Sim, as plantas invadiram a decoração! Pode notar, elas estão se espalhando por todos os cantos da casa. Além de embelezar, têm o poder de mudar a atmosfera de qualquer ambiente trazendo frescor e aconchego.
Já falei por aqui de uma planta para ambientes internos que fez e continua fazendo sucesso na decoração, a Ficus lyrata. Eu a acho muito bonita, até queria um vaso, mas quando vi o preço… quase caí de costas!
Hoje trouxe uma verdinha que é uma das queridinhas na decor, muito mais barata, fácil de cuidar e de encontrar: a jiboia!
Além das floriculturas e feiras livres, você pode comprá-las até mesmo em supermercados e grandes lojas de material de construção como C&C e Leroy Merlin.
Esta é a jiboia amarela. Olha sua folhagem que fashion, quase neon! Imagem via.
A jiboia é uma planta trepadeira do gênero Epipremnum, o qual possui oito espécies. Suas folhas têm formato de coração e linda coloração, algumas com manchas brancas ou amareladas.
Se cultivadas em ambientes externos, sua folhagem torna-se maior e seus ramos podem se estender por até 18 metros de distância! Já dentro de casa, crescem bem menos.
Gostam de calor e locais iluminados, porém sem incidência direta de raios de sol. Também gostam de água, de solo úmido, mas não encharcado! Em estações ou regiões quentes pode-se fazer regas frequentes, cerca de 3 vezes por semana, diminuindo a quantidade no inverno.
Para fazer mudas é bem fácil. Corte uma parte do caule que tenha raízes aéreas e coloque em contato com terra úmida, após algumas semanas ela enraizará. Quando colocadas na água, também criam raízes rapidamente.
E atenção! Pode apresentar toxicidade para animais domésticos e humanos.
A poda pode ser realizada se os ramos estiverem muito longos, cortando um pouco a ponta dos mais extensos.
E são justamente seus longos galhos que dão todo o charme à decoração. Não é à toa que a jiboia é uma das plantas para ambientes internos mais escolhidas para compor diversos espaços.
Se no vaso for colocada uma estaca de fibra de coco ou madeira, por exemplo, pode-se conduzir seus ramos para cima, como pode ser visto nas imagens abaixo:
– Imagens via Pinterest
Mas pelo que pude perceber, a tendência é deixá-los livres para que, conforme forem crescendo, fiquem pendentes.
Os caules da jiboia acima ainda são pequenos, mas costumam ficar bem longos se não forem podados. Imagem via Pinterest.
É uma planta que chama a atenção e embeleza qualquer ambiente em que é colocada. Jiboias em prateleiras altas, em suportes na parede ou suspensas são as inspirações mais vistas por aí.
– Imagem via
– Imagem via Pinterest
– Imagens via 1 • 2 (Pinterest)
Olha a diferença que faz uma planta na decoração, o verde quebra a seriedade e traz leveza ao ambiente:
– Imagem via
Quando em conjunto, podem formar uma linda cortina verde:
– Imagem via
– Imagens via Pinterest
Por ser uma planta trepadeira, os ramos da jiboia também podem ser conduzidos por diferentes superfícies e direções.
– Imagem via Pinterest
E que tal transformar seus extensos galhos em um “papel de parede vivo”? 🙂 Para isso, suspenda-os com ganchinhos da cor da parede.
– Imagem via Pinterest
Vasos de mesma cor da parede também criam um efeito bem bacana.
– Imagem via Pinterest
Adorei a treliça da imagem abaixo, à esquerda!
– Imagens via 1 • 2 (Pinterest)
– Imagem via
Nós tínhamos uma jiboia amarela aqui no apê, deixávamos na prateleira alta da sala. Ela durou bastante tempo, mas depois começou a ficar caidinha e não se recuperou. 🙁 Acho que a terra que colocamos era muito fofa e os galhos, conforme iam crescendo, foram ficando pesados. Com isso, as raízes começaram a sair da terra. Chegamos a trocar de vaso e terra, mas não deu certo. Pelo menos consegui fazer uma mudinha que está viva até hoje.
E vocês, curtem um verdinho na decoração? Cultivam alguma planta dentro de casa?