As plantas aéreas, também conhecidas como tillandsias (Tillandsia sp.), são aquelas que não precisam de terra para sobreviver. Elas dependem de água e nutrientes provenientes do ar. Esse fato possibilita cultivá-las de formas muito criativas, como veremos no post de hoje!
NA PAREDE
Na inspiração abaixo foi feito um jardim vertical utilizando uma moldura com uma tela de galinheiro fixada com grampos na parte de trás da mesma. Para manter as plantas aéreas bem posicionadas, foram elaborados suportes de arame no formato de anéis com um ganchinho para prendê-los na tela.
Também pode ser utilizada uma tela aramada como base para expor as plantas aéreas. Elas gostam de lugares arejados e com claridade natural, porém sem sol direto. Para regá-las, dê algumas borrifadas de água ao menos uma vez por semana (dependendo do clima). Folhas de cores bem vivas, indicam que a planta está devidamente hidratada.
Em dias quentes, em vez de borrifar, você pode deixá-las em imersão na água por cerca de uma hora, de uma a duas vezes na semana. Após o mergulho, sacuda bem as plantas para remover a água e evitar seu apodrecimento.
Uma curiosidade é que a tillandsia dá flores apenas uma vez e morre após a floração. Porém, é comum que antes disso ela deixe brotos, que vão ganhando vitalidade da planta mãe, a qual com o tempo encerra o seu ciclo de vida.
Além das molduras, você pode aproveitar algum enfeite de parede transformando-o em moradia para suas plantas aéreas, dando um toque decorativo a mais.
Você também pode elaborar seus próprios suportes, como estes abaixo, feitos com arame.
Os suportes de macramê também ficam lindos com as plantas aéreas, uma ótima ideia para preencher uma parede vazia. Dá uma olhada nessa composição:
Veja também: Macramê: 10 ideias lindas para decorar a casa!
Pedaços de madeira e cordão (ou material semelhante), também podem originar suportes simples e bem bacanas para expor as tillandsias na parede. Para mantê-las no lugar, prenda-as delicadamente na madeira com um fio de arame.
As bolachas de madeira, podem servir de moldura para as plantas aéreas e dar um toque rústico à decoração. No projeto a seguir, foram utilizados caps e abraçadeiras de cobre como suporte, porém este metal é tóxico para plantas aéreas. Uma opção são os caps de PVC, que podem ser pintados por fora da cor que você desejar.
Outra sugestão simples e bonita é fazer dois furos nas fatias de madeira, passando uma linha ou cordão para segurar as plantas.
Reaproveite frascos de vidro para fazer vasinhos para as tillandsias. Coloque pedrinhas no fundo para dar um charme a mais e suspenda-os na parede com ganchinhos adesivos. Uma ótima ideia para ter um verdinho no home office, para decorar a lavanderia… o que acha?
Veja também: Ganchos adesivos para organizar a casa toda
Os terrários do tipo bola de vidro ou acrílico também são lindas opções de suporte para as plantas aéreas.
SUSPENSAS NO TETO
Além de serem suspensos na parede, como vimos na inspiração anterior, os terrários podem ser suspensos no teto. Se forem de vidro, opte por locais seguros ou então dê preferência para os de acrílico.
Bastidores, aqueles aros utilizados para bordar, também podem ser utilizados para criar suportes suspensos muito legais, uma ideia linda para pendurar no teto do quarto.
Em vez do teto, pode-se aproveitar as prateleiras para pendurar suas plantas. Se não quiser furá-las, utilize ganchinhos adesivos.
APOIADAS EM ALGUM MÓVEL
Nós vimos algumas inspirações de molduras sendo utilizadas na parede. Mas elas também ficam super charmosas apoiadas em algum móvel, como buffet, rack ou aparador. Para isso, elabore suportes para a moldura, como esses de madeira vistos na imagem abaixo, por exemplo.
Dependendo da moldura, talvez nem sejam necessários suportes. No projeto a seguir, foi feita uma moldura larga, possibilitando que a mesma atue como base de apoio. Reparem também nos entrelaçados feitos com pregos e linha, uma forma descolada de exibir as plantas aéreas.
Você também pode simplesmente apoiar as molduras na parede.
Novamente vemos os potes de vidro sendo utilizados na decoração. Faça combinações com diferentes tamanhos e formatos de frascos e apenas coloque as plantas em seu interior, uma ideia singela e linda!
Confira também: Potes de vidro e suas diversas utilidades
Como vimos, as plantas aéreas ficam um charme em terrários. Por não precisar de terra, torna-se muito mais fácil montá-los. Você pode utilizar pedrinhas, pedras maiores e galhos para fazer uma composição.
Areia colorida também pode ser adicionada ao terrário de plantas aéreas, dando um toque moderno à decoração.
As plantas aéreas também são opções diferentes e elegantes para decorar a mesa de jantar, podendo ser expostas em suportes próprios para tillandsias ou em suportes improvisados como castiçais, por exemplo.
Se você curte “Faça Você Mesmo”, pode elaborar um suporte utilizando arame e pedras, madeira, cubo de cimento etc. como base.
Ou então, exercite a criatividade e encontre lugares divertidos para apoiar suas plantas aéreas. Pode ser em um objeto decorativo, uma escultura ou até em um brinquedo!
Espero que tenham gostado das ideias e até o próximo post! 🙂
Excelentes dicas, adorei!
Olá, Joel!
Fiquei feliz que gostou das dicas!
Obrigada pela visita.
Muito boa suas dicas,estava procurando ideias para as minhas plantinhas e encontrei tds aqui,valeuuu!!
Oi, Silvio!
Que legal que encontrou as ideias que vc precisava para suas plantinhas, fiquei muito feliz em saber!
Obrigada pela mensagem 🙂