Lírio-da-paz! Está aí uma linda planta para se cultivar dentro de casa! Se você não tem muita experiência com plantas, aposte nessa espécie. Além de ser fácil de cuidar, sobrevive até mesmo em locais pouco iluminados.
Em locais com pouca luz, o lírio-da-paz se desenvolve mais lentamente e não floresce. Para tal, é necessário uma maior luminosidade natural, então locais próximos à janelas são mais recomendados. Porém, fique atento! O lírio-da-paz não tolera raios de sol direto em suas folhas, que podem ficar queimadas.
Mas mesmo sem flores, as folhagens do lírio-da-paz marcam presença na decoração. Eu tenho um vasinho já há alguns anos na mureta da minha cozinha. Como ele fica longe das janelas, não recebe muita luminosidade, logo, nunca floresceu. Mas gosto muito de suas folhas alongadas e brilhantes.
O lírio-da-paz é nativo das florestas tropicais, portanto gosta de terra úmida, mas não encharcada. Ele costuma indicar quando algo não vai bem. Se há excesso de umidade, as folhas começam a ficar amareladas. Já quando falta água, suas folhas murcham, ficando caídas. Basta regá-la abundantemente para que se ergam novamente.
Outro alerta são as pontas das folhas queimadas/marrons. Isso pode ser um sinal de falta de nutrientes ou de ar muito seco. Para contornar a situação, adube com composto orgânico (regando depois) e borrife água nas folhas com uma boa frequência em épocas de baixa umidade do ar.
Um vaso de lírio-da-paz fica bem em qualquer ambiente da casa. Em suportes para vaso ganham destaque na decoração.
É uma boa opção de planta para ser apoiada em móveis como buffets e aparadores, pois suas longas folhas dão altura e volume à decoração.
Se você gosta de ter plantas no quarto, o lírio-da-paz pode ser uma boa escolha, pois é considerado um purificador de ar. Alguns estudos indicam que essa espécie absorve substâncias nocivas que podem estar presentes no ar, como benzeno, formaldeído, tolueno, xileno e monóxido de carbono.
No banheiro, essa espécie também costuma se adaptar, já que consegue sobreviver em ambientes pouco iluminados, além de absorver a umidade do ar.
Os vasos de lírio-da-paz também ficam lindos como centros de mesa na sala de jantar e estar.
Vasos grandes de lírio-da-paz são boas opções para aquele espaço da casa que parece que falta algo, sabe?
E que tal preencher uma parede com lírios-da-paz? Olha como ficam lindos em vasos suspensos:
O lírio-da-paz também é uma ótima espécie para ser cultivada no home office:
Espero que tenham gostado do post e até o próximo!
Quantas vezes posso molhar o lírio?
Olá, Sara!
Em épocas muito quentes rego um pouco todos os dias. No geral dia sim/dia não ou a cada dois dias, com quantidade suficiente para manter a terra úmida, sem encharcar.