As cristaleiras são ótimos móveis para guardar taças e louças. Além de desafogar os armários da cozinha, estes itens organizados e expostos pelo móvel envidraçado trazem beleza à decoração.
No passado era comum vermos cristaleiras robustas numa parede da sala de jantar. No entanto, com as moradias cada vez mais enxutas foram surgindo modelos mais compactos, possibilitando seu uso mesmo em apartamentos pequenos.
As cristaleiras suspensas na parede são modelos interessantes, pois podem aproveitar aqueles espaços que normalmente não são utilizados. Abaixo delas é comum utilizar buffets e aparadores, como veremos em muitas das inspirações a seguir.
No mercado podemos encontrar diversos modelos, com diferentes cores e acabamentos. Outra opção é encomendar uma cristaleira sob medida, elaborando-a da forma que desejar. As cristaleiras abaixo, por exemplo, ganharam um toque moderno com vidros reflecta.
As cristaleiras de vidro também são bastante utilizadas por transmitir leveza e elegância ao ambiente. Podem ser feitas com base em madeira, deixando as laterais em vidro.
Outra sugestão são as cristaleiras mais altas que vão do piso ao teto, podendo também ser instaladas acima de algum outro móvel.
A cristaleira a seguir foi elaborada em um móvel multifuncional, que também abriga um nicho para o cantinho do café e um espaço para a caminha do gatinho da casa.
Veja também: Espaço para pet em casa
Outro espaço comumente utilizado para instalar a cristaleira é ao lado do balcão da cozinha ou integrada ao mesmo, no lado da sala de estar ou jantar.
A cristaleira pode ser instalada até na paredinha do balcão da cozinha, uma ótima forma de aproveitamento de espaço, ou embutida no próprio balcão.
Confira também: Apartamento pequeno: dicas de aproveitamento de espaço
No mercado também encontramos cristaleiras tradicionais super charmosas, de diferentes modelos, cores e design que podem ser a atração do ambiente, trazendo personalidade à decoração. Melhor ainda se o móvel for alguma peça antiga de família, de valor afetivo, daquelas que passam de geração à geração…
Você também pode utilizar outros tipos de móveis como cristaleira. Na inspiração abaixo, por exemplo, um antigo armário de farmácia, renovado com pintura amarela, abriga taças e copos.
Outra ideia interessante é optar por cristaleiras compactas ou mesmo transformar algum móvel em cristaleira, trocando as portas de madeira por portas de vidro.
Espero que tenham gostado das inspirações e até o próximo post! 🙂