Mobiliar um quarto pequeno para duas crianças talvez seja um desafio dependendo do quão reduzida seja a metragem e a configuração do cômodo, mas com algumas ideias interessantes é possível montar um quarto com espaço otimizado, aconchegante e organizado.
A partir da disposição das camas no ambiente, outros móveis vão se encaixando de acordo com a necessidade de cada família. Confira as dicas a seguir!
DUAS CAMAS NO CHÃO
Em quartos pequenos, quando duas camas são dispostas no chão, acaba não sobrando muito espaço para outros móveis. Uma solução é utilizar móveis aéreos, como armários basculantes, nichos e prateleiras.
Para poupar espaço, uma meia pintura na parede pode simular as cabeceiras. Achei bacana no quarto abaixo a pintura que se prolonga na parede ao lado, essa continuidade leva à sensação de um ambiente mais comprido.
As prateleiras neste quarto preenchem a parede da cabeceira e seguem para a parede lateral. Os livros e brinquedos são ali organizados servindo também como decoração.
Uma das vantagens de utilizar camas comuns é a possibilidade de optar pelas camas box com baú ou com gavetas que, assim como os móveis aéreos, podem guardar roupas de cama, materiais escolares e/ou brinquedos.
Leia mais: Ideias para organizar brinquedos
No quarto abaixo, a televisão foi colocada com um suporte no teto, uma maneira de instalá-la caso não haja um bom espaço na parede.
Em ambientes pequenos é importante não exagerar na quantidade de móveis para não sobrecarregá-los.
Dependendo das metragens e configuração do quarto, é possível elaborar um armário entre as camas, aproveitando também o espaço acima delas.
Dependendo das medidas do quarto, também pode-se dispor as camas em “L”, uma maneira de aproveitar melhor o espaço.
Uma outra visão deste quarto com o guarda-roupa também em L e estante rasa na parede atrás da porta para organizar brinquedos.
Outra opção que pode melhorar a circulação no quarto são as bicamas. No mercado existem variados modelos, para diferentes idades.
No quarto a seguir, foi elaborada uma bicama com um andar para que as crianças possam brincar.
Achei interessante a bicama abaixo que possui pés mais altos com rodízios. Assim, as duas camas ficam elevadas.
Com os apartamentos cada vez mais reduzidos, algumas empresas têm criado móveis multifuncionais que otimizam o espaço. No quarto a seguir podemos ver uma espécie de estante-baú, cujo tampo quando aberto se transforma em mesa de estudo.
As camas dobráveis entram como outra opção para quartos pequenos. No exemplo abaixo, sua base também funciona como um aparador. Quando as camas são fechadas, liberam um bom espaço no cômodo.
BELICHE COM CAMAS PARALELAS
Em um quarto pequeno para duas crianças, o beliche é comumente utilizado para poupar espaço. Existem diversos modelos, o que veremos agora é o beliche que tem as camas posicionadas paralelamente entre si.
O quarto a seguir possui um bom aproveitamento do ambiente com nichos, armários aéreos e uma mesa dobrável, ótima opção para espaços reduzidos.
Veja também: Mesa dobrável – Ideias para pequenos espaços
Com o uso do beliche, o quarto pode receber outros móveis como uma boa mesa de estudos, uma cômoda ou mesmo mais espaço para brincar!
Beliches com gavetas ou nichos são ótimas opções para quartos pequenos!
No quarto a seguir foi possível instalar um móvel com nichos ao lado do beliche. Também podemos ver uma mesinha dobrável abaixo da janela.
No beliche a seguir, a escada localizada na ponta do mesmo não atrapalha a passagem da cama de baixo:
Falando em escada do beliche, caso ela esteja atrapalhando o projeto do quarto ou perceba que vá prejudicar a rotina, uma sugestão é elaborar um modelo removível. No quarto abaixo, a escada quando não está em uso fica guardada atrás da porta.
BELICHE COM CAMAS DESALINHADAS
Outra opção, dependendo da configuração do quarto, são os beliches com camas desalinhadas, cujo vão sob a cama suspensa pode ser utilizado para instalar uma mesa de estudos, por exemplo.
No quarto abaixo, com o uso do beliche foi possível instalar um guarda-roupa de bom tamanho e uma mesinha de estudos:
Dependendo da configuração do quarto é possível encaixar até duas mesinhas de estudo, como podemos ver nas duas imagens a seguir.
No quarto abaixo, também foi aproveitada a linearidade do cômodo, mantendo-se de um lado o beliche e o local de estudos e do outro, um grande guarda-roupas com nichos embutidos.
Em quartos pequenos, móveis sob medida fazem a diferença! Aproveite para criar espaços de armazenamento como as gavetas sob a cama inferior e gaveta na mesa de estudos, vistos na inspiração abaixo.
BELICHE COM CAMAS NA PERPENDICULAR
As camas do beliche também podem ser dispostas perpendicularmente.
Caso o guarda-roupa fique próximo à entrada do quarto, veja a possibilidade de elaborar um armário acima da porta, uma forma de aproveitar bem o espaço!
No beliche abaixo, sob a cama suspensa foi instalada uma cômoda, a qual guarda uma surpresa: uma mesinha escondida! Uma solução criativa para um quarto de 6m².
Nichos e prateleiras ajudam a organizar brinquedos e livros sem pesar no ambiente.
OUTRA DISPOSIÇÃO DAS CAMAS
Neste quarto, uma das camas foi mantida no chão e a outra foi suspensa do outro lado do quarto, uma outra opção aos beliches para ter camas separadas e com bom aproveitamento do espaço.
Leia também: Decorando com brinquedos – Muitas ideias criativas!
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificação de novos posts por e-mail!
Obrigado pelas dicas. Conteúdo maravilhoso!
Olá, Cláudia!
Obrigada, fiquei muito feliz que gostou!