Ícone do site Viajando no Apê

Comidinhas para o Natal

Para o post de hoje trouxe algumas ideias de comidinhas para fazer no Natal. São opções simples, mas que com alguns detalhes tornam-se pratos lindos que decoram a mesa e abrem o apetite.

A salada de folhas abaixo ganhou formato de árvore de Natal. Foram utilizadas as folhas do meio de uma cabeça de alface romana, que são menores, mas outra opção são as baby leaf. Tomates-cereja dão o toque alegre simulando bolinhas natalinas e pedacinhos de cebola roxa, queijo, avocado, castanhas picadas etc. complementam a decoração e o sabor dessa linda e elegante salada.

Ah! Para a estrela na ponta e os presentinhos você pode usar pimentão. As fitas dos embrulhos foram feitas com tirinhas de queijo.

Imagem via

Outra salada no formato de árvore de Natal, mas agora com brócolis ninja e couve-flor. Para o tronco podem ser utilizados aqueles palitinhos salgados Stiksy ou aproveitar o talo do brócolis. Para a estrela na ponta foi utilizado pimentão em tiras. Eu já montei uma salada assim uma vez e fez sucesso, deixou a mesa bem divertida!

Imagem via

A salada também pode ser servida sob a forma de guirlanda. Utilize folhas de cores diferentes para dar um contraste bonito e adicione os complementos que desejar. Para o toque vermelho desta salada foram polvilhadas sementes de romã. Acomode o molho no centro da travessa e pronto!

Imagem via

Uma guirlanda com vegetais como brócolis e vagens também fica linda! Finalize com alguns tomates-cereja para fazer os enfeites.

Imagem via

A salada caprese é outra opção que pode ser apresentada como guirlanda. Para o prato ficar mais harmônico, procure utilizar tomates-cereja ou grape de tamanho aproximado ao das bolinhas de muçarela de búfala. Tempere-os com azeite, sal, ervas finas, sal e pimenta e acomode-os na travessa. Finalize com folhas de manjericão picadas e algumas inteiras ao redor para decorar. Essa salada combina com uma redução de vinagre balsâmico.

Imagem via

As guirlandas feitas com queijos e frios também ficam maravilhosas! Nesta abaixo foram utilizados somente queijos em cubos e azeitonas. O toque final ficou por conta dos ramos de alecrim dispostos ao redor e da fita feita com duas tiras de pimentão vermelho.

Imagem via

Para essa próxima guirlanda foram feitos espetinhos com queijo, salame, tomatinho, azeitona, pedaços de pimenta e folha de manjericão. Raminhos de alecrim dispostos entre os itens decoram essa tábua de frios natalina.

Imagem via

A tábua de queijos no formato de árvore de Natal também fica linda! Intercale os cubos de queijo com uvas e adicione raminhos de tomilho para dar um charme a mais.

Imagem via Pinterest

Outros tipos de aperitivos podem ser montados de forma criativa, como essa pinha a seguir, praticamente uma escultura comestível, não é? Para o “recheio” foi utilizado cream cheese, que você pode temperar como desejar. Após modelar o cream cheese no formato de pinha, amêndoas foram dispostas por toda a superfície, pressionando a parte arredondada na massa e deixando a ponta levemente inclinada. A pinha foi coberta e mantida na geladeira até o momento de servir. Ramos de ervas frescas como tomilho e alecrim são ótimos para decorar o prato.

Imagem via

O cream cheese também pode ser modelado no formato de árvore de Natal e decorado com azeitonas de diferentes cores, pedaços de tomate seco e raminhos de alecrim, fica muito bonito.

Imagem via

Essa guirlanda foi feita com bolinhas de pão assadas ao redor de um queijo brie colocado no centro. Além de ter uma ótima apresentação, parece ser uma delícia!

Imagem via

E que tal essa árvore de Natal abaixo, feita com massa folhada? Para montá-la, você pode utilizar massa folhada laminada, encontrada na parte de produtos congelados nos supermercados. Corte um pedaço de papel manteiga de forma a cobrir o fundo da assadeira a ser utilizada. Adicione a lâmina da massa folhada, corte-a no formato de triângulo, espalhe o recheio e coloque outro corte triangular do mesmo tamanho sobre o recheio.

Clique aqui se quiser ver mais detalhes dessa receita.

Utilizando um cortador de pizza ou uma faca, faça cortes horizontais nas bordas da árvore, para simular os galhos, mas deixando um espaço no centro para o “tronco”. Depois é só ir torcendo cada fatia. Como as fatias superiores são mais curtas, faça apenas uma meia-torção. Já para as fatias da base podem ser feitas de duas a três torções completas (dependendo do tamanho de árvore que você for fazer).

Pincele gema de ovo misturada com um pouco de água e asse em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 15 a 20 minutos ou até que a massa esteja dourada e crocante.

Para o recheio dessa árvore foi utilizado cream cheese temperado com alho e cebola em pó, pimenta do reino e espinafre cozido/refogado rapidamente (esprema bem depois para remover o excesso de água). Bata tudo num mixer e adicione queijo parmesão e cheddar ou muçarela picados. Se desejar, na hora de espalhar o recheio, salpique mais um pouco de queijo sobre o mesmo antes de “fechar” a árvore.

Essa árvore de Natal também pode ser feita com recheio doce, como Nutella, por exemplo.

Imagem via

Ou então em outro formato, olha que linda essa abaixo, lembra uma estrela ou aquela flor natalina.

Imagem via

Já que estamos falando sobre doce, vamos então às sobremesas para fazer no Natal! Nesta seção gostosura também temos ideias fáceis que se transformam com um toque decorativo.

Olha essa ideia para decorar pedaços de brownie com chapéu de Papai Noel. Basta morango e chantilly. Uma fofura!

Imagem via

Um bolinho simples também pode ganhar outra cara com essas simpáticas árvores de Natal feitas com pasta americana na cor verde. Modele um pedaço de pasta no formato de pinheiro e afinque um pedaço de palito de salgadinho (Stiksy) ou palito de churrasco (só não esqueça de avisar as pessoas) na base da árvore. Utilize uma tesoura e faça pequenos picotes por toda a superfície para simular os galhos. Depois é só fixar os pinheirinhos no topo do bolo.

Imagem via

Sobremesas com frutas vermelhas são a cara do Natal, não é? Em recipientes de vidro transparentes as cores se sobressaem deixando um visual lindo. Essa delícia abaixo se chama Trifle, um pavê inglês que pode ser feito com pedaços de bolo comum fofinho ou biscoito champanhe. Veja uma receita aqui.

Imagem via

Outra opção bem bonita é a gelatina com pedaços de morango, servida em taças com um macaron ou suspiro coberto com creme de sua preferência. Aqui tem uma receita de mousse de leite de ninho que pode ser usado como cobertura.

Imagem via

E que tal uma pizza de frutas? Sabe aquele tipo de apresentação em que a expressão “comer com os olhos” faz todo o sentido? Todas as sobremesas que levam frutas chamam muito a minha atenção, são minhas favoritas! Vocês gostam?

Você encontra a receita aqui. Está em inglês, mas o Google Tradutor dá uma ajudinha!

Você também pode fazer pizza de brownie! Escolha um creme para a cobertura e divirta-se na decoração com frutas.

Imagem via

Hummm… fiquei com vontade de fazer várias dessas delícias! Espero que tenham se inspirado também. Até o próximo post!


Mais posts relacionados ao Natal:

10 embrulhos de presente criativos

Árvore de Natal na parede: ideias lindas e criativas!

Sair da versão mobile