Ícone do site Viajando no Apê

Cesto de roupa suja: onde colocar?

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Hoje trouxe um assunto que já me perguntaram algumas vezes: onde colocar o cesto de roupa suja no apê?

Nós também tínhamos essa dúvida antes de nos mudar. No apartamento dos meus pais o banheiro é maior, o cesto fica entre o box e a porta, algo que não seria possível nos banheiros de nosso apê, já que o espaço é bem reduzido.

Na área de serviço/lavanderia também não caberia, então a solução foi deixar um espaço no armário/gabinete do banheiro para o cesto de roupa suja. A ideia inicial era fazer um cesto basculante, de madeira mesmo ou aramado ou um cesto/gavetão com corrediça telescópica:

Cesto de roupa suja: cesto aramado basculante e cesto aramado com corrediça telescópica.

Cesto aramado basculante (via Pinterest) | Cesto aramado com corrediça telescópica (via 2)

Cesto de roupa suja no armário do banheiro

Suporte para cesto plástico (via 1) | Gavetão de madeira (via Pinterest)

Porém, para cortar gastos, decidimos apenas utilizar um cesto comum mesmo, sem corrediça ou suporte. Tínhamos uma caixa plástica dobrável/desmontável e decidimos colocá-la no espaço do armário. Não é que coube direitinho? Desde então, temos utilizado e adoramos, pois podemos levá-la diretamente à área de serviço na hora de lavar, além de tornar a limpeza do armário bem fácil.

Cesto de roupa suja no armário do banheiro.

Uma caixa plástica virou nosso cesto de roupa suja.

Para quem não deseja fazer armário embutido, uma opção fácil e simples é colocar o cesto embaixo da bancada. Como ficarão visíveis, escolha algum que combine com a decoração do banheiro:

Cestos de roupas sujas embaixo da bancada do banheiro. Imagens via 1 | 2

Abaixo, na imagem à esquerda, há dois cestos: um para roupas do dia a dia e outro menor para roupas de academia, que normalmente têm mais suor. O cesto menor foi feito com um balde plástico, desses de tinta, e a autora do projeto o revestiu com crochê.

Ao lado direito, vemos outro exemplo de cesto embaixo da bancada, mas em um formato que não nos remete a um cesto de roupa suja.

Imagens via 1 | 2

Se você não tiver espaço no banheiro, uma ideia é fazer um pequeno armário abaixo do tanque na área de serviço, dá uma olhada na inspiração abaixo:

Um gavetão com rodinhas se encaixa no tanque e pode ser utilizado para armazenar as roupas que serão lavadas. Imagem via.

Se você tiver espaço para um armário na lavanderia, pode-se reservar um local para guardar o cesto. Na foto da direita, um pequeno armário foi transformado para armazenar os cestos como se fossem gavetas:

Imagens via 1 | 2

Se você não gosta de deixar o cesto de roupas sujas à vista, dá uma olhada nessa ideia:

Uma falsa cômoda foi construída (do zero!) para esconder os cestos plásticos. Clique aqui para ver o passo a passo. E se você deseja esconder/disfarçar mais alguma coisa em sua casa, não deixe de ver este post, pode ser que encontre alguma solução para o seu caso!

Uma outra sugestão são os cestos suspensos:

Imagens via 1 | 2

 

Além dos cestos de tecido, adorei a organização dos itens de limpeza no painel perfurado/pegboard. Esta é uma alternativa bem bacana para pequenos espaços. É possível organizar objetos do dia a dia e quando necessário, mudar facilmente sua disposição.  Este painel foi um projeto de Faça Você Mesmo/DIY, veja aqui como foi feito e aqui mais detalhes da área de serviço da autora do projeto.

E se em nenhum cômodo houver um lugar para deixar o cesto, existem outras alternativas como os sacos para roupas sujas, os quais podem ser pendurados atrás da porta, por exemplo, ou mesmo na parede do banheiro, pois não ocupam muito espaço:

Um aro de bordado grande foi colocado na boca do saco para mantê-lo sempre aberto e facilitar o manuseio. Imagem via.

Imagens via 1 | 2

E você, onde deixa o cesto de roupa suja? Se tiver alguma outra dica, compartilhe conosco! 🙂

Sair da versão mobile