Com os apartamentos cada vez menores é comum a procura de móveis que se ajustem à nossa realidade e necessidades. Assim, para o post de hoje trouxe algumas ideias de móveis multifuncionais, uma forma de aproveitar os ambientes da melhor forma possível.
Felizmente, muitas empresas já estão acompanhando essa nova “tendência” dos pequenos espaços, podendo-se encontrar móveis bem interessantes no mercado. A marcenaria planejada também é uma grande aliada nesse quesito com a elaboração de peças criativas e sob medida.
MESAS E BANCOS COM COMPARTIMENTOS
A sala de jantar pode ser bem muito bem aproveitada com móveis multifuncionais. Uma das ideias é adicionar compartimentos escondidos à mesa e assentos. Tanto a base como o tampo da mesa podem servir como um armário extra.
Adorei o compartimento para vinhos. Nossa mesa de jantar tem uma base parecida, estou pensando em adaptar essa ideia.
Falando em vinhos, veja o tampo da próxima mesa, feito a partir de uma antiga moldura de espelho! Este foi substituído por um tampo de vidro que agora exibe uma criativa adega. Adorei!
A ideia abaixo também é interessante. A mesa de jantar se prolonga até a cozinha e uma de suas bases abriga um móvel com nichos para garrafas. O balcão branco localizado acima possui rodinhas e pode ser removido quando há mais pessoas utilizando a mesa.
E olha que bacana o tampo das mesas abaixo que abriga uma grande gaveta. Esse modelo de mesa era comum antigamente, só foi modernizado.
Além de talheres/faqueiro, essas gavetas também podem guardar jogo americano, porta guardanapo, descanso de panelas etc.
Outra forma de ganhar mais um local de armazenamento é apostar em bancos ao invés de cadeiras. Estes podem ter diferentes tipos de compartimentos, tipo baú, gavetas, portas de correr etc.
— Veja aqui mais ideias para salas de jantar pequenas —
Não somente a sala de jantar pode ser beneficiada com mesas multifuncionais. Veja esses modelos que levantam o tampo e possuem compartimentos para armazenar objetos, boa solução para manter a mesa de trabalho/estudo sempre organizada.
A mesma ideia pode ser utilizada para mesinhas infantis:
A mesa da esquerda com seus diversos compartimentos abaixo do tampo é interessante para deixar itens de uso constante sempre à mão, liberando espaço na bancada. Na inspiração ao lado, uma penteadeira foi embutida na mesa de estudos aproveitando o móvel da melhor maneira possível, economizando espaço no quarto.
APARADORES, BUFFETS E ARMÁRIOS QUE VIRAM MESAS
Aparadores que podem ser utilizados como mesas são boas opções para quem precisa de uma mesa extra para receber visitas em casa. Essa é uma ideia interessante, pois pode-se optar por uma mesa pequena para o dia a dia.
A mesa-aparador acima ainda guarda as cadeiras. É de uma empresa gringa, mas você encontra modelos semelhantes aqui, aqui, aqui, entre outras lojas.
Se preferir, o espaço interno da mesa pode ser aproveitado para organizar outros itens, como no móvel abaixo. Aqui tem um vídeo ensinando a fazer, mas com gavetas ao invés de prateleiras.
Esse modelo também pode ser interessante para quem costura, pois além de guardar a máquina, se transforma numa boa bancada de apoio.
Uma sugestão para aqueles que dispõem de um espaço bem reduzido e utilizam pouco a mesa de jantar é optar por dois aparadores. Um deles pode funcionar como mesa para refeições rápidas e o outro como aparador. Quando for necessário uma mesa maior, é só uni-los com travas localizadas na lateral:
Abaixo, outra ideia de mesa de jantar para apartamentos compactos. Neste caso, o tampo da mesa é dobrável. Quando não está sendo utilizada, a base pode servir como apoio na sala de estar e também para armazenar objetos.
Achei muito bacana a invenção a seguir. À primeira vista o móvel parece um simples aparador/nicho suspenso, porém quando aberto se transforma numa boa bancada de trabalho! Os dois nichos são dobráveis, permitindo o uso para duas pessoas. O painel localizado abaixo esconde a fiação.
O buffet é outro exemplo de móvel que pode ter mais de uma função. Além de armazenar diversos objetos da casa, pode abrigar uma mesa dobrável.
A inspiração a seguir é bacana para economizar espaço em pequenos apartamentos. Aproveitou-se o balcão da cozinha americana para criar uma bancada, a qual possui fecho do tipo “toque”, ficando camuflada quando fechada.
