Bowl, tigela, cumbuca, vasilha, saladeira… não importa a denominação, a proposta é dar novos usos para este utensílio fora da cozinha. Dê uma olhada se existe algum aí parado no armário, mas devo alertar… Caso não tenha, é possível que surja até vontade de ir atrás de um só para colocar alguma ideia em prática! 😉
Veja que coisas bacanas podem ser feitas com um bowl e uma pitada de criatividade!
1. LUMINÁRIAS
Eu simplesmente adoro os projetos de luminárias no estilo “faça você mesmo/DIY”. Com os materiais mais improváveis podemos elaborar itens únicos para nossa casa. Além de muitas vezes economizarmos uma graninha, há uma enorme satisfação em termos algo produzido por nós, não é?
Olha que estilosa essa luminária pendente feita com um bowl! Para conseguir esse toque vintage você pode pintar o bowl e o fio com tinta bronze ou latão antigo, por exemplo, e utilizar um soquete retrô. A lâmpada grande aparecendo confere o charme final à peça. Utilize uma furadeira com serra copo para fazer o furo no bowl e passar o soquete.
As luminárias abaixo também nem parecem ter sido feitas com tigelas. Um procedimento simples com um resultado bem legal. Tinta spray faz transformações surpreendentes! A cor preta fosca confere um detalhe industrial ao pendente.
Se você adicionar à tigela uma grade traseira de ventilador, a luminária pode ganhar uma cara industrial retrô, veja só:
E quando as luminárias são verdadeiras obras de arte? Esse trio de pendentes na sala de jantar parecem custar bem caro, mas foram feitos com bowls de diferentes tamanhos e pires. Fantástico, não?
Para uma decoração econômica nem sempre é necessário desistir dos itens de nossa lista de desejos. Com criatividade é possível recriar algum produto com materiais semelhantes pela metade do preço ou até menos.
Foi o caso da luminária delicada e clean abaixo, que ficou muito parecida com a original e foi feita com uma tigela de vidro. Para o detalhe em madeira, a autora do projeto utilizou um pé torneado (para sofá/poltrona). No Youtube você encontra tutoriais ensinando a furar vidro. Se o bowl for usado e estiver muito riscado, pode ser que os riscos fiquem evidentes quando a lâmpada for acesa, faça um teste antes de iniciar o projeto.
Um bowl de madeira ou bambu também pode originar uma luminária muito bonita. Materiais que remetem à natureza trazem aconchego e estão sendo bastante utilizados na decoração.
Bowls de madeira costumam ser meio carinhos, talvez não dê coragem de transformá-lo em luminária, mas saiba que se um dia ele rachar ou quebrar, ainda poderá ser reutilizado para fazer um pendente bem maneiro!
Precisando de uma luminária de mesa? Essa abaixo, feita com um bowl e um vaso para a base, foi inspirada em um modelo vintage, lá dos anos 70, sendo uma opção interessante para decorar um buffet ou aparador. Achei o design bem elegante!
Confira também: Faça você mesmo: enfeites fáceis para decorar o rack, aparador ou buffet
Uma ideia de luminária de chão não poderia faltar! Com um tigela grande e uma base de madeira você pode criar um modelo simples e moderno para sua sala de estar.
Atenção: se os bowls/tigelas utilizados forem de plástico, certifique-se de utilizar apenas lâmpadas LED.
Confira também: Luminárias criativas: Faça você mesmo!
2. VASOS OU CACHEPÔS
Quem curte cultivar plantas sabe que um vaso ou cachepô (cachepô é aquele “vaso” que esconde vasos feiosos) diferente pode pesar um pouco no bolso. Uma solução é transformar tigelas em lindos recipientes para suas plantas! Caso você utilize a vasilha como vaso e não possa fazer um furo de escoamento, é necessário fazer uma camada com pedrinhas ou argila expandida no fundo para abrigar a água que por ventura estiver em excesso, já que não haverá furo para escoá-la. É só ter cuidado para não regar muito, bastando manter a terra úmida.
Na inspiração abaixo, uma tigela branca simples ganhou um jardim de suculentas e virou um maravilhoso centro de mesa.
Até mesmo uma tigela de vidro antiga pode ter seu potencial como vaso. Achei demais as cores das plantas utilizadas, combinaram super bem com o bowl de vidro azul.
Leia também: Plantas de cores lindas para sua casa!
Nos bowls abaixo foram instalados pés palito, conferindo originalidade aos vasos!
