Tirar os sapatos ao entrar em casa não é um hábito muito comum no Brasil, mas tenho reparado que cada vez mais pessoas têm aderido à esta prática.
Minha família sempre teve esse costume, então isso já é rotina para mim. Aqui no apê também fazemos isso, meu marido se acostumou e gosta bastante desta conduta, já que os sapatos trazem muitas sujeiras e bactérias da rua. Nós deixamos os calçados do dia a dia em uma pequena sapateira na área de serviço, mas, se não tivéssemos essa opção, creio que elaboraríamos algo no pequeno hall do apê.
Se você também tem o hábito de retirar os sapatos ao chegar em casa e procura ideias para organizá-los próximo à porta de entrada, vem ver algumas inspirações que trouxe para você!
Sapatos jogados na porta de casa? Nãoooo! A autora desta foto também encontrou uma forma de organizá-los. Mais para frente mostro a ideia que ela teve. Imagem via
BANCOS-SAPATEIRAS
Bancos-sapateiras são ótimas peças, já que acomodam os sapatos e servem de apoio na hora de calçá-los. No mercado você encontra alguns modelos desse tipo, mas é possível improvisar com um banco comum ou ainda você mesmo fazer o seu.
Esse banco é do designer Wesley Chau. Achei lindo, feito de madeira e metal. Imagem via.
Na imagem abaixo, à esquerda, um banco faz as vezes de sapateira. Não parece que foi feito para isso mesmo? Mesmo que a peça não tenha um “suporte” na parte de baixo, pode-se elaborar um com cordas, cordões elásticos ou, dependendo do modelo do banco, anexar ripas/bastões de madeira.
Já na inspiração ao lado, o banco-sapateira é um “faça você mesmo/DIY” feito com madeira, tubos galvanizados e, para guardar os sapatos, cestos aramados (aqueles que você encaixa nas prateleiras, sabe?). Ideia super bacana que, inclusive, pode ser adaptada em bancos comuns.
O banco também pode ser utilizado para delimitar o espaço que os sapatos ficarão, uma forma de não deixá-los “perdidos” na entrada.
Outra ideia interessante é utilizar nichos para guardar os sapatos. Adicione rodízios para facilitar a movimentação na hora da limpeza. Na imagem à direita, o móvel também serve como cama de um gatinho, que dorme na almofada.
Os caixotes também podem ser transformados em pequenos bancos-sapateiras. Para isso, utilize caixotes resistentes. Se você não leva muito jeito para trabalhos manuais, tem para comprar prontinho! 🙂
— Falando em caixotes, já viu esse post com várias inspirações? —
MÓVEIS PLANEJADOS
Na entrada desses dois apartamentos abaixo foi possível elaborar móveis com espaço para uma pequena sapateira. Muito bacana! Até achei que fossem apês “da gringa”, pois, como em muitos países existe o hábito de retirar os calçados ao entrar em casa, é comum terem esse espaço para sapatos no hall. Mas estava enganada, são brasileiríssimos!
Na imagem à esquerda, um exemplo de sapateira fechada na entrada. A porta foi pintada com tinta lousa. Se você não quer fazer um móvel planejado, pode adaptar a ideia com uma estante e delimitar algumas prateleiras para os calçados, como na imagem à direita.
Aparadores e buffets também podem servir para acomodar os calçados na entrada de casa. Algumas pessoas até já solicitam móveis a marceneiros com um espaço específico para esta finalidade.
A peça abaixo, à direta, além de abrigar os calçados, possui basculantes que escondem pantufas/chinelos oferecidos às visitas.
Se o espaço é pequeno, pode-se optar por prateleiras inclinadas para reduzir a profundidade do móvel.
E olha essa sapateira com prateleiras aramadas. Meu marido vai adorar a ideia quando vir, tenho certeza! Ele é doido por aramados… rs.
Imagem via Pinterest
Para quem curte colocar na massa, veja abaixo duas ideias de projetos de “faça você mesmo”. O aparador, à direita foi feito com pallets.