Também pode-se optar por modelos de mesas retráteis com corrediças, as quais podem ser embutidas em diferentes móveis.
Quando o espaço é mínimo, a criatividade entra em cena. A seguir, um buffet estreitinho que guarda de tudo um pouco se transforma em mesa de trabalho/estudo e se desejar, em mesa de jantar.
Essa mesma ideia pode ser utilizada em buffets com portas basculantes. Quando abertas, se transformam em mesa. Para tal, é necessário que as ferragens sejam reforçadas, já que terão que sustentar um certo peso. E que tal a mesinha à direita que se esconde no buffet?
Essa é uma boa opção para fazer um pequeno home office na sala de estar. Depois de utilizá-lo é só guardar tudo no próprio buffet, nada de bagunça à vista. Olha que discreto o espaço de trabalho criado ao lado do sofá:
Cômodas, armários ou estantes também podem ter uma mesa escondida. O móvel abaixo, à esquerda, ainda abriga um monitor.
As portas dos móveis são realmente muito úteis!
Assim como o tampo e as laterais! 🙂
Abaixo, uma ideia de móveis 3 em 1. Os armários compactos viram mesa, guardam objetos e decoram. Quando fechados, podem exibir um quadro, lousa, espelho ou ainda funcionar como um organizador, como na imagem à esquerda, podendo ser utilizados em diversos ambientes. Você encontra esse tipo de móvel em várias lojas, como Tok&Stok, Magazine Luiza etc. Se preferir colocar a mão na massa e fazer com medidas específicas para o seu espaço, clique aqui para ver um tutorial.
Uma lousa que vira mesinha e organiza os materiais de pintura das crianças:
Essas mesinhas também podem ser utilizadas como penteadeira:
Clique aqui para ver mais ideias de mesas dobráveis
QUADRO/ESPELHO QUE VIRAM MESAS
Às vezes precisamos de uma mesa extra que não ocupe espaço na hora de guardar. Uma solução é deixá-la decorando a parede! A ideia da mesinha abaixo é semelhante a que mostrei anteriormente, porém sem o armário.
O modelo a seguir pode ser levado para qualquer ambiente:
Uma outra sugestão é personalizar o tampo de mesinhas dobráveis e utilizá-las como quadros no dia a dia:
Olha as mesinhas ali na parede, à esquerda:
Nós utilizamos esse modelo de mesa quando vamos acampar, a nossa é da marca Quechua e compramos na Decathlon. Às vezes uso em casa também, gostei da ideia de transformá-la em quadro! 🙂
PRATELEIRAS FLUTUANTES COM GAVETAS
As prateleiras são muito utilizadas para decorar e organizar diversos ambientes. E que tal adicionar mais uma função a ela? No mercado existem modelos de prateleiras com gavetas, uma boa ideia para aproveitá-las da melhor forma possível.
Quando fechadas nem parece que têm gavetas, né? Podem ser instaladas na entrada de casa e esconder a baguncinha do dia a dia como correspondências, relógios, chaves, carteira etc. Também funcionam como mesinha de cabeceira, penteadeira…
E organizam o home office! As gavetas nela embutidas podem guardar documentos entre outros itens. Essas abaixo são um projeto de “faça você mesmo”.
CAMAS, CABECEIRAS E CRIADOS-MUDOS
Camas box com baú são grandes aliadas para apartamentos pequenos, funcionando como um armário horizontal. Também existem modelos com gavetas e nichos.
O modelo abaixo possui até uma mesinha lateral retrátil, ótima para quem não tem espaço para criado-mudo:
A cama de solteiro abaixo pode ser uma boa solução para quartos dos filhos, por exemplo. Além de poder ser usada como aparador, quando fechada se transforma em mesa. Adorei a ideia!
Também existem modelos que dobram para cima, como o exemplo a seguir, um super projeto de “faça você mesmo”! No caso, essa cama dobrável foi instalada no home office/quarto de visita.
As cabeceiras também podem armazenar muitas coisas em diferentes compartimentos com repartições para guardar travesseiros, edredons, lençóis, entre outros. O modelo abaixo possui um espaço para organizar livros.
Também há opções estofadas. Os modelos abaixo são de sites do exterior, mas você pode encontrar cabeceiras semelhantes aqui e aqui, por exemplo.
Os criados-mudos normalmente servem de apoio para luminárias e outros objetos, mas se necessário podem funcionar como penteadeira, mesa de estudo/trabalho e até como caminha para seu bichinho!
