Há quem diga que as cortinas vestem a casa. Além de proporcionar o conforto visual com o bloqueio parcial ou total da luminosidade, garantir privacidade aos moradores e proteger os móveis da incidência solar, as cortinas podem deixar os ambientes mais aconchegantes.
Existem diferentes modelos de cortina para a sala de estar, que contam com variados tipos de tecido e estilos de prega. Outro fator que deve ser decidido é como a cortina será instalada.
TIPOS DE INSTALAÇÃO DE CORTINA
Atualmente, os tipos de suportes mais utilizados para instalar cortinas são o varão e o trilho suíço. Ambos podem ficar expostos ou escondidos no cortineiro embutido (no vão do rebaixamento de gesso) ou no cortineiro sobreposto (com ou sem sanca de gesso).
No mercado há uma variedade grande de cores de modelos de ponteira para varão de cortina, os quais podem ser escolhidos de acordo com a decoração do ambiente.
Caso opte pelo varão, a cortina pode ser suspensa com ilhoses, passantes de tecido, argolas etc.
Os trilhos suíços são, geralmente, fixados no teto. As peças de encaixe são costuradas nas cortina e são fáceis de colocar, basta empurrá-las no vão dos trilhos.
TIPOS DE PREGA PARA CORTINA
A prega é o acabamento da cortina e cada tipo produz um efeito diferente ao ambiente. Os tipos de pregas para cortina mais comuns atualmente são:
Prega wave
As ondulações da prega wave transmitem a sensação de volume e movimento.
Prega macho
As cortinas com prega macho proporcionam um caimento reto e elegante.
Prega americana
Neste modelo, a parte superior da cortina possui detalhe feito com três pregas agrupadas. Cortinas com prega americana geralmente são utilizadas com forro para proporcionar um melhor caimento e volume.
CORES E TECIDOS PARA CORTINA
As cortinas de cores neutras, como branco, creme/bege, tons amarronzados e cinza são uma das mais escolhidas por combinarem facilmente com a decoração, mas nada impede o uso de outras cores.
Existe também uma grande variedade de tecidos que podem ser utilizados para a cortina como voil, algodão, linho, oxford etc. A escolha vai depender de suas necessidades e gosto pessoal.
Aqui no apê nós optamos por uma cortina de voil, pois gosto de claridade natural. É um tecido bem fino e quase transparente. Adoro essa leveza que traz ao ambiente. Acabou sendo uma ótima escolha, pois com o tempo nosso lar foi se transformando em uma pequena selva, cultivamos muitas plantas na sala e assim podemos deixar a cortina fechada, garantindo a privacidade e ainda manter a luminosidade. Para bloquear um pouco mais a entrada de luz quando vamos assistir televisão, instalamos também uma persiana romana. Clique aqui para conferir o conjunto de cortina voil e persiana na sala.
Assim, é comum a instalação de uma cortina com tecido mais fino, que permita uma maior luminosidade, juntamente a um forro que bloqueie mais a luz. O tecido blackout, por exemplo, bloqueia totalmente a entrada de luz.
INSPIRAÇÕES DE CORTINA PARA SALA DE ESTAR
Os trilhos suíços normalmente são instalados em cortineiros, mas também ficam bem à mostra, já que são bem discretos. A cortina branca combina com praticamente tudo, então pode ser uma boa escolha para quem gosta de sempre mudar as cores dos objetos decorativos da sala, como tapete, capas de almofadas, vasos, quadros etc.
Se você pretende colocar uma cortina de ponta a ponta e for instalar uma prateleira/nicho ou algum móvel como rack na parede adjacente, não esqueça de deixar um espaço para a cortina. Parece bobagem alertar, mas são tantas coisas a se pensar quando estamos montando um lar que os pequenos detalhes podem passar despercebidos.
O cortineiro embutido no rebaixamento de gesso, na sanca ou escondido em uma moldura no teto confere um efeito bem bacana ao ambiente, a cortina parece cair do teto. Na sala a seguir, também podemos notar que a porta da varanda está localizada no meio da parede, mas a cortina preenche a parede toda. Nós também fizemos isso e tivemos a impressão de que a cortina de ponta a ponta “alongou” o ambiente.
Na sala abaixo, o teto não foi rebaixado e também não foi utilizada sanca. O trilho da cortina fica escondido atrás de uma moldura de gesso.
A cortina também pode ser delimitada à área da janela ou porta da varanda, como nos exemplos abaixo:
A seguir, temos exemplos de salas com duas cortinas, uma com tecido mais leve, que permite maior entrada de luz e outra com tecido mais escuro para diminuir a claridade.
As cortinas cinzas ficam muito bem em ambientes com decoração moderna, dá uma olhada:
A cortina também pode ser o destaque da decoração, veja essa na cor preta:
Vimos bastante modelos de cortinas com trilho suíço, mas as cortinas com varão também são bastante utilizadas.
Espero ter contribuído com as inspirações! Até o próximo post! 🙂