Há algum tempo, mostrei nossa cama box baú, uma ótima opção para quem deseja aproveitar melhor o espaço do quarto. Cabe muita coisa, é praticamente um armário horizontal.
Normalmente, as camas box (com ou sem baú) não vêm com cabeceira, aí surge a grande dúvida: que tipo/modelo devo colocar? Afinal, é um detalhe que pode transformar a decoração do quarto.
A diversidade de modelos de cabeceira no mercado é imensa, há diferentes materiais, estilos e preços. Você pode, inclusive, fazer sua própria cabeceira! Durante o post indiquei vários passo a passo, algumas ficam iguaizinhas as que vemos nas lojas, porém muito mais baratas! \o/
Neste post reuni várias inspirações de cabeceiras para quarto de casal e algumas dicas, bora conferir?
— CABECEIRAS DE MADEIRA —
Os painéis de madeira são bastante utilizados para cabeceiras, principalmente os de MDF, com sua ampla variedade de cores. Ocupam pouco espaço e são fáceis de manter.
Uma opção para quartos estreitos é instalar um painel que se estenda um pouco acima da altura da cama (box + colchão) e que ocupe todo o comprimento da parede, um truque para “alongar” o ambiente. No quarto abaixo, também foi utilizado um grande espelho acima da cabeceira, a fim de transmitir a sensação de amplitude.
Imagem via
Nos dois quartos abaixo, os nichos espelhados foram feitos aproveitando a cabeceira de madeira e um outro painel de mesma espessura instalado acima até o teto:
Imagem via
Imagem via Pinterest
O papel de parede acima da cabeceira deixou o ambiente bem delicado. Imagem via
A cabeceira ganhou iluminação de LED e arandelas articuladas que auxiliam quem gosta de ler na cama, além de não ocupar espaço no criado-mudo. Não esqueça de deixar um espaço para a cortina, caso ela se estenda até a parede. Imagem via.
No quarto acima, a madeira traz aconchego ao quarto. Foi utilizado painel de MDF com dois frisos que demarcam a área da cama. Detalhe para o design clean dos criados-mudos com puxadores cavados. Imagem via.
Na imagem abaixo, aproveitou-se a cabeceira para fazer um apoio para itens decorativos:
Imagem via
Painel de MDF com frisos e criado-mudo suspenso. O guarda-roupa espelhado ajuda na sensação de amplitude. Imagem via Pinterest.
Na inspiração abaixo, foram utilizadas duas cores de painéis na parede da cama:
Imagem via Pinterest
A cabeceira e parede de mesma cor conferem uniformidade visual, uma estratégia utilizada para ambientes pequenos. As cores ficam por conta dos itens de decoração:
Imagem via
As possibilidades com o painel de MDF são imensas. Nas inspirações abaixo, as cabeceiras brancas ganharam detalhes diferenciados com os frisos. A parede de tijolinhos trouxe acolhimento e a mesinha lateral em laca preta, um toque sofisticado ao ambiente.
Cabeceira lisa e branca. A iluminação deixa o quarto bem aconchegante:
Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via
Se você deseja fugir do tradicional, que tal um pouco de cor na cabeceira? Tanto o painel de MDF abaixo, quanto os criados-mudos foram laqueados no tom chumbo.
Imagem via
Já a cabeceira abaixo, foi feita com painel de madeira ebanizada e tem somente 4 cm de espessura:
Imagem via
A madeira pinus também tem sido amplamente utilizada na decoração por seu baixo custo e boa resistência. Seu tom claro traz leveza e simplicidade ao ambiente, dá só uma olhada:
Imagem via
Neste vídeo você encontra um passo a passo mostrando como fazer sua própria cabeceira de pinus.
Se o pé direito for baixo, as cabeceiras podem seguir até o teto como uma faixa, criando a ilusão de um ambiente mais alto:
Imagens via Pinterest
Imagem via Pinterest
O painel abaixo ganhou papel de parede e o charme ficou por conta da prateleira que exibe itens decorativos.
Imagem via Pinterest
E para quem curte ideias descoladas, olha a cabeceira abaixo! As vigas de madeira seguem pelo teto e também funcionam como luminária, já que lâmpadas de LED foram instaladas nas laterais. O projeto é da arquiteta Indre Sunklodiene, da empresa InArch.
Imagem via
Se você não curte o painel de ponta a ponta, pode utilizar cabeceiras menos extensas. A da imagem abaixo foi feita com tábuas de pinus coladas na parede:
Imagem via
Quer uma ideia mais simples ainda? Olha a cabeceira abaixo, feita com somente duas tábuas de madeira! Aflore o artista que há em você e faça uma arte para decorar. Se você tem “as duas mãos esquerdas”, como diz uma amiga minha rs, pode colar adesivos ou mesmo pintar utilizando estêncil.
Imagem via
Um outro material mais em conta que o MDF é o OSB (Oriented Strand Board), um painel feito de tiras de madeira dispostas perpendicularmente, em diversas camadas, as quais são unidas com resinas aplicadas sob altas temperatura e pressão, o que o torna bem resistente.
Imagem via
Imagem via Pinterest
Se você colocou piso laminado ou vinílico em seu lar e sobraram peças, é possível reutilizá-las fazendo uma cabeceira. Neste vídeo há um passo a passo.
Imagem via Casa Claudia
— CABECEIRAS ESTOFADAS —
As cabeceiras estofadas também são bastante utilizadas, podendo ser revestidas com diversos materiais e técnicas, trazendo elegância e conforto ao ambiente.
A cabeceira capitonê é uma das queridinhas, pode ter a largura da cama ou ocupar toda a extensão da parede. As revestidas com tecido como linho são bem delicadas, as de corino creio que sejam mais fáceis de limpar. Também temos as de veludo e suede com seu toque macio, além de outros tipos de revestimentos.
