A lavanderia é um ambiente da casa que exige criatividade na hora de organizar. Chega a ser desafiador, principalmente se o espaço for reduzido, realidade da maioria dos apartamentos atuais.
Muitas vezes não é possível instalar armários, mas existem alternativas bem interessantes, como o uso de prateleiras. Como os itens de limpeza e acessórios ficam expostos, armazená-los em cestos torna-se uma solução prática e bonita, sem deixar aquele ar de desorganização.
Acho esses trilhos para prateleiras abaixo bem legais, pois permitem que o espaço entre uma prateleira e outra seja regulado sempre que necessário, já que os suportes são removíveis. Nós utilizamos um desse tipo, mas dentro de um armário da cozinha e o compramos na Leroy Merlin.
O bacana é que hoje em dia existem cestos organizadores nas mais diversas cores, formatos e tamanhos. Escolha suas preferidas e mande ver na arrumação da lavanderia!
Pequenos detalhes devem ser observados para garantir o melhor aproveitamento do ambiente. Na área de serviço abaixo, os ganchos que prendem as cordas do varal foram instalados em outra parede, liberando lugar para prateleiras. Os azulejos foram pintados e nossa… parece até outra lavanderia, não é?
Ah e vejam os cestinhos aramados que se encaixam nas prateleiras. Também são ótimos para organizar e otimizar espaço.
Prateleiras mais baixas podem ser utilizadas para organizar cestos de roupa suja, por exemplo. Na lavanderia a seguir, acima da prateleira foi instalada uma bancada estreita, muito útil para dobrar roupas e servir de apoio no dia a dia.
Mesmo que tudo fique exposto, o ambiente não terá um ar de bagunça se cada item tiver o seu lugar, veja só:
Se você utiliza poucos produtos, uma prateleira basta. Olha só que simples e prática a organização da área de serviço abaixo. Para pendurar vassoura, rodo e pá, um pedaço de madeira e ganchinhos foram suficientes. Uma graça o puxa-saco combinando com a cor da parede!
Quer uma ideia mais compacta ainda? Na imagem abaixo foi reutilizada uma gaveta para organizar os produtos de limpeza, vassouras, rodo, luvas, escovinha e baldinho para prendedor de roupa. Ufa! Coube tudo isso em uma simples gaveta! 🙂
Caixotes de madeira também são ótimos para organizar a lavanderia gastando pouco, além de não ocupar muito espaço. Vejam que graça:
Na lavanderia a seguir, podemos ver várias dicas bacanas como os caixotes com identificação que organizam diversos itens, desde produtos de limpeza a acessórios de jardinagem, estoque de lâmpadas, até materiais para os projetos de faça você mesmo/DIY; também adorei o bastão apoiado nas mãos francesas para suspender borrifadores, o baldinho para prendedores de roupa e o cesto aramado na parede para organizar outros itens de limpeza. E é claro que não poderia faltar um quadrinho para fechar a decoração! 🙂
Abaixo, uma lavanderia toda organizada com aramados:
Uma dica é separar itens de limpeza para cada ambiente da casa, como produtos para piso, para cozinha, banheiro, móveis, vidros etc. Na hora de limpar é só levar o cesto para o local.
Os cestos e caixas plásticas também podem ser utilizados para organizar itens dentro do armário, dá uma olhada:
Falando em armário, no mercado encontram-se opções de diferentes medidas. Vejam só esses móveis compactos:
Na área de serviço a seguir, por ser estreita, optou-se por instalar um móvel, de pouca profundidade, com portas de correr na parede da janela:
Abaixo, uma ideia de prateleiras acima da máquina de lavar roupas sem a necessidade de furar a parede. Uma ideia é colocar rodinhas para facilitar na hora da limpeza.
Além dos armários estreitos/compactos, outra opção são estantes abertas:
Agora, se você não curte deixar os itens expostos, pode utilizar uma cortininha para esconder tudo. Um varão extensível é uma boa opção para suspender a cortina.
Varões extensíveis são super versáteis. Clique aqui para ver suas mil e uma utilidades!
Um item que eu uso aqui no apê e acho super prático é um cesto aramado acima do tanque. Ali deixo os itens que utilizo com mais frequência, como sabão em pó, sabão líquido, escovinha, esponja etc. Eu adoro, pois fica tudo à mão!
Outra ideia para deixar itens facilmente acessíveis é instalar um painel aramado na parede e enganchar diversos itens:
Há também estantes aramadas, organizadores de aço cromado…
Os painéis perfurados também podem ser utilizados para organizar alguns itens da área de serviço:
Uma ideia não tão usual, mas que talvez possa ajudar na organização da lavanderia é utilizar aquelas sapateiras de tecido ou plástico. Podem ser colocadas em uma parede estreita, atrás da porta do armário…
Se você não tem armário embutido abaixo do tanque pode utilizar estantes plásticas ou um nicho de madeira com rodinhas para organizar materiais de limpeza:
Carrinhos com prateleiras, gaveteiros ou aqueles com cestos também podem auxiliar na organização da lavanderia:
Lembra da parede organizada que mostrei lá em cima? Olha a lavanderia toda. A dona desse apê também utiliza gaveteiro para armazenar outros itens:
De repente, até mesmo uma fruteira pode ganhar novo uso na área de serviço:
E olha aí os versáteis caixotes novamente! É possível elaborar uma pequena estante para organizar os produtos de limpeza e calçados do dia a dia. Um móvel, duas funções! Para facilitar o deslocamento na hora da limpeza, rodinhas podem ser instaladas.
Em áreas de serviço pequenas todo espacinho é valioso e pode ser utilizado. Esses organizadores estreitinhos são ótimos para colocar ao lado da máquina de lavar roupa:
Se você curte “faça você mesmo”, pode montar seu próprio organizador:
Esse espaço ao lado da máquina também pode ser utilizado para armazenar sacolas, panos de limpeza, meias perdidas, guarda-chuva etc., em cestos suspensos:
Alguns itens que normalmente são guardados em lavanderias como aspirador de pó, tábua de passar roupa, escada e cesto de roupa suja, podem não caber nas pequenas áreas de serviço, mas existem algumas alternativas, clique aqui e aqui para ver algumas dicas.
E quanto aos varais? São várias as opções, veja aqui para conferir!
Gostou do post? Compartilhe com quem precisa organizar a lavanderia! 🙂
Siga o “Viajando no Apê” também nas redes sociais: Instagram e Facebook