Organizar panelas de forma prática é um desafio para muitos, especialmente quando o espaço na cozinha é reduzido. Ter fácil acesso a utensílios utilizados com frequência é uma maravilha, não é?
No post de hoje veremos diferentes maneiras e ideias criativas para arrumar as panelas, tampas e frigideiras.
ORGANIZAR PANELAS NOS ARMÁRIOS
Organizar panelas de diferentes tamanhos, modelos e tipos de cabos de forma funcional é possível mesmo com poucos lugares para armazená-las.
Muitas novidades interessantes surgem no mercado para nos auxiliar nessa questão e facilitar o dia a dia. Suportes e organizadores de tampas, frigideiras e panelas são ótimas soluções para otimizar o espaço.
Na imagem abaixo vemos três boas ideias: o armário protegido com um forro para evitar manchas e riscos, organizador de tampas e frigideiras e uma prateleira de pouca profundidade para apoiar panelas. O uso de uma prateleira rasa facilita a visualização e retirada dos utensílios que estão na parte inferior, especialmente se o armário destinado às panelas for próximo ao chão.
Para proteger prateleiras e gavetas podem ser utilizados diferentes tipos de materiais, sendo o papel contact e o forro de PVC um dos mais comuns.
Além dos organizadores, prateleiras aramadas podem ser utilizadas para melhor aproveitamento do armário. Dessa forma, as panelas não precisam ficar empilhadas.
Como vimos nas imagens acima, as frigideiras podem ser organizadas de lado ou na horizontal. Os organizadores facilitam seu acesso.
Dependendo do espaço disponível, é necessário guardar uma panela dentro da outra. Achei bem criativa a ideia de organizar as tampas em uma bandeja, pois esta acaba funcionando como uma gaveta.
No armário abaixo, a prateleira mais rasa foi utilizada para armazenar as tampas das panelas. Antes ficavam amontoadas, olha a diferença com o organizador:
Prateleiras/gavetas aramadas que se encaixam em prateleiras podem ser úteis para guardar pequenas panelas, criando um espaço a mais. As panelas, assim como as frigideiras, também podem ser organizadas de lado.
Esses suportes aramados são ótimos para organizar a cozinha! Clique aqui para ver seus diferentes tipos e usos!
Se você não encontrar um suporte organizador ideal para o tamanho de suas panelas, que tal elaborar um você mesmo? No armário abaixo, por exemplo, foi utilizado papel cartão bem firme. Uma sugestão para maior durabilidade é encapar com contact.
Achei bem interessante os organizadores abaixo, mas só os encontrei em sites do exterior. Uma alternativa é utilizar organizadores de arquivos e revistas.
Uma forma criativa de organizar panelas e frigideiras é pendurá-las em ganchos dentro do armário. Dessa maneira ficam bem fáceis de acessar:
Paneleiros verticais também são boas opções para organizar as panelas:
ORGANIZADORES DE TAMPAS
No mercado existem diferentes tipos e modelos de organizadores de tampas de panela. Os de apoio podem ser utilizados dentro de armários e gavetões, como veremos mais adiante. Antes de comprar, verifique se são compatíveis com suas tampas.
Se você preferir, pode arrumar as tampas em organizadores plásticos específicos para esta finalidade, ou utilizar algum cesto multiuso:
Os modelos que podem ser instalados na lateral interna do armário ou na porta do mesmo são uma forma bacana de aproveitar o espaço:
No caso do organizador na porta, é necessário ter um espaço interno no armário para que as tampas não se choquem com outros utensílios quando fechada.
ORGANIZAR PANELAS EMBAIXO DA PIA
O gabinete da pia também é bastante utilizado para organizar panelas, aproveitando-se a boa profundidade do móvel. Normalmente, este espaço é dividido por uma prateleira, logo abaixo da cuba. Embora um pouco apertada, a parte superior pode ser bem aproveitada.
Uma das sugestões é deixar panelas e tampas menos utilizadas no fundo do armário. Frigideiras podem ser colocadas na frente, pois são baixas e não atrapalham a visão.
Para não riscar panelas e frigideiras com revestimento antiaderente, uma dica é colocar uma folha de papel toalha entre uma e outra se for empilhá-las.
Já no armário abaixo optou-se não utilizar prateleira, facilitando a movimentação e visualização dos itens. Gostei dos ganchos instalados no fundo do armário para as frigideiras e a forma de guardar as panelas de cabeça para baixo.
