Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Primeiramente, feliz 2020!!! 🙂 Que este seja um ano de muita saúde a todos nós!
Já fazia um tempinho que não aparecia por aqui, o ano até virou, veja só, mas cá estou eu novamente!
E o primeiro post é sobre nossa lava-louças Electrolux (LE09X). Há um tempo fiz uma resenha sobre ela e comentei sobre alguns pontos de ferrugem que começaram a aparecer nos cestos inferior e superior. Infelizmente, isso parece acontecer com bastante gente, já li diversas reclamações sobre o problema, que não se restringe a essa marca.
Abaixo, alguns dos pontos enferrujados presentes nos cestos (havia mais). Em algumas partes a ferrugem estava mais avançada.
Pesquisei bastante na web, mas não encontrava nenhuma alternativa sem ser trocar os cestos (os originais não são nada baratos), até que resolvi dar uma olhada em blogs americanos, já que muitos utilizam esse eletrodoméstico por lá.
Acabei me deparando também com vários relatos de ferrugem nos cestos. E então vi que algumas pessoas utilizavam um tipo de massinha para cobrir os pontos enferrujados.
Esse produto chama-se Sugru e eu até já o conhecia, mas não sabia que era atóxico* e resistente a altas temperaturas, inclusive, na embalagem consta que pode ser utilizado em máquinas de lavar-louça.
*Embora seja atóxico, o fabricante não recomenda utilizá-lo em contato direto com alimentos.
As aplicações para o Sugru são inúmeras, pode-se emendar itens quebrados, rachados e até mesmo criar ou incrementar objetos. A massa lembra uma durepoxi, porém, em contato com o ar não fica extremamente rígida.
Antes de começar a aplicar nos cestos da máquina de lavar-louça, nós demos uma lixada nos pontos enferrujados para deixar a superfície o mais lisa possível, já que em algumas partes o plástico do cesto estava bem danificado:
Após lixar, limpamos os cestos para remover o pó e começamos a modelar a massa para cobrir os pontos necessários:
O tempo para manusear a massa antes desta começar a endurecer é de 30 minutos. Fizemos uma camada grossa para proteger melhor e fixamos bem nas hastes para evitar infiltração de água.
Só tivemos o cuidado de não deixar a massa muito elevada nos locais onde há contato direto com a louça, por exemplo, na grade dos pratos, para que estes não ficassem tortos quando ali apoiados.
Deixamos secar por 24 horas e o Sugru ficou firme e resistente. Esse reparo já foi feito há uns bons meses e continua ótimo. Queríamos testar por bastante tempo antes de postar aqui.
Nós ficamos satisfeitos com o resultado. A parte ruim é que não é muito fácil encontrar o Sugru no Brasil e não é barato. Como uma amiga minha estava viajando pelos Estados Unidos, perguntei a ela se podia comprar o produto por uma loja online americana e pedir para entregar em seu hotel. E assim fizemos, mas também é possível comprar direto pelo site da Sugru, eles enviam para o Brasil.
Nós optamos pelo pacote com 8 sachês (cada um contém 5g), pois não sabíamos bem quantos seriam necessários, mas acabamos usando somente 3 sachês para cobrir 8 pontos de ferrugem. Pegamos na cor branca, mas há outras cores disponíveis.
Marido aproveitou o restante para reparar algumas coisas, como um cabo de celular que estava rachando e para fazer “borrachas” para as hastes de seus óculos… rs. Ele usou por um bom tempo até comprar um novo par de borrachas. Embora a massinha fique bem resistente, não é difícil removê-la.
Ah, fique atento com a validade do produto! Se expirar, não terá mais uso, pois perderá a flexibilidade. Uma dica que eu vi é guardar o Sugru na geladeira para durar mais tempo.
E vocês que têm lava-louças, também tiveram esse problema de ferrugem nos cestos?