No mercado existem diferentes tipos de filtros de água, de preços variados, que vão dos mais simples, que cumprem bem sua função, aos mais sofisticados com design moderno que, além de remover as impurezas, oferecem opção de água em diferentes temperaturas.
Filtro de barro ou cerâmica
O tradicional filtro de barro tem sido utilizado há muitos e muitos anos pela população brasileira e, embora tenha sido substituído aos poucos por galões de água comercializados no mercado e aparelhos cada vez mais modernos, há quem não o troque por nenhum outro tipo.
Neste tipo de filtro, a água passa lentamente pela vela, a qual remove eficientemente as impurezas e alguns micro-organismos. A qualidade da água depende da manutenção do filtro, o qual deve ser higienizado e sua vela trocada regularmente.
Além do bom custo benefício, o filtro de barro mantém a água fresca em seu reservatório.
Os modelos decorados podem, inclusive, se tornar a estrela principal da cozinha, olha que lindos:
Torneira de cozinha com filtro
Essa é uma opção para quem deseja poupar espaço na cozinha. Nesses modelos, o filtro é acoplado à torneira e a água é filtrada no momento em que a válvula é aberta, por isso são denominados filtros de pressão.
Também é necessário ficar atento quanto à troca do refil, cuja periodicidade vai depender do modelo e fabricante.
Também existem as torneiras monocomando com saída para água filtrada. Nesse caso, o filtro deve ser instalado abaixo da bancada. O modelo Loren Acqua 9″3/4, por exemplo, possui alta vazão, são 60 litros/hora de água filtrada, sendo a troca do refil recomendada após 6 mil litros de água consumida ou 6 meses em média de uso, segundo o fabricante.
Nesta categoria existem diferentes modelos de diversas marcas. Esses misturadores a seguir, por exemplo, têm bica móvel para água filtrada:
Purificador de água de parede
Quem prefere ter o filtro separado da torneira pode optar pelos purificadores de parede, sendo necessário um ponto de água. Há desde modelos mais simples aos mais arrojados.
Alguns purificadores têm apoio para copos e são maiores que os modelos vistos acima, mas ainda assim compactos, quando comparados com os purificadores com refrigeração (veremos mais adiante).
Para ter uma ideia de como esse tipo de purificador fica na parede da cozinha, aí vão algumas inspirações:
Purificador com refrigeração
O purificador de água com refrigeração é bem mais robusto, pois possui reservatório para a água gelada. Além do ponto de água, necessita de um ponto de energia.
Essa foi nossa escolha, pois consumimos bastante água gelada, então achamos bem prático. Nós optamos por um purificador da marca Europa, modelo Noblesse Flex, por dois motivos: já conhecíamos o aparelho (meus pais têm um) e coube certinho no espaço que destinamos a ele.
Já o utilizamos há sete anos. No fim do ano passado, ele começou a vazar pela portinha preta, era uma parte da mangueira que estava rachada, ressecou com o tempo. Ela é de plástico, mas parece que agora são utilizadas de silicone. Ligamos numa loja da Europa e o atendente nos informou que eles fazem a troca de toda a mangueira por essa de silicone, mas nós decidimos trocar somente a parte rachada. Como precisaríamos apenas de um pequeno pedaço de mangueira, o moço gentilmente nos cedeu e meu marido mesmo realizou a troca.
O refil é fácil de encontrar (há lojas e quiosques da Europa em vários supermercados) e também de trocar. Mas pelo que andei vendo, atualmente há purificadores de outras marcas que permitem a troca do refil ainda mais facilmente.
Há muitas marcas, tamanhos e modelos de purificadores com refrigeração. Alguns também têm opção de água quente, como esse abaixo da Electrolux:
Por esse tipo de aparelho ser maior, é necessário avaliar o espaço na cozinha, se atentando ao ponto de água e energia, como dito anteriormente. Alguns são bem grandes mesmo, pois armazenam um maior volume de água gelada.
Abaixo, algumas inspirações de cozinha com purificador com refrigeração:
Nas cozinhas abaixo, foi feito um nicho específico para o purificador de água:
Outra opção é apoiar o purificador de água na bancada da cozinha, se houver espaço:
Nos apartamentos abaixo, o purificador de água foi instalado na área de serviço, uma alternativa para quem não tem espaço na cozinha:
Após escolher o tipo de filtro/purificador mais adequado para você, procure optar pelos que possuem o selo do INMETRO, que “garante que o produto está de acordo com normas ou regulamentos técnicos e de que tem as qualidades declaradas pelo fabricante. O selo indica também a eficiência do produto e a classificação quanto a sua capacidade de retenção de partículas, redução de cloro livre e eficiência bacteriológica (ajuda na redução de bactérias)”.
Também é interessante pesquisar mais informações quanto ao funcionamento do produto, suas especificações, opinião de quem o utiliza há algum tempo, reclamações…