A cozinha americana tem sido uma configuração muito utilizada em apartamentos pequenos para favorecer a iluminação natural e conferir sensação de amplitude ao ambiente.
Embora aberta para a sala, a cozinha é normalmente delimitada por um balcão que, além de servir de bancada de apoio na hora de cozinhar, pode ser utilizado como mesa para refeições e até mesmo abrigar um armário.
Tão importante quanto escolher o material para fazer o balcão de cozinha é avaliar o espaço do ambiente e suas reais necessidades.
Se você está precisando de ideias, chega mais que nesse post tem várias inspirações!
Balcão de cozinha para apoio
Ter uma bancada, mesmo que estreita, pode ser muito útil na cozinha para auxiliar no preparo de refeições apoiando utensílios, eletroportáteis e até mesmo para fazer um “cantinho do café“.
Balcão de cozinha com armário
Uma ótima maneira de otimizar espaço na cozinha é fazer um armário sob o balcão. Se o ambiente não for muito estreito, é possível colocar até um nicho para micro-ondas.
Falando em micro-ondas, quer mais ideias de onde colocá-lo em uma cozinha pequena? Clique aqui para ver!
O balcão da cozinha também pode abrigar uma fruteira planejada:
Avalie suas necessidades. Caso a prioridade seja espaço de armazenamento para mantimentos, louças ou eletroportáteis, por exemplo, pode-se elaborar um balcão simples com armários.
Na cozinha a seguir, o tampo do balcão foi revestido com granito, originando um bom apoio na hora de cozinhar. As tomadas dispostas ao longo da bancada permitem o uso de eletroportáteis. Ainda, acima do balcão, foi elaborada uma bancadinha com tampo de madeira.
Já no próximo apartamento, o balcão revestido com porcelanato, além de servir de apoio para a cozinha, também abriga um armário e sua parte de trás serve como encosto do banco da mesa de jantar.
Se o balcão de cozinha for de madeira, uma placa de vidro pode ser colocada sob a superfície para protegê-la e facilitar a limpeza.
Além da madeira e pedra, o balcão pode ser feito de concreto/cimento queimado.
O balcão também pode ter armário com uma parte aberta, como na inspiração abaixo:
Se a cozinha for bem estreita, uma sugestão é instalar prateleiras ou nichos rasos para organizar itens pequenos:
Balcões estreitos com armário de pouca profundidade também podem ser úteis, abrigando mantimentos e utensílios. O balcão abaixo, por exemplo, tem apenas 20 cm de profundidade e olha quanta coisa ele comporta!
Confira aqui mais ideias de armários e balcões para cozinhas estreitas!
Uma outra ideia é fazer um balcão móvel, instalando rodízios em sua base:
O balcão pode ser útil tanto na cozinha como apoio, quanto para a sala com espaço para guardar bebidas, organizar livros etc.
Balcão de cozinha com mesinha para refeições
Mesmo com o conjunto balcão e armário é possível utilizá-lo também como mesinha para refeições, colocando banquetas no lado da sala. Para ter espaço para as pernas e ficar mais confortável, uma sugestão é estender um pouco a bancada:
Abaixo, o lado deste balcão voltado para a cozinha com os armários e gavetas:
O balcão a seguir tem um design muito bonito e bem interessante para pequenos espaços, pois deixa a passagem mais fluida.
Veja abaixo, o balcão com o lado com armários voltado para a cozinha. Os puxadores do tipo cava deixam o visual bem clean.
Se a bancada para refeições ocupar muito espaço na sala, uma alternativa é fixar uma mesinha dobrável no balcão:
Ou então elaborar uma bancada retrátil:
Mesas dobráveis são ótimas opções para pequenos espaços! Clique aqui para ver como e onde utilizá-las!
Um balcão sem armário, somente com mesinha para refeições também é uma escolha feita por muitas pessoas.
Balcão com mesinha mais baixa para refeições
Se o balcão da cozinha for muito alto, uma opção é utilizar outra bancada na altura de uma mesa comum, a qual pode ser suspensa quando fixada no balcão:
Outra possibilidade é encostar uma bancada estreita no balcão:
No projeto abaixo, a bancada se prolonga do rack até o balcão da cozinha, funcionando tanto para refeições rápidas como aparador na sala de estar, integrando os espaços.
Dependendo da configuração dos ambientes é possível elaborar uma bancada ao redor do balcão e utilizá-la como mesa de jantar:
Um balcão para dois ambientes
A utilização de um móvel para dois ambientes é um recurso interessante quando se trata de integração de espaços.
No apartamento abaixo, o balcão percorre toda a parede da cozinha e da sala. Assim, um único móvel serve como bancada de apoio, mesa de jantar e rack, otimizando o espaço.
A mesma ideia de um único móvel foi aplicada nos projetos abaixo:
Balcão aberto na cozinha
Uma das vantagens do balcão aberto na cozinha é a sensação de amplitude, já que não haverá a barreira visual entre os ambientes. Além disso, o balcão vazado utilizado somente como apoio e mesinha para refeições pode ter medidas mais estreitas, permitindo uma melhor circulação em cozinhas compactas. Se você não tiver muitos utensílios para guardar, pode ser uma boa alternativa.
Quer ver mais ideias lindas de como decorar a parede do sofá com quadros? Clique aqui!
O balcão da inspiração abaixo é aberto, porém possui gavetas voltadas para o lado da cozinha:
Se o balcão for mais baixo, pode-se optar por banquinhos que possam ser utilizados na sala quando for receber visitas.
Mesa no lugar do balcão de cozinha
Há algum tempo não era muito comum ver a mesa de jantar no lugar do balcão de cozinha, mas essa opção tem sido cada vez mais utilizada a fim de liberar espaço na área de estar para poder criar outro ambiente, como um home office, por exemplo.
Dependendo do espaço é possível fazer um balcão com armário não muito largo e utilizar uma mesa de jantar ao lado:
Quer ver mais ideias de mesa no lugar do balcão da cozinha ou conjugada a ele? Clique aqui e confira muitas inspirações!
Que tipo de balcão de cozinha você prefere? Espero que tenham gostado das inspirações! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificações de novos posts por e-mail!