A peperômia é uma ótima planta para cultivar dentro de casa! Dentre as espécies da família Piperaceae, a Peperomia scandens, também chamada de como peperômia-filodendro, é uma das mais conhecidas.
Suas lindas e delicadas folhas têm coloração verde-claro com bordas esbranquiçadas e formato de coração. Preferem ambientes com meia-sombra ou luz difusa, pois o sol direto pode queimar suas folhas.
A rega deve ser moderada, a peperômia não gosta de solo encharcado, o que pode levar ao apodrecimento das raízes.
Conforme o crescimento, seus ramos vão ficando pendentes, sendo uma boa opção de planta para colocar em prateleiras, estantes, apoiada em móveis ou mesmo suspensa em algum ambiente da casa. O efeito decorativo é lindo!
Você encontra vasos de peperômia em gardens, no setor de jardinagem de grandes lojas como Leroy Merlin, C&C, Sodimac etc. e até mesmo em alguns supermercados.
Se os ramos ficarem muito compridos, uma poda pode ser necessária. Aproveite os raminhos cortados para fazer mudas de peperômia. É só colocá-los em um frasco com água, mantendo-o na sombra (mas com claridade) até que enraízem, para depois plantá-los em vasos com terra e distribuir mais verdinhos pela casa! 🙂