Curte um verdinho dentro de casa? Nós adoramos, temos plantas por todo canto e por mais que falemos “agora já chega”, sempre aparece uma nova moradora. Não faz muito tempo, vimos uma que estava para ser descartada e a resgatamos. Tem jeito não… rs.
Mas dentre os lindos tons de verde, vocês já viram aquelas plantas com folhagens de outras cores? É de fazer suspirar…
Caladium
Também conhecido como coração-de-jesus, taiá, tajá ou tinhorão, o caladium tem folhagens grandes e “estampas” exuberantes. Algumas variedades são indicadas para o jardim e outras podem ser cultivadas dentro de casa.
Olha que charme ficam na decoração…
Maranta
Outra planta que se destaca por sua beleza é a maranta, pertencente à família das Marantáceas. Dentre as variedades, a espécie ‘Triostar’ vem conquistando espaço na decoração. Suas folhagens têm mesclas que mais parecem ter recebido pinceladas de tinta.
As marantas se desenvolvem melhor à meia sombra (sol ameno do início da manhã e final da tarde) ou luz difusa. A luz solar intensa murcha suas folhas e as margens tornam-se secas e castanhas.
A Maranta leuconeura ‘Fascinator Tricolor’, também conhecida como maranta-pena-de-pavão também se destaca por suas folhas de desenho único. Tão surpreendente que nem parece “de verdade”.
Calathea
As calatheas também pertencem à família das Marantáceas e chamam atenção com suas folhagens vistosas, algumas com estampas mescladas que lembram aquarela e outras com riscos coloridos.
Aglaonema
A aglaonema encanta qualquer ambiente com suas folhagens de diferentes padrões. Algumas espécies tem manchinhas, outras bordas coloridas.
Tradescantia
Uma espécie bem conhecida desse gênero é a Tradescantia zebrina, popularmente chamada de lambari-roxo. É comumente encontrada em forrações de jardins, normalmente sob a copa das árvores. Sua preferência por locais sombreados ou meia sombra a torna uma ótima opção de planta para cultivar dentro de casa. Em vasos suspensos, sua bela folhagem pendente ganha destaque na decoração.
A Tradescantia fluminensis ‘Tricolor’ tem coloração mais rosada:
Já a Tradescantia pallida purpurea, conhecida como trapoeraba-roxa, exibe uma coloração totalmente violeta. Aliás, em locais em onde bate sol algumas horas por dia, sua coloração se intensifica. Na sombra, ela torna-se mais clara e opaca.
Fitônia
Se você não tem espaço para plantas de grande porte, pode optar por essa lindeza! A fitônia é facilmente encontrada em lojas de jardinagem, geralmente por um preço amigável. Suas folhas delicadas e nervuras de cores quase neon impressionam. São conhecidas também como planta-mosaico.
Esta planta gosta de ambientes bem iluminados, porém sem incidência de sol direto em suas folhas.
Hypoestes
A hypoestes, também conhecida como confete, aparece como outra sugestão de planta compacta, folhas delicadas e de cores vivas. Podem ser cultivadas em sol pleno ou meia sombra. Se forem mantidas em ambientes sem sol, é comum que comecem a perder as manchinhas coloridas.
Begônia rex
A begônia rex é uma linda opção de planta para cultivar dentro de casa. Suas folhas largas e colorações em várias tonalidades se destacam no ambiente. Gostam de locais iluminados, mas sem sol direto. Meia-sombra ou luz difusa são ideais.
Coléus
Muito encontrada em jardins, o estonteante colorido da coléus alegra a casa! A variedade de cores, formatos e estampas é imensa. Gosta de sol, mas pode ser cultivada em locais de meia sombra.
Cróton
A cróton é uma planta arbustiva de cores vivas. Ótima para aquele cantinho bem iluminado da sala, podendo ser cultivada a sol pleno ou meia sombra.
Trevo roxo
Uma planta linda e delicada! O trevo roxo (Oxalis regnellii atropurpurea) gosta de ambientes iluminados e até algumas horinhas de sol ameno para se desenvolver bem, além de substrato rico em matéria orgânica e rega constante, porém sem encharcar o solo.
Vocês conheciam alguma dessas plantas? Aqui no apê temos diversos tons de verde, fiquei viajando, imaginando um mix com essas coloridinhas, deve ficar lindo, não?!
Ou então agrupar as de mesma tonalidade em um só local…
Suspiraram por aí também? 🙂