Nossa primeira lixeira para cozinha foi uma redonda de inox com pedal. Não foi muito barata e infelizmente durou pouco tempo, logo o mecanismo do pedal quebrou, nos deixando frustrados.
Fomos em busca de outra lixeira e acabamos encontrando um modelo muito interessante na Etna. Gostamos de seu formato estreito e o fato do mecanismo de abertura da tampa ser super simples. O pedal não tem cabos, quando você pisa, a parte de trás se eleva, inclinando a lixeira um pouquinho para frente fazendo com que ela se abra. Outra coisa que gostamos nessa lixeira é que o saco fica escondido.
A lixeira coube direitinho entra o tanque e a máquina de lavar roupas, tem a profundidade exata do local a ela destinado, parece até que foi feita sob medida. Na foto abaixo aparece a lixeira antiga de inox, nós ainda a utilizávamos para os resíduos recicláveis, fizemos um “conserto” com arame (leia-se gambiarra) que também não durou muito tempo.
Após descartar a lixeira de inox quebrada, fomos em busca de uma nova lixeira estreita (para os resíduos recicláveis), pois queríamos colocá-la ao lado da lixeira preta. Não poderia ser de pedal, pois a tampa bateria no tanque.
Encontramos um modelo que coube certinho e possui tampa basculante:
Já vi várias cores dessa lixeira Slim da Sanremo de 15L. São boas opções para colocar em um espaço estreito.
No mercado podemos encontrar diferentes tipos de lixeiras para cozinha ou área de serviço, de formatos, materiais, cores e litragens variados. O tamanho da lixeira pode depender do espaço disponível no ambiente e/ou quantidade de moradores. Normalmente, utiliza-se lixeiras de 15 a 30L para resíduos orgânicos da cozinha.
LIXEIRAS RETANGULARES
As lixeiras retangulares são boas opções para deixar encostada na parede da lavanderia. Alguns modelos são estreitos, com pouca profundidade, não prejudicando a circulação.
As lixeiras com pedal são práticas, já que não necessitam do contato direto das mãos para abri-las. Muitas também apresentam um balde interno que pode ser removido para lavar sempre que necessário
Em apartamentos é comum as lixeiras ficarem visíveis no ambiente, seja na cozinha ou área de serviço. Dessa forma, modelos com designs bonitos vêm surgindo para que elas possam se integrar à decoração.
Veja também: Aramados e suportes para organizar a cozinha!
LIXEIRAS REDONDAS
As lixeiras redondas são bastante procuradas, pois se encaixam facilmente no ambiente. Alguns modelos são mais estreitos e altos, sendo boas opções para pequenos espaços, além de garantir maior ergonomia durante o uso.
Confira também: Apartamento pequeno: dicas de aproveitamento de espaço
LIXEIRAS QUADRADAS
Também temos as lixeiras quadradas (ou quase quadradas rs) que também podem ser opções bacanas para a cozinha ou lavanderia.
LIXEIRAS NO ARMÁRIO DA COZINHA OU ÁREA DE SERVIÇO
As lixeiras também podem ser embutidas em algum armário da cozinha ou área de serviço, reservado somente a elas. Normalmente, utiliza-se um suporte com corrediça telescópica para apoiar uma ou mais lixeiras.
As lixeiras abaixo possuem tampa articulada, não sendo necessário abri-las manualmente.
Espero que tenham gostado das inspirações e até o próximo post!