Para dar um tcham a mais para seus vasos de mesa, você também pode combinar o bowl com algum tipo de base, como um cesta ou fruteira aramada, por exemplo. O novo vaso se transforma em um moderno item decorativo.
Quem sabe até uma armação para cúpula de abajur pode virar base para seu futuro e original vaso! Peças mais altas são ótimas para montar uma composição bacana com objetos decorativos menores.
Adicionar pezinhos ao bowl é uma forma simples de agregar valor à peça. Você encontra estes produtos em lojas de artesanato, mas a criatividade pode entrar em jogo novamente. Para o vaso de mesa abaixo foram utilizados suportes cônicos para anéis como pezinhos, os quais foram colados na base da tigela.
Um copo de vidro de boca larga entra como outra opção para fazer uma base alta para seu vaso. Mesmo que a tigela não seja de vidro, com a pintura as duas peças acabam parecendo ser do mesmo material. Depois é só colar o bowl no fundo do copo. A pintura gradiente deixou o vaso bem estiloso, reparem que a tinta azul sobe um pouco do copo para a tigela, conectando-os.
Caso você não tenha nenhuma peça diferente para utilizar como base do vaso, uma sugestão é colar uma outra tigela menor embaixo. O conjunto feito com peças de cerâmica fica muito bonito, dá uma olhada!
Vasos feitos com dois bowls de mesmo tamanho surpreendem da mesma forma, valorizando ainda mais as plantas e a decoração.
Tigelas de materiais diferentes também podem dar match! O vaso a seguir foi feito com um bowl de madeira, utilizado como base, e um maior, de vidro incolor. O charme ficou por conta da terra à vista.
E que tal uma linda torre de suculentas feita com três tigelas? A autora do projeto utilizou copos incolores como base para cada andar. A terra e plantas foram dispostas ao redor dos copos, os quais ficaram escondidos.
Leia também: Suportes para vasos – Faça Você Mesmo | DIY
Caso opte por suspender os vasos, uma opção é fazer furos na borda dos bowls para encaixar o suporte. Você pode elaborá-lo com correntes e argolas ou mini mosquetão e ganchinhos instalados no teto.
Para uma bonita composição, mantenha-os em alturas diferentes. Ficam ótimos em um cantinho perto da janela para que as plantas recebam claridade.
Outra opção é suspender os vasos utilizando a técnica do macramê, que utiliza nós para criar uma trama. O resultado fica muito charmoso! As tigelas abaixo foram suspensas na parede com fio de sisal, conferindo um toque rústico à composição.
Veja também: Macramê: 10 ideias lindas para decorar a casa!
3. CUBAS PARA BANHEIRO
E as tigelas podem até se transformar em uma cuba super econômica para o banheiro! Está com orçamento apertado? Dá uma olhada nessas ideias de cubas de apoio feitas com vasilhas de diferentes formatos:
No banheiro abaixo foi utilizada uma tigela de inox como cuba. O resultado ficou bem moderno!
A autora do projeto a seguir utilizou um bowl de madeira e o revestiu com algumas camadas de cimento.
4. ORGANIZADORES
Os bowls também são ótimos para organizar vários ambientes da casa. Em gavetas da penteadeira podem agrupar anéis, brincos e pulseiras, por exemplo.
Se você preferir, pode unir o útil ao agradável e organizar as bijuterias e acessórios em uma torre feita com tigelas, super decorativa. Para fazer os suportes dos andares foi utilizado um castiçal de madeira escura, cortado em dois pedaços, os quais foram pintados com tinta spray branca. Para criar esse efeito de pátina provençal, algumas partes dos suportes foram lixadas para mostrar a cor escura original da madeira. Depois é só colar os bowls.
Abaixo, um organizador de bijuterias menor, também feito com um castiçal (de ponta cabeça) e dois bowls.
Confira também: Penteadeira no quarto de casal
5. COMEDOURO E BANHEIRA PARA PÁSSAROS
Uma ideia muito fofa para reutilizar bowls é elaborar comedouros e banheiras/bebedouros para pássaros.
Com uma barra roscada, porcas, arruelas, uma tigela e um pratinho você pode fazer um lindo comedouro para os passarinhos.
Dá até para fazer um alimentador de dois andares!
No projeto a seguir, foi criado um alimentador com reservatório para as sementes que as libera aos poucos conforme vão acabando na tigela. Para este compartimento você pode reutilizar um frasco que tenha tampa de rosca.
Leia também: Reutilização: ideias para decorar e organizar!
Com criatividade podemos transformar um item simples em algo totalmente diferente e com outras utilidades. Espero que tenham gostado das ideias e até o próximo post! 🙂