Já mostrei por aqui algumas sugestões de onde colocar o cesto de roupa suja. Vimos alguns embutidos no gabinete do banheiro, suspensos na lavanderia e até atrás da porta.
Hoje trouxe modelos de cestos de chão que, felizmente, vêm sendo produzidos em diferentes designs e cores, aliando beleza e funcionalidade e também em diversos tamanhos e formatos, possibilitando seu encaixe em cantinhos estratégicos da casa.
Entretanto, além desses aspectos, ao escolher o cesto de roupa suja é importante verificar alguns outros detalhes:
– Atente-se à capacidade do cesto para que esteja de acordo com sua demanda. Caso não seja possível ter um modelo grande para toda a família, por exemplo, uma alternativa é optar por dois menores, colocando-os em diferentes cômodos.
– O material do cesto deve ser avaliado, já que alguns oferecem maior resistência e praticidade de limpeza, ao passo que outros necessitam de mais cuidados.
– O ambiente da casa em que o cesto será colocado também deve ser levado em conta. Aqueles produzidos com matéria-prima natural podem se deteriorar mais facilmente e até propiciar a proliferação de fungos em banheiros muito úmidos, sem boa ventilação, por exemplo. E pense também no transporte, caso o cesto fique longe da lavanderia. Aposte em modelos que tenham alças, suportes ou rodízios para facilitar a locomoção.
Agora vamos conferir alguns modelos de cesto de roupa encontrados no mercado!
CESTOS DE ROUPA SUJA DE PLÁSTICO
Os tradicionais cestos de plástico podem ser facilmente encontrados em diferentes lojas e até mesmo nos supermercados. São práticos, leves e podem ser lavados. Ao escolher, verifique a resistência, alguns podem ter o plástico muito fino e rachar/quebrar com facilidade durante o manuseio.
Os modelos retangulares são boas opções para pequenos ambientes. O cesto de roupa suja branco abaixo, tem design clean, ficando bem discreto na lavanderia.
Na compacta área de serviço a seguir, o cesto foi colocado abaixo do tanque, uma ideia interessante para liberar espaço de circulação.
Esse modelo tem capacidade para 47 litros, é da marca OU e pode ser encontrado em diversas cores. Confira suas medidas:
Outro cesto retangular e estreito é o da marca Arthi com capacidade para 43 litros.
O cesto abaixo possui tampa acoplada e tramas que imitam a fibra rattan. Não é muito grande, tem capacidade para 30 litros, atendendo talvez somente uma pessoa.
Também temos modelos do tipo cesta, mais baixos e com alças para facilitar o transporte. Esse abaixo é da marca Secalux, tem capacidade para 33 litros e algumas opções de cores.
O cesto a seguir também tem alça, é um pouquinho maior e possui rodízios.
Caso você não tenha espaço para colocar um cesto no chão, uma alternativa é apoiá-lo em alguma bancada ou sobre a máquina de lavar roupas de abertura frontal. Neste caso, cestos não muito altos podem ser mais práticos.
O cesto de roupa suja abaixo é da marca Oikos, possui alças e tampa e capacidade para 45 L.
Confira também: Lavanderia pequena: ideias e soluções interessantes!
No mercado também encontramos cestos de roupa redondos ou ovais de diferentes tamanhos, designs e preços.
Os modelos flexíveis são interessantes, pois podem facilitar o transporte, principalmente quando estão cheios. O cesto abaixo é da marca Arthi e tem capacidade para 44 litros.
O cesto oval abaixo também é flexível e tem capacidade para 32 litros.
O banheiro do apartamento dos meus pais não é grande, mas mesmo assim eles conseguiram colocar um cesto de roupa suja triangular, que coube tão certinho entre a porta e o box que parece que foi feito sob medida.
Veja também: Produtos interessantes para apartamentos pequenos
CESTOS DE ROUPA SUJA DE TECIDO
Os cestos de roupa suja de tecido também fazem sucesso, principalmente quando ficam visíveis no ambiente. Suas diversas opções de estampas ajudam a compor a decoração. Alguns não podem ser lavados, então atente-se às especificações do produto.
Veja também: Lixeiras para cozinha ou área de serviço
CESTOS DE ROUPA SUJA DE BAMBU
Os cestos de roupa suja feitos de bambu são tão lindos que é uma pena deixá-los escondidos. Também podem ser encontrados sob diferentes medidas e modelos. Olha como ficam charmosos na decoração!
CESTOS DE ROUPA SUJA DE FIBRA NATURAL OU SINTÉTICA
Assim como o bambu, outros materiais naturais têm ganhado cada vez mais espaço na decoração devido às suas lindas texturas e aconchego que trazem aos ambientes. Na realidade estão retornando, pois há alguns anos eram facilmente encontrados nos lares.
Caso o cesto não venha com um saco/forro de tecido, é interessante providenciar para que nenhuma farpinha danifique tecidos mais delicados.
Como comentei anteriormente, os cestos feitos com matéria-prima natural necessitam de certos cuidados. Se você gosta das tramas, pode optar pelos cestos de fibras sintéticas, também encontrados em diferentes cores, tamanhos e formatos.
CESTOS COM ESTRUTURA DE MADEIRA, BAMBU OU METAL
Os cestos de roupa feitos com estrutura de madeira e saco de tecido também trazem uma pegada natural à decoração, outra ótima opção para deixar à vista no ambiente.
O cesto abaixo tem estrutura parecida, mas é feito de bambu com quinas arredondadas.
Os cestos com estrutura de metal por sua vez, conferem um toque moderno e elegante à decoração.
O modelo abaixo possui estrutura de arame de aço carbono cromado, ponteiras em PVC e saco removível de tecido em algodão cru.
E falando em metal, também temos os cesto de roupa com todo o corpo de aço inox, como esse abaixo da Brinox que possui acabamento em alto brilho, tampa em MDF preto e fundo plástico com rodízios embutidos.
Como puderam ver, há diversos modelos bacanas de cesto de roupa suja no mercado que podem se adequar ao seu espaço e às suas necessidades. Já escolheu o seu? 🙂