Imagens via 1 (Pinterest) • 2
NOVOS USOS
Às vezes, basta um olhar criativo para economizar uma boa grana. Dê uma olhada por aí, quem sabe não consegue transformar um móvel sem uso em sapateira. Pode ser uma mesinha de telefone antiga que a avó não quer mais ou uma mesa de centro que sua mãe quer despachar, por exemplo. 🙂
Imagem via Pinterest
Nas imagens abaixo, nichos comuns e um armário com porta basculante são utilizados para organizar sapatos na entrada.
Uma mesinha lateral pode ser levada próximo à porta e até mesmo um carrinho bar pode ser utilizado para acomodar os sapatos.
Imagens via 1 (Pinterest) • 2
Agora olha só o design da sapateira da esquerda. Bacana, né? E se eu te disser que na verdade são revisteiros? Fala sério, isso que é pensar fora da caixa! Adorei o novo uso. Esses revisteiros são da loja gringa Ikea, mas dá para adaptar a ideia. À direita, um modelo semelhante, feito com papelão! Se não tiver nenhuma caixa grande e resistente por aí para reutilizar o material, na Kalunga você encontra chapas de papelão.
O espaço abaixo de um aparador comum também pode ser utilizado para organizar sapatos na entrada de casa. Se você não gosta de deixá-los à mostra, pode guardá-los em caixotes:
Imagem via
Lembra da foto do começo do post com os sapatos largados no hall? A dona da casa encontrou uma solução bem criativa para organizá-los. Ela arrematou um antigo locker de metal, deu um trato, adicionou tampo de madeira e agora a peça é utilizada como sapateira. Para quem tem espaço e curte decoração industrial, olha que ideia bacana!
Imagem via
SAPATEIRAS BASCULANTES
Há diversas opções de sapateiras basculantes no mercado. São boas alternativas para o hall de entrada, já que são normalmente mais estreitas. Para dar outra cara ao móvel, afinal, ele ficará logo na entrada, você pode personalizá-lo, trocando os puxadores ou adicionando detalhes decorativos. Neste post mostro algumas ideias!
Imagens via 1 (Pinterest) • 2
Adorei a sapateira da esquerda, bem clean! Aliás, nem parece sapateira, né?
Imagens via Pinterest
SUPORTES NA PAREDE
São várias as ideias de suportes de parede para sapatos. Observem que muitos organizam os calçados na vertical, uma boa alternativa para pequenos espaços.
Adorei a inspiração da esquerda. O pequeno hall de entrada foi bem utilizado. O suporte da direita é um projeto de “faça você mesmo” bem simples, feito com ripas de madeira. Acho que eu colocaria contact na parede para protegê-la e facilitar a limpeza.
Imagens via Pinterest
À esquerda, mais um projetinho de “faça você mesmo” inspirado na imagem ao lado.
Os suportes abaixo são bem bacanas também. O da esquerda é um “faça você mesmo” e o da direita pode ser adaptado com aramados.
Imagens via 1 • 2 (Pinterest)
Suportes suspensos de parede feitos com canos de cobre, PVC e outros materiais organizam os sapatos de forma criativa!
Imagens via 1 • 2 (Pinterest)
Esse abaixo é de uma designer. Elásticos prendem os calçados na vertical.
Imagens via
E olha à esquerda uma outra inspiração semelhante. Cordões elásticos presos numa base de madeira suspendem os sapatos na parede.
Tecido também pode ser utilizado para elaborar organizadores suspensos. Clique aqui para ver mais ideias!
Imagens via 1 • 2 (Pinterest)
E já pensou em utilizar um cabideiro para organizar sapatos na entrada de casa?
Imagens via Pinterest
Creio que o porta sapatos da imagem abaixo, à esquerda, não é comercializado por aqui, mas fica como inspiração. O da direita vi no Aliexpress.
Com madeira é possível criar vários tipos de suporte para calçados.
Imagens via Pinterest
Olha essa sapateira de canto que bacana!
Imagem via
Imagens via 1 • 2 (Pinterest)
Os produtos abaixo também são vendidos lá fora, mas se você curtiu a ideia pode tentar adaptá-la. Pensei logo em toalheiros, não parecem?