O móvel da esquerda possui um gaveteiro que possibilita organizar muitos itens como bijuterias, por exemplo. Na primeira gaveta foram colocadas divisórias e tampo de vidro para facilitar a visualização. Na inspiração ao lado, um charmoso garden seat fica abaixo do criado-mudo/penteadeira quando não está sendo utilizado para não atrapalhar a circulação.
As penteadeiras podem ser embutidas no criado-mudo, deixando o ambiente clean e bancada livre.
Abaixo, uma ótima ideia de aproveitamento de espaço! Um gaveteiro é utilizado como banquinho, o qual fica guardado abaixo da mesinha, facilitando a circulação.
Banquinhos com compartimentos no assento são outra opção para pequenos espaços:
Adorei esses criados-mudos que viram mesinha! O tampo do móvel abaixo, à direita, ainda é extensível. Clique aqui para ver mais detalhes.
Algumas pessoas não utilizam criado-mudo em um dos lados a fim de aumentar a mesa de trabalho/estudo.
SOFÁS COM BAÚ E COMPARTIMENTOS
Assim como as camas, os sofás também podem ser aproveitados para acomodar diversos itens da casa. Para o sofá abaixo foi elaborada uma base de madeira com nichos para organizar livros e DVD’s.
Sofás com baú podem armazenar almofadas, mantas, cobertores, brinquedos das crianças etc. sendo encontrados em várias lojas e diferentes modelos, como os que viram camas, os retráteis, entre outros.
MESINHAS LATERAIS E DE CENTRO
Mesinhas de centro ou laterais normalmente são utilizadas como apoio para itens decorativos ou bebidas e petiscos quando estamos no sofá, mas também é possível aproveitá-las de outras formas.
Abaixo, mesinhas com tampos retráteis se transformam em mesa de trabalho/estudo. Vi algumas opções para comprar aqui. Em seu interior ainda podem organizar diversos objetos, até uma impressora! Falando nisso, já viu o post com ideias para esconder a impressora?
Outras formas de compartimentos:
Mesinhas laterais com diferentes compartimentos auxiliam na organização da casa:
AMBIENTES E MÓVEIS INTEGRADOS
Uma das propostas dos ambientes integrados é aliviar a metragem reduzida dos apartamentos atuais, trazendo sensação de amplitude e otimização de espaço. Nesse contexto, móveis que possam ser utilizados em dois cômodos tornam-se uma boa solução.
Um exemplo é a bancada da cozinha abaixo que se prolonga, sendo também utilizada no ambiente ao lado, funcionando como tampo para outro móvel, garantindo a unidade visual.
No apartamento abaixo, a mesma bancada é utilizada na cozinha como prateleira e mesinha para refeições rápidas e na sala de estar serve como rack.
Na inspiração abaixo, optou-se por uma mesa de jantar ao invés de bancada, a qual se prolonga até o fim do painel da sala.
Na imagem à direita, o tampo da mesa de jantar segue até o buffet que serve de apoio à mesma. Uma maneira interessante de economizar espaço:
Abaixo, a bancada da cozinha foi integrada à sala de estar, sendo utilizada como prateleira para acomodar itens decorativos.
O uso de um único móvel com várias funções economiza espaço e possibilita um ambiente mais “limpo”. No apartamento a seguir, um móvel baixo foi elaborado para percorrer toda a parede. Na sala de jantar serve como banco e na sala de estar funciona como rack.
O banco ainda apresenta gavetas, nichos e adega:
Muitas cozinhas americanas são entregues com uma muretinha de alvenaria. Algumas pessoas a derrubam para elaborar um móvel com utilidade para dois ambientes.
Nas inspirações abaixo, foram feitos móveis até o teto. Na cozinha podem abrigar armários e voltados para a sala podem ser utilizados como barzinho e cantinho do café, por exemplo, ou então ser utilizado como painel para a televisão.
MESA QUE VIRA VARAL
Quando o espaço disponível é super reduzido, temos que pensar nas mais criativas soluções para suprir nossas necessidades. No post anterior dei algumas sugestões de varais para pequenos espaços e aí vai mais uma ideia:
O móvel abaixo funciona como mesa, varal e, quando fechado, como aparador:
Outra ideia é adicionar um tampo dobrável na parte superior do varal de parede, ganhando assim uma bancada de apoio. Essa ideia também pode ser aplicada às mesas.
Para finalizar, deixo um vídeo com algumas ideias interessantes de móveis de marcenaria para pequenos espaços, confira: