Para muitos, a varanda se tornou um cantinho precioso nesses tempos que estamos vivendo. Olhando da janela daqui do apê pude reparar que algumas sacadas dos prédios ao redor foram aos poucos se transformando em um espaço mais aproveitado do que antes.
Nós mesmos estamos pensando em fazer algumas mudanças em nossa varanda. Atualmente, a utilizamos para cultivar plantas, mas gostaríamos de poder desfrutá-la melhor.
Se você também deseja passar mais tempo em sua varanda, veja algumas dicas para deixá-la mais aconchegante e quem sabe, promovê-la ao posto de lugar preferido da casa! 🙂
Para apreciar os pequenos momentos do dia…
Um banco simples de madeira com almofadas e um painel ripado ou prateleiras para apoiar ou suspender vasos são sugestões para criar um cantinho gostoso na varanda. Reparem na mesinha dobrável de parede, uma ótima opção para poupar espaço e facilitar a limpeza do local. E claro, para dispor as delícias do café da manhã ou chá da tarde!
Que delícia receber o solzinho da manhã e começar o dia energizado. A varanda também pode ser bem aproveitada pelos bichinhos, veja os gatinhos curtindo essa vibe boa!
As plantas são elementos que trazem vida e frescor à varanda. Adicionar um pouquinho de natureza à nossa casa beneficia a saúde também. A jardinagem pode contribuir ao bem-estar aliviando as tensões do dia a dia, uma verdadeira “plantaterapia”.
Não importa o tamanho, veja essa pequena varanda… tão graciosa e convidativa! As flores alegram e enfeitam o ambiente.
Os materiais têxteis também trazem aconchego à varanda, principalmente em dias frios. Você pode cobrir o banco reutilizando uma colcha de solteiro, por exemplo. Esteiras de palha/junco podem ser colocadas sobre o piso para amenizar a temperatura.
Sim, a varanda pode ser um lugarzinho bom para aproveitar até mesmo os dias de inverno, com um delicioso chocolate quente ou um bom vinho embaixo de uma manta. O quadro rústico de madeira deu um toque charmoso ao ambiente. Os quadros são ótimas sugestões para decorar a varanda sem ocupar espaço.
E o que acha de trazer sons da natureza ao cantinho do sossego? Com uma simples fonte de água você pode curtir aquele barulhinho gostoso de água correndo no riacho. Tranquilizador e relaxante…
Uma ideia para aproveitar o espaço é posicionar dois bancos em “L”. Um carrinho organizador pode funcionar como mesinha de apoio e apoiar vasos de plantas, além de facilitar a movimentação no ambiente. As almofadas trazem conforto e decoram a varanda.
Na varanda abaixo, podemos ver os bancos dispostos em “L” e também nos chamam a atenção os painéis ripados de madeira cobrindo duas paredes. É uma forma de poder cultivar um bom número de plantas em pouco espaço, ainda com a vantagem de permitir a organização dos vasos sem precisar fazer diversos furos na parede, já que os suportes ficam apoiados no painel. Os jardins verticais deixam a varanda ainda mais charmosa.
Em casos de varandas com formatos diferentes, um projeto planejado pode aproveitar bem o espaço, além de possibilitar a elaboração de um móvel de acordo com suas necessidades. O banco da varanda a seguir, por exemplo, possui gavetas, conferindo um ótimo espaço de armazenamento.
Outra sugestão é o banco-baú, que pode ser muito útil para guardar mantas, almofadas, produtos de jardinagem entre outro itens. Móveis multifuncionais são opções interessantes para apartamentos pequenos.
Uma cadeira confortável é também uma boa sugestão para montar um cantinho aconchegante na varanda, com a vantagem da fácil mobilidade. Se você gosta de fazer mudanças frequentes na decoração, talvez seja melhor optar por esse tipo de móvel. A cadeira Acapulco, como vista abaixo, é um modelo confortável e bastante utilizado em varandas por seu bonito design que traz leveza ao ambiente.
Caso você precise de espaço na varanda em algumas ocasiões, uma cadeira dobrável, tipo cadeira de praia, entra como opção para ser aberta somente quando você desejar. Na varanda a seguir também podemos ver um painel de bambu que, além de garantir privacidade e conferir um toque bem natural e agradável à decoração, serve para pendurar plantas. Em alguns edifícios isso não é permitido, pois pode caracterizar alteração de fachada, então é importante verificar as normas antes de qualquer mudança.
Falando em materiais naturais, cadeiras e móveis feitos com fibras de bambu, junco, rattan, vime etc. são muito utilizados em varandas e se integram muito bem às plantas. No entanto, essas peças exigem alguns cuidados, como não deixá-los expostos à sol e chuva para não danificá-los. Para varandas abertas, uma alternativa são as mobílias de fibras sintéticas.
