Outro dia vi um coco seco no mercado e resolvi trazer para casa. Eu adoro coco, tanto a água quanto sua polpa e fazia um bom tempo que não o consumia.
Que delícia! Após matar a saudade do coco, fiquei pensando em aproveitar a casca como vasinho. Tenho uma mini orquídea que precisava de um espaço maior, então ela foi a escolhida para ganhar uma nova “casinha”.
A casca do coco não estava cortada certinho pela metade, mas eu gostei dessa abertura assimétrica, então a mantivemos assim. Deixei uns dias na varanda para secar por dentro.
Na verdade, foi tudo bem simples. Só fizemos três furos na casca do coco, passamos o fio de sisal e então replantamos a orquídea.
Optamos por não fazer furo na parte de baixo para drenagem de água, então colocamos casca de pinus no fundo.
E aí foi só pendurar no local desejado:
A orquídea ganhou um novo vaso e também mudou de ambiente, mas isso é assunto para um outro post! 🙂 Espero que ela se adapte a essas novas mudanças.
MAIS IDEIAS PARA APROVEITAR A CASCA DE COCO
Nós deixamos nosso vasinho com um toque rústico não removendo as fibras do coco, mas se você desejar, pode deixar a casca lisinha e ainda personalizá-la de diferentes formas!
Uma ideia é pintar a casca com tinta acrílica. Para fazer pinturas geométricas, cole fitas adesivas no formato desejado, pinte o local e após secar, remova-as com cuidado. Detalhes podem ser adicionados no cordão, como bolinhas de madeira, miçangas, entre outros materiais.
Cactos e suculentas são boas opções para plantar no vasinho de casca de coco e ficam um charme.
Nos vasinhos abaixo foram feitos furos por toda a circunferência do coco para passar uma fita/cordão decorativo:
Você também pode pendurar o vaso de coco com suporte feito de macramê, dessa forma não é necessário furar a casca:
Leia mais: 10 lindas ideias para decorar a casa com macramê!
E que tal suspender mais de um vasinho? Dá uma olhada no trio abaixo, que bacana:
As cascas de coco também podem ser utilizadas como cachepô:
E veja que lindo esse conjunto de vasinhos com casca de coco:
Outra opção é fixar a casca de coco diretamente na parede ou elaborar um suporte de madeira:
Se você desejar pode utilizar o vaso apoiado em algum móvel, fica muito bonito:
O coco verde também pode ser aproveitado para fazer vasos. Para dar brilho e ajudar a conservar a casca, pode-se passar verniz geral sobre a superfície externa ou simplesmente deixar o tempo ir transformando suas cores naturalmente.
Além de vasos, pode-se utilizar a casca de coco para criar variados itens como bowls para organizar chaves, bijuterias etc. ou mesmo para servir alimentos.
E olha que bacana essas saboneteiras feitas com a casca de coco:
A casca do coco também pode ser utilizada como recipiente para velas. O visual é lindo, mas deve-se tomar muito cuidado, não deixando-as sozinhas e apagando-as logo após o uso.
Adorei o design do porta velas abaixo, mas utilizaria somente com velas de LED rs. Deve fazer um efeito bacana no escuro.
Outra ideia simples e linda é utilizar a casca do coco para elaborar casinhas e comedouros para passarinhos:
E para finalizar, vou deixar algumas dicas que vi para preparar o coco seco para os artesanatos.
Para abrir o coco em uma linha reta, faça uma marcação com uma canetinha e utilize uma serrinha para cortá-lo:
Se você não quiser um corte certinho, pode dar marteladas ao longo da marcação, por toda a circunferência, até que o coco se parta:
Para remover a polpa, faça cortes com faca e utilize uma colher para auxiliar. Li que esquentar o coco no micro-ondas por um ou dois minutos facilita o processo, porém há o risco da casca rachar.
Para deixar a casca lisinha, remova as fibras da parte externa com uma esponja de aço ou uma faca e depois passe uma lixa por toda a casca (dentro, fora e borda). Após lixar, utilize um pano para remover o pó.
Para utilizar a casca como uma tigela para alimentos, aplique óleo de coco por toda a casca, três vezes, durante três dias, para selá-la (fonte).
Espero que tenham gostado das ideias e até o próximo post! 🙂