pintada da mesma cor da parede na segunda foto.
Gostaram das inspirações? Já estou esperando meu marido vir me falar “eu não disse pra gente fazer a mesa com bancos?”… rs.