Como decorar a parede do sofá? Creio que esta seja uma dúvida frequente na hora de decorar o lar. Por aqui também foi assim, víamos aquela paredona branca e parecia que faltava algo.
Quadros são ótimas e rápidas opções para preencher qualquer parede e certamente, uma das formas mais utilizadas para expressar sua personalidade através da decoração. Há quem prefira telas de pintura, outros fotografias, gravuras, pôsteres ou ilustrações emolduradas, entre outras alternativas.
Você pode utilizar somente um quadro ou montar uma composição com mais unidades de mesmo tamanho, mesclar com outras de medidas e estilos diferentes e até mesmo inserir algum objeto decorativo no arranjo.
São inúmeras as formas de decoração com quadros, veja abaixo muitas sugestões!
UM, DOIS OU TRÊS QUADROS
Na maioria das salas decoradas com quadro único, nota-se suas grandes medidas, proporcionais ao tamanho do sofá, preenchendo quase toda a parede.
Quadros verticais caem muito bem em paredes estreitas, dá só uma olhada:
Um quadro grande na parede já soluciona a questão da parede vazia, no entanto, peças em grandes dimensões costumam ter valor bem mais alto. Uma alternativa é decorar com pôsteres sem emoldurá-los ou adicionar outros quadros, menores, à parede.
Arranjos com quadros de formatos bem diferentes dão um toque moderno à decoração:
COMPOSIÇÃO SIMÉTRICA | ALINHADA
Composições com vários quadros também ficam bem bacanas na parede do sofá. Dispô-los de forma alinhada com mesmo espaçamento entre as unidades cria um visual bem harmônico.
Nas três imagens abaixo, os quadros menores seguem o alinhamento do quadro maior:
Outra forma interessante é traçar uma linha horizontal e fixar os quadros de diferentes medidas, acima e abaixo da mesma:
COMPOSIÇÃO ASSIMÉTRICA
As composições assimétricas são ótimas para se obter um efeito mais despojado à decoração. A ideia é ir encaixando os quadros até formar um arranjo que te agrade. Para visualizar melhor como será a distribuição na parede é interessante esquematizar antes com papel cortado nas medidas dos quadros:
PAREDE CHEIA
A parede do sofá praticamente toda preenchida fica bem estilosa. Abaixo, quadros de diferentes tamanhos vão se encaixando na composição.
Os quadros também podem ser posicionados ao redor do sofá e continuar pela parede:
COMPOSIÇÃO COM DIFERENTES OBJETOS
Uma ideia interessante é adicionar outros elementos à composição de quadros, como objetos trazidos de viagem, alguma relíquia de família ou qualquer outro item que se deseja expôr, resultando em uma decoração afetiva e cheia de personalidade.
QUADROS APOIADOS EM PRATELEIRAS
Este é um recurso muito utilizado atualmente para dispor os quadros na parede e é uma ótima opção para quem gosta de mudar a decoração frequentemente. As prateleiras mais utilizadas para apoiar quadros são aquelas mais rasas, tipo canaleta. Além de quadros, outros elementos decorativos também podem ser incluídos na composição.
A prateleira abaixo foi prolongada até a entrada do apartamento:
Com os quadros na prateleira é possível colocá-los sobrepostos uma forma de organização bastante utilizada:
O arranjo de quadros apoiados na prateleira + quadros presos na parede é outra opção de decoração que fica bem interessante. E se você desejar mais “volume”, uma sugestão é fazer combinações com mais prateleiras, as quais podem ter ou não as mesmas medidas. O posicionamento também pode variar, veja algumas inspirações:
Prateleiras pintadas na cor da parede dão um efeito bem legal à composição:
Na parede da sala de estar abaixo, foram utilizadas duas prateleiras de cores diferentes.
Veja aqui mais inspirações com prateleiras tipo canaleta.
E vocês, também curtem decorar com quadros? Utilizam alguma decoração na parede do sofá?