A espada-de-são-jorge ou espada-de-santa-bárbara, também conhecida como língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e sanseviéria, tem origem africana.
É muito cultivada dentro de casa devido a sua grande resistência e baixa necessidade de manutenção. Algumas variedades de espada-de-são-jorge apresentam folhas rajadas acinzentadas, em tons de verde ou brancas, outras ainda podem exibir margens amareladas. A planta adulta gera anualmente pequenas flores brancas.
Segundo alguns estudos científicos, a espada-de-são-jorge é eficiente na limpeza do ar de ambientes fechados, retirando poluentes como benzeno, metanal (formol), tricloroetileno, xileno e tolueno.
Podem ser cultivadas à pleno sol ou meia-sombra. As regas devem ser espaçadas, evitando o excesso de água, pois pode ocorrer o apodrecimento das raízes. Antes de regá-las, certifique-se de que a terra está seca.
Importante: a espada-de-são-jorge possui substâncias de alta toxicidade, portanto, recomenda-se evitar seu cultivo na presença de crianças ou animais de estimação.
A espada-de-são-jorge fica bonita e vistosa em qualquer local da casa. É uma ótima opção para quem gosta de um verdinho na decoração, mas não tem muito tempo para cuidar de plantas.
Vejam a seguir como se destacam nos ambientes:
Nos cachepôs de vidro abaixo, os vasos simples foram colocados no interior com seus pratinhos e cascas de árvore foram adicionadas ao redor para escondê-los, dando a impressão de que as espadas-de-são-jorge foram plantadas diretamente nos cachepôs.
A mini espada-de-são-jorge, também conhecida como espadinha-de-são-jorge, é uma alternativa para quem não dispõe de muito espaço para o cultivo de plantas. Pode decorar racks, aparadores, mesas de centro etc.
E vocês, gostam da espada-de-são-jorge? Cultivam esta planta em casa?