Imagem via Pinterest
Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via Pinterest
Embora esteja relacionada a ambientes mais delicados, a cabeceira capitonê também cai bem em quartos modernos e até naqueles com uma pegada industrial.
Cabeceira capitonê de linho. Imagem via
Cabeceira capitonê em camurça cinza. Imagem via
Você pode colocar a mão na massa e fazer sua própria cabeceira capitonê, com o tecido e cor que desejar. Clique aqui e aqui para assistir o passo a passo.
Outra técnica utilizada em cabeceiras estofadas é o botonê, parecido com o capitonê, porém mais simples e sutil, com menos afundamento dos pontos.
Imagem via Pinterest
Cabeceira botonê em veludo preto. Imagem via
Imagem via
Tem passo a passo da cabeceira à direita, clique na referência para ver. [Imagens via 1 • 2]
Também tem passo a passo dessa linda cabeceira, clique aqui para assistir! [Imagem via]
E olha que elegante a cabeceira estofada abaixo. É um projeto de “faça você mesmo”, quase não dá para acreditar, né? Os botões foram feitos com tampinha metálica de garrafa! Clique aqui para ver como foi feita.
Imagem via
Se você não curte esse estilo de cabeceiras, mas deseja algo confortável, pode optar pelas estofadas e lisas. Podem ser inteiriças ou com divisões.
Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagens via 1 (Pinterest) • 2
Cabeceiras estofadas e arrematadas com contorno de tachas:
Quarto com decoração romântica: papel de parede delicado e cabeceira de veludo. [Imagem via]
A cabeceira abaixo é um projeto de faça você mesmo! Foi utilizada uma placa de OSB (pode ser de compensado também), tecido, espuma, manta acrílica, grampeador de tapeceiro e tachinhas. Clique na referência ali embaixo para conferir o passo a passo. O tutorial está em inglês, mas pelas fotos dá para entender.
Imagem via
Cabeceira estofada de couro. Pendentes, modelo Bella, da Lustres Irie. Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest
Cabeceiras estofadas revestidas de veludo. Imagens via 1 • 2
Imagem via
Gostou dessas cabeceiras com retângulos demarcados? Tem vídeo ensinando aqui, aqui e aqui (essa última tem detalhe com pedraria).
Essas cabeceiras tem acabamento ao redor. Imagens via 1 (Pinterest) • 2
Atrás da cabeceira estofada foi colocado um painel de laca. Imagem via
Imagens via 1 • 2 (Pinterest)
Também há opções de cabeceiras estofadas com divisões menores, “quadriculadas”:
Imagem via Pinterest
Imagens via 1 (Pinterest) • 2
Imagem via
Imagem via
— CABECEIRAS DE PAPEL DE PAREDE —
O papel de parede, além de decorar o ambiente, pode fazer as vezes de cabeceira. É uma boa opção para quartos pequenos, onde cada centímetro é valioso.
Nos projetos abaixo, o papel de parede foi instalado como uma faixa vertical até o teto, delimitando o espaço da cama. Notem também os espelhos nas laterais utilizados para dar sensação de amplitude
Imagem via
Quarto de casal com decoração neutra. Os pendentes pretos dão um toque moderno e sofisticado ao ambiente. Reparem também no teto rebaixado com spots de luz e cortineiro. Imagem via.
O papel de parede até o teto dá a impressão de que o pé direito é mais alto. A sanca aberta permite a instalação de iluminação indireta sem precisar rebaixar o teto. As mesinhas laterais vazadas, espelhos e cortina clara contribuem para “ampliar” o pequeno quarto. Imagem via.
Já na inspiração abaixo, o papel de parede foi emoldurado com ripas de madeira:
Imagem via
A cor da parede combina com o papel de parede utilizado:
Imagem via
— NICHOS NA CABECEIRA —
Nichos na parede da cabeceira ficam muito bonitos e, além de expor objetos decorativos, podem ser funcionais, abrigando livros, por exemplo. Em casas talvez seja mais fácil construí-los direto na alvenaria, mas em apartamentos fica complicado, pois muitas paredes são estruturais, ou seja, não é permitido escavar, fazer rasgos.
Uma solução é fazer nichos com painéis de madeira ou gesso, mas deve-se ter em mente que alguns bons centímetros do espaço do quarto serão perdidos.
Se você deseja um nicho mais pelo fator estético, pode optar por um estreito:
Nicho no painel de MDF com acabamento em laca cinza. Imagem via
Imagem via Pinterest
Para apoiar livros e objetos maiores é necessário um nicho de maior profundidade:
Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via
Nos quartos abaixo, o nicho se estende por toda a parede da cabeceira:
Imagem via Pinterest
Lindo esse nicho iluminado, né? Imagem via
— CABECEIRAS DE ADESIVO —
Os adesivos são outra opção de cabeceira que não ocupam espaço nenhum, além de dar um toque divertido ao ambiente.
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagens via 1 (Pinterest) • 2 • 3 (Pinterest)
Imagem via Pinterest
Imagem via Pinterest
Imagens via Pinterest
Enjoou da cabeceira antiga? Cole um adesivo e faça uma transformação pá-pum! 🙂
Imagem via Pinterest
Imagens via Pinterest
Para o nosso quarto escolhemos uma cabeceira de MDF no tom de madeira com frisos brancos que se estende por toda a parede. A peça foi feita por um marceneiro, também pedimos a ele dois criados-mudos suspensos na cor branca. Móveis suspensos facilitam muito a limpeza, adoramos!
Depois de um tempo instalamos uma fita de LED na cabeceira, clique aqui para ver o post.