Estender roupas em apartamento pode ser um grande desafio, já que as lavanderias costumam ter um espaço bem reduzido. Uma máquina lava e seca pode ser a solução, mas é sempre bom ter um varal para aquelas peças que não podem ser secas em altas temperaturas ou para aqueles dias em que não se deseja usar a função secagem. Para aqueles que optam pelas máquinas tradicionais, também há alternativas para otimizar o espaço da área de serviço e outras dicas.
Para decidir que tipo de varal escolher é preciso avaliar o ambiente e suas necessidades. Atente-se à abertura de portas de armários, tamanho da luminária etc. Existem vários modelos no mercado, vamos conferir:
VARAL DE TETO
Aqui no apê optamos por um varal de teto, daqueles comuns que são facilmente encontrados em supermercados e lojas de materiais de construção. Nós mesmos instalamos (aqui tem um vídeo com instruções).
Nosso armário da lavanderia vai até o teto, então fizemos portas de correr na parte superior para evitar batê-las no varal quando abertas. Também tivemos que mudar o ponto de luz, colocando-o um pouco mais para trás.
Quando está cheio de roupas, fica meio pesado para levantar, mas eu prefiro esse modelo. Só este varal às vezes não é suficiente, então utilizamos varal de chão também.
Há um modelo semelhante a esse que conta com uma tela superior, ideal para secar malhas sem deformá-las:
O varal de teto W tem as medidas aproximadas de um varal de teto comum, porém possui maior número de varetas, 12 no total, devido ao seu formato:
Para facilitar a subida do varal quando está cheio de roupas, pode-se instalar uma manivela, evitando fazer muito esforço:
Também existe o varal eletrônico, o qual sobe e desce com o aperto de um botão:
Clique aqui e aqui para assistir vídeos com mais informações.
PARA TETOS REBAIXADOS COM GESSO
Se você deseja instalar esse tipo de varal, mas possui teto rebaixado com gesso, pode optar por um modelo com suportes que são fixos na parede:
Caso não seja possível colocá-lo na parede, existem empresas especializadas que instalam varais mesmo em tetos de gesso.
VARAL INDIVIDUAL/INDEPENDENTE
Uma das opções muito utilizadas é o varal individual/independente, o qual possui varetas que descem separadamente, reduzindo o peso na hora de levantá-lo. Normalmente, pode ser instalado tanto no teto como na parede e encontra-se de diferentes medidas e quantidade de varetas.
VARAL DE PAREDE À PAREDE
Esse tipo de varal vai de parede a parede e pode ser instalado bem no alto, já que suas cordas descem (individualmente) para estender as roupas mais facilmente.
Outra opção é o varal retrátil, que também vai de ponta a ponta, mas pode ser recolhido quando não está em uso:
Se você quiser colocar armário em uma das paredes, não há problema, olha o que pode ser feito:
Existe um outro modelo que também é retrátil, porém possui uma única corda com um anel na extremidade. Deve-se instalar ganchos na parede e passar a corda por eles quando for utilizá-lo:
VARAL COMPACTO DE PAREDE
Varais complementares podem ser adicionados à lavandeira, alguns modelos são bem interessantes para pequenos espaços.
O varal sanfonado é uma boa opção, pode ser colocado acima do tanque, por exemplo, e quando recolhido fica bem rente à parede:
Há o varal dobrável, que pode ser colocado também abaixo da janela da área de serviço, acima da máquina de lavar roupa, da bancada etc. Se preferir, há modelos semelhantes a esse, porém fixos.
O varal abaixo tem estrutura de madeira:
Curte um faça você mesmo? Aqui tem um vídeo que ensina a fazer um varal bem parecido a esse acima. Veja abaixo outras inspirações para você colocar a mão na massa:
O varal de parede dobrável, a seguir, foi feito reutilizando um portãozinho de madeira para cachorro! Esse modelo também serve para secar malhas na horizontal.
Se você não tem espaço suficiente na área de serviço, dá uma olhada na ideia abaixo. O varal dobrável de parede quando fechado vira um quadro! Dá para estender as roupas em outro ambiente da casa e deixar o varal escondido:
Durante minhas pesquisas encontrei um outro varal de parede que fica escondido, não ocupa muito espaço e é bem discreto. Quando fechado nem parece que é um varal. Para utilizá-lo, você abre as portas e vai puxando as varetinhas. Achei bem interessante e é uma opção que pode ser utilizada em outros ambientes.
O varal abaixo segue a mesma ideia:
VARAL DE CHÃO
Os varais de chão também ajudam muito. No mercado existem opções horizontais e verticais (tipo torre), há diversos modelos, veja só:
Esses varais de chão são bons aliados para quem mora em apartamento, mas a pergunta que fica é: onde guardá-los quando não estão em uso? Quem ainda está planejando os móveis, pode deixar um espaço entre o armário da lavanderia e a parede, por exemplo. Algumas pessoas guardam ao lado da máquina de lavar roupa, outras embaixo da cama (caso não seja box) ou até dentro do box baú, quando o mesmo não tem divisão no meio.
Nós temos dois varais de chão que ficam em nosso terceiro quarto (vulgo “quarto da bagunça”). Estamos pensando em instalar ganchos na parede, atrás de alguma porta e pendurá-los.
CABIDEIROS NA ÁREA DE SERVIÇO
Uma maneira de otimizar o uso do varal é secar camisas e camisetas em cabides, pendurando-os no varal mesmo ou em cabideiros. Veja abaixo algumas ideias de como podem ser instalados na lavanderia:
Se você quiser fazer seu próprio cabideiro, dá uma olhada nessas ideias:
Essa outra é muito criativa:
Veja aqui mais coisas para fazer com PVC!
A ideia abaixo não é nada convencional, mas se seu espaço na lavanderia é insuficiente para secar todas as roupas, pode-se utilizar o vão da porta para tal. O autor do projeto abaixo fez o suporte com madeira, mas dá para adaptar utilizando suporte de cortina ou mesmo um varão ajustável/extensível no batente da porta.
Também existem os cabideiros retráteis, os quais podem ser instalados em outros ambientes da casa, já que são discretos:
VARAL DE PORTA
O varal de porta é outra opção para estender roupas, quebra um galho quando não há espaço para um varal de chão, por exemplo.
VARAL EMBUTIDO EM MÓVEIS
Seja para escondê-los ou criar soluções para otimizar o espaço da lavanderia, os varais embutidos em móveis podem ser ideias bem interessantes para apartamentos.
A seguir, uma ideia semelhante, porém, localizada mais no alto. Quando fechados nem parecem varais, né?
Achei interessante esses varais verticais para colocar próximo à janela da área de serviço:
O varal abaixo foi feito em madeira com mãos francesas retráteis. Quando fechado fica bem discreto.
ACESSÓRIOS
No mercado existem diversos acessórios para a lavanderia que facilitam o dia a dia e promovem um melhor aproveitamento do espaço. A cada dia surgem novidades, alguns produtos eu nem sabia que existiam! rs
Ideias para pendurar cabides em varais de corda:
Olha que interessante o varal a seguir, específico para pendurar cabides. É feito com corda de nylon e tem ganchos nas extremidades para prendê-lo.
Varais para roupas íntimas e meias ajudam a liberar espaço no varal:
Se você não tem bancada para deixar os prendedores de roupa, pode utilizar cestos suspensos no varal ou modelos com ventosas para grudar na parede, estão à venda em diversas lojas:
É isso, pessoal! Espero ter contribuído com ideias sobre o assunto. Alguém utiliza alguns desses varais? Gostam, estão satisfeitos?