Além de plantas ornamentais, você pode aproveitar a varanda para cultivar ervas e temperos. Nada como ter temperinhos frescos sempre à mão, não é? Na sacada abaixo, os vasos da pequena horta foram suspensos na grade através de suportes, dando ainda mais graça ao ambiente.
A seguir, uma transformação simples, mas que trouxe um novo astral à varanda. Um painel na parede ajuda a organizar os vasos de plantas, aproveitando o toque acolhedor da madeira. Em algumas imagens anteriores pudemos notar a presença de tapetes na varanda, utilizados para conferir ainda mais conforto ao ambiente. Essa também pode ser uma tática para esconder o piso, caso este não seja do seu agrado.
Outra ideia bacana e descontraída para varandas são os puffs, que também contam com a vantagem de possibilitar o uso em outros ambientes da casa.
Dá até para fazer puffs com pneus, na inspiração abaixo ele ainda foi utilizado para elaborar uma mesinha. Os canteiros floridos ao redor da varanda são um colírio para os olhos! Ali também podemos observar o piso revestido com deck de madeira, uma forma de “mudar o piso” sem quebra-quebra. Para sacadas sem envidraçamento existem os decks de madeira plástica, os quais apresentam durabilidade e resistência contra ações climáticas, fungos, cupins e outros tipos de pragas.
Um convite ao relaxamento…
É comum vermos redes de descanso em hotéis, chalés e pousadas e por que não ter um cantinho com cara de férias em nossa própria casa? A varanda pode se transformar em um local para relaxar, maravilhoso para aquele cochilo após o almoço ou uma esticada depois de um longo dia de trabalho. De repente, rola até colocar uma rede para casal e curtir um tempinho juntos.
Varandas com plantas suspensas no teto ficam um charme. Deve ser gostoso ficar deitado na rede com esse verde ao redor.
Além de deliciosas, as redes embelezam ainda mais a sacada. Os barrados ou varandas para rede de descanso, como também são chamadas, podem ser aplicados em redes simples com a técnica do macramê, utilizando barbante. Clique aqui para aprender a fazer! E aqui tem um vídeo ensinando a fazer uma varanda de crochê para rede.
Caso você não tenha espaço para uma rede de descanso na varanda, pode optar pelas cadeiras de balanço suspensas. No mercado você encontra diversos modelos.
Eu optaria pelas cadeiras suspensas de tecido, macramê ou similares, para poder guardá-la facilmente quando não estiver em uso e quiser espaço na varanda e também para poder lavar.
As espreguiçadeiras e chaise longue também são boas opções para descansar, ouvir música, ler um livro ou curtir um comes e bebes na varanda.
Coloque vasos de flores e folhagens de diferentes alturas ao redor da espreguiçadeira para imergir em sua selva particular! 🙂
A varanda abaixo é estreita e mesmo assim foi possível colocar uma espreguiçadeira de forma confortável. E olha quem mais pode querer aproveitar uma preguicinha…
Agora, se você desejar um cantinho para se esparramar, os futons são ótimas pedidas para curtir um descanso gostoso e super confortável. Para apoiar o futon você pode utilizar uma base de pallets. E reparem na inspiração abaixo, os bambus-de-jardim plantados em jardineiras nas laterais da varanda. Uma forma de amenizar o sol de forma natural e proporcionar privacidade aos moradores.
Parece um jardim…
Um artifício para trazer a sensação de um jardim exterior na varanda é a grama sintética. Algumas realmente parecem grama natural e o resultado fica interessante. Deve ser mais fácil de manter em varandas fechadas. Clique aqui para ver como instalar grama artificial em cima de piso.
Reparem também na inspiração abaixo, o móvel ripado para esconder a condensadora na varanda. O tampo serve como bancada de apoio.
Cantinho mágico para terminar o dia…
Para criar uma atmosfera mágica e aconchegante na varanda, espalhe pontos de iluminação utilizando velas, lanternas, pisca-pisca, cordão de luz. Aproveite esse clima intimista para relaxar e curtir a noite com tranquilidade.
A varanda abaixo não possui muitos detalhes, mas quando anoitece se transforma com as luzinhas na parede! Não é preciso muito para tornar esse ambiente em seu paraíso particular.
Espero que tenham gostado das ideias para transformar a varanda em um cantinho aconchegante e que possam aproveitá-las! Primeiramente, pensem em como gostariam de utilizar esse ambiente e a partir daí avaliem a melhor opção de acordo com o espaço disponível. Nós também já estamos analisando as possibilidades para nossa varanda.
Compartilhe o post para levar essas ideias adiante! 🙂
Leia também: Uma linda varanda e super ideia de “Faça Você Mesmo”!