Há algum tempo era bastante comum utilizar pisos diferentes na cozinha e sala de jantar e estar. No entanto, tenho visto uma grande tendência na utilização de um mesmo tipo de revestimento para esses ambientes, uma forma interessante de integrar os espaços, especialmente em apartamentos pequenos, já que a uniformidade do piso promove a sensação de continuidade e amplitude.
O piso com efeito de cimento ou cimento queimado tem sido bastante escolhido, pois traz uma pegada moderna, despojada e versátil à decoração.
Veja também: Balcão de cozinha e suas diversas utilidades
Confira também: Mesa em vez de balcão na cozinha americana
Acredito que esse aumento na escolha de mesmo piso para a sala e cozinha tenha sido beneficiado pelas novidades de revestimentos que surgem a cada dia no mercado. Um exemplo são os pisos que imitam madeira, muito utilizados por transmitir a sensação de aconchego aos ambientes.
No mercado, encontramos uma grande variedade de pisos cerâmicos e porcelanatos com tons amadeirados, claros ou escuros, além de poder optar pelo piso vinílico que também pode ser aplicado na cozinha e oferece lindas opções de tonalidades de madeira.
As opções de pisos de cerâmica e porcelanato são tão amplas que fica até difícil escolher! Também pode-se notar nas inspirações a ausência de soleira, mais um fator que contribui para a integração dos ambientes.
Aqui no apê nós colocamos porcelanato com efeito de cimento na cozinha e lavanderia e porcelanato que imita madeira na sala e quartos, pois eram nossos dois favoritos (e ainda são, mesmo após quase dez anos), porém, acho que hoje optaria por somente um deles.
E vocês, preferem pisos iguais para cozinha e sala ou diferentes?