BANDEJAS | CESTOS | TAPETES
As ideias abaixo são bem simples, dá para colocar em prática rapidinho e o melhor, são baratinhas. Vejo muitas bandejas organizando sapatos na entrada de casas do exterior.
Imagem via
Em dias de chuva (ou em países em que neva), os sapatos podem escorrer na bandeja sem molhar o chão. Para dar um toque rústico, coloque pedrinhas no fundo.
Cestos também podem organizar sapatos na entrada de casa. No cesto abaixo, foram adicionados bolsinhos daquelas sapateiras de porta, sabem? A autora do projeto cortou duas fileiras de bolsos e as prendeu no cesto.
Imagens via
Imagens via 1 • 2 (Pinterest)
Na imagem à direita, os sapatos da rua ficam acomodados na bandeja e as pantufas para usar em casa, guardadas no cesto.
Imagens via 1 (Pinterest) • 2
Agora, a ideia mais simples de todas: utilizar tapete! O tapete delimita o espaço que os calçados devem ficar evitando seu contato com o chão.
Imagem via
OUTRAS IDEIAS
No começo do post mostrei algumas sugestões de bancos-sapateiras feitos com caixote. Como esse objeto é super versátil, aí vão mais duas outras formas de montar uma pequena sapateira na porta de entrada. Adorei o caixote com prateleiras feitas com cordão.
Falando em versatilidade, outras ideias “faça você mesmo” com cano de PVC não poderiam faltar! A sapateira da esquerda não foi feita com este material, mas é possível reproduzir.
E é claro, mais madeira! Olha que ideias simples. A pequena sapateira da esquerda ganhou pés que fizeram toda a diferença! Se você curte uma decoração descolada, veja só a sapateira feita com chapas de madeira e blocos de concreto.
Acho que é possível adaptar a ideia abaixo com canos de PVC também.
Imagens via 1 (Pinterest) • 2
E para finalizar, uma ideia de sapateira que pode ser adaptada com aqueles suportes “ganha espaço” para armário, sabe?
Obs.: amei o tapetinho! 🙂
Imagem via Pinterest
E vocês, têm o costume de tirar os sapatos ao entrar em casa? Têm mais alguma dica para organizá-los?
Olá amiga.
Nossa ideias ótimas, nossa, ultimamente andei pensando nisso acredita?
Não sei pq não faz parte da nossa cultura, termos um armário pra sapatos bem na entrada da casa, como tem nas casas dos gringos.
Vejo os programas de decoração deles, e acho muito legal!
Bjo
renovandoacasasempre.blogspot.com.br
Que bom que vc gostou, amiga! Facilitaria mto ter um espaço próprio para os calçados na entrada.
Tbm fico reparando nos programas rs.
Beijoo
Muito legal essa publicação. Procurando uma ideia para criar um porta sapatos, do lado externo da casa, vi também a opção de fazer uma “caixinha” de alumínio, e com engradados de plástico (cerveja/refrigerante) como divisórias. Estou tentando bolar algo, q também dê para sentar (e que não molhe com a chuva, nem prejudique os calçados com muito sol)
Olá, Fabio! Fico muito feliz que gostou!
Essa ideia do engradado é interessante também. Espero que consiga bolar algo, se eu encontrar alguma inspiração semelhante ao que vc procura, te aviso!
Achei que não conseguiria organizar os sapatos de uma maneira discreta de todos que chegam no meu apartamento mas com essas ideias fiquei aliviviada.
Olá, Enza!
Fico feliz por ter ajudado com ideias! 🙂
Obrigada pela mensagem!
Adorei as idéias
Acho que vou utilizar um cesto de vime inicialmente, depois mandar fazer uma sapateira.
Oi Tais! Que bom que pude contribuir com ideias!
Obrigada pela visita.
Amei…devo fazer a bandeja com as pedrinhas!
Bjs
Oi Danielle, tudo bem? Fiquei feliz que gostou! 🙂
Beijos e obrigada pela mensagem!
que bacana, vou adaptar suas ideias com as que tenho, obrigada
Olá, Catia!
Que bom que pude contribuir com ideias! 🙂
Obrigada pela mensagem.