E olha que legal essa gaveta aramada com contorno para o sifão:
Outra ideia interessante é instalar um gavetão dentro do armário. Desta forma, o acesso às panelas do fundo torna-se mais prático.
ARMÁRIOS COM GAVETAS
Armários com gavetas para organizar panelas podem ser elaborados de acordo com sua necessidade. Estas opções são interessantes também para quem deseja adaptar a ideia em algum armário existente.
Você também encontra opções de gavetas aramadas deslizantes em diferentes medidas:
Nos armários abaixo foram elaborados um único módulo com corrediça ao invés de prateleiras individuais:
GAVETÕES PARA ORGANIZAR PANELAS
Os paneleiros horizontais sob a forma de gavetões são ótimas opções para organizar panelas. Ao contrário dos modelos vistos acima, esses gavetões não têm portas o “escondendo”, já abrem diretamente.
Em gavetões fundos, as próprias tampas das panelas podem servir como base para apoiar outras panelas. Aqui no apê nós temos dois gavetões, no de baixo colocamos as menos utilizadas. Meu marido, que é bem alto, gostou bastante desse tipo de móvel, pois não precisa ficar agachando para pegar as panelas.
Dentro do gavetão abaixo também foi elaborado um espaço para guardar as tampas das panelas, achei bem legal:
Uma outra maneira de organizar as tampas é fazer uma divisória dentro do gavetão. Como algumas não são utilizadas frequentemente, podem ser guardadas no fundo do móvel.
Alguns organizadores de tampas podem ser instalados nas laterais internas do gavetão:
Alguns gavetões aramados já vêm com divisória para tampas:
Uma forma criativa de fazer uma divisória para as tampas é utilizando aquelas barras/bastões extensíveis. Falando nisso, já viu o post sobre essas barras? Têm mil e uma utilidades, confira aqui!
PANELAS EXPOSTAS NA COZINHA
As panelas também podem ser organizadas fora dos armários e gavetões. Muitas pessoas optam por deixá-las expostas, estando sempre à mão. Estantes aramadas e mesas balcões são bastante utilizadas para este propósito, além de serem super versáteis.
Até as laterais da estante aramada podem ser utilizadas para pendurar panelas e frigideiras:
O carrinho abaixo serve como bancada de apoio, para organizar as panelas e utensílios e ainda possui barras para pendurar pano de prato e outros itens. Esse modelo é vendido no exterior, mas por aqui encontram-se algumas opções semelhantes.
Se você não tem espaço para um móvel de chão, veja se tem alguma parede disponível. Paneleiros de parede e prateleiras são outras opções para organizar as panelas fora do armário. No mercado encontram-se diversos modelos e tamanhos de paneleiros, feitos de diferentes tipos de materiais.
O paneleiro abaixo é bem compacto, feito de madeira. Rola até um faça você mesmo, não é?
Falando em DIY, veja mais duas inspirações de paneleiros de madeira que podem ser reproduzidos:
Prateleiras de madeira, aramadas e de aço inox também servem bem a essa função. Além de permitir que as panelas sejam nela apoiadas, pode-se ainda adicionar ganchos para suspendê-las.
Barras de utensílios também podem ser utilizadas para pendurar panelas e frigideiras. Algumas pessoas optam por deixar fora do armário aquelas mais utilizadas no dia a dia.
Ao invés da barra de utensílios, os ganchos podem ser presos em painéis do tipo pallet ou então diretamente na parede:
As placas perfuradas, também conhecidas como pegboard, são super versáteis na organização de vários ambientes da casa. Na cozinha podem ser utilizadas para pendurar as panelas e utensílios. Sua vantagem é permitir a movimentação dos utensílios facilmente, além da possibilidade de instalar suportes:
Outra opção semelhante é a tela aramada, também encontrada nas lojas como memory board. Era muito utilizada em home office e quartos para colocar anotações e fotos, mas rapidamente seu potencial na organização da casa foi descoberto.
Também existem os tradicionais e charmosos paneleiros de teto, muito utilizados em casas de roça, mas que tem sido cada vez mais incorporados aos lares da cidade.
Se você não tiver muitas panelas para pendurar, pode investir em paneleiros de teto bem compactos. Se não encontrar no mercado, que tal partir para o “faça você mesmo”?
E chegamos ao fim desse post. Espero que tenha contribuído com alguma ideia que você possa colocar em prática aí na sua casa! 🙂
Quer ver mais sugestões criativas para organizar a cozinha? Clique aqui para conferir!