A mesa de cabeceira, assim como muitos outros móveis do lar, tem se modificado ao longo dos anos, acompanhando a tendência dos apartamentos cada vez mais compactos.
Aqui no apê, por termos optado por uma cama queen size, acabou não sobrando muito espaço para as mesas de cabeceira, as quais ficaram pequenas, mas são peças de muita utilidade no dia a dia.
Por terem medidas reduzidas, preferimos um design simples, com apenas uma gaveta e um nicho abaixo para apoiar livros. Tê-las feito suspensas foi uma decisão acertada, em nossa opinião, já que facilita bastante na hora da limpeza por não precisar removê-las do local.
A mesa de cabeceira pode ser instalada diretamente na parede ou no próprio painel da cabeceira. Caso deseje colocar uma cortina na parede da janela de ponta a ponta, atente-se em reservar um espaço para ela na lateral do móvel.
Na inspiração a seguir, foi feita uma combinação com uma gaveta suspensa e uma prateleira também suspensa logo abaixo. O conjunto ficou bem leve e clean.
Já nesse próximo quarto, foi feita uma combinação semelhante, apenas invertendo as peças. Em quartos pequenos, uma dica de profissionais para mesas de cabeceira acopladas ao painel é adotar o mesmo tom para ambas as peças, a fim de proporcionar sensação de amplitude ao cômodo.
Outra sugestão para ambientes pequenos é investir em móveis sem puxadores para um design mais discreto e simples. Na inspiração abaixo, por exemplo, as gavetas das mesas de cabeceiras foram feitas com puxadores cava, os quais são esculpidos no móvel. Gavetas com fecho toque também permitem a elaboração de um design bem clean.
Uma alternativa para ganhar espaço na mesa de cabeceira é instalar luminárias pendentes no teto ou na própria parede ou cabeceira. Para estas duas últimas opções, inclusive, existem luminárias articuladas, uma escolha interessante para direcionar a iluminação em momentos de leitura.
A mesa de cabeceira suspensa é uma boa opção para quartos pequenos, já que trazem leveza ao ambiente. Segundo profissionais da área, a altura padrão para a mesa de cabeceira é de 55 cm, no entanto, se a cama for mais alta, deve-se alinhar o móvel com o colchão ou mantê-lo 10 cm mais baixo. Recomenda-se não instalar em uma altura mais elevada que o colchão a fim de evitar acidentes ao esbarrar no móvel durante a movimentação na cama.
Leia também: Modelos de cabeceiras para você se inspirar!
No quarto a seguir, podemos ver uma mesa de cabeceira suspensa de pequeno tamanho. Possui duas gavetas com frente ripada, acompanhando a cabeceira.
Nesta próxima inspiração, podemos ver “os veios” da cabeceira seguindo a mesma direção na frente das gavetas da mesinha a fim de proporcionar um visual uniforme.
A mesa de cabeceira a seguir, possui três gavetas, fornecendo um bom local de armazenamento.
Abaixo, uma imagem das duas mesinhas laterais em conjunto com a cabeceira.
As mesas de cabeceira com gaveta única podem ter tamanhos variados, a depender de suas necessidades.
Dependendo da configuração do quarto, pode ser mais vantajoso instalar apenas uma mesa de cabeceira no ambiente, como nas duas inspirações abaixo, por exemplo.
Confira também: Móveis sob medida para quarto de casal pequeno
Outra vantagem da mesa de cabeceira suspensa é a possibilidade de sobrepô-la a outro móvel, aproveitando bem o espaço, como podemos ver nas duas próximas imagens.
Mesas de cabeceira do tipo nicho são opções simples para quem só precisa de um móvel de apoio ao lado da cama. Pode ser elaborado em diferentes formatos e medidas, de acordo com sua necessidade.
O nicho abaixo, por ser mais largo, pode ser interessante para quem costuma utilizar o notebook na cama, já que pode ser ali guardado após o uso.
Se você precisar de apenas uma superfície de apoio, uma prateleira suspensa pode ser uma boa solução. Na inspiração abaixo, foi utilizada a cor cinza para a mesinha e para as paredes.
Veja também: Penteadeira no quarto de casal
Mesmo em um quarto de casal pequeno é possível ter mesa de cabeceira, como visto na inspiração abaixo em que foi elaborada uma mesinha suspensa, compacta e útil para apoiar livros e itens pessoais.
Pode-se aproveitar o espaço abaixo da mesinha de cabeceira para colocar um cesto para guardar travesseiros e almofadas, por exemplo.
No quarto abaixo, optou-se por uma mesinha de cabeceira estreita para não atrapalhar o acesso ao guarda-roupa.
No quarto abaixo, a cabeceira ripada foi aproveitada como suporte de apoio para três prateleiras, que servem como mesa de cabeceira.
Espero que tenham gostado das inspirações e até o próximo post! 🙂