Montar uma sala de jantar em um pequeno cômodo pode ser um desafio. A boa escolha da mesa e cadeiras é essencial para que se possa aproveitar bem o ambiente e no post de hoje veremos também alguns outros detalhes a serem observados para criar um espaço agradável, prático e lindo!
Inicialmente é necessário analisar a configuração da sala e a partir daí pensar no formato e tamanho da mesa, levando em conta a circulação entre os ambientes. Uma dica é fazer uma demarcação no chão, com fita adesiva, linha etc., com as medidas do tampo da mesa desejada para ter uma ideia do espaço que ela ocupará, lembrando também de deixar um recuo para as cadeiras.
FORMATOS DE MESA DE JANTAR
Dependendo do layout do ambiente, alguns formatos podem ser melhor posicionados sem comprometer a passagem. E uma das estratégias para ganhar espaço de circulação é encostar a mesa na parede ou no balcão da cozinha americana.
É comum vermos a mesa de jantar encostada no balcão da cozinha americana, mas ela também pode ser disposta paralelamente a ele.
As mesas redondas podem trazer uma maior fluidez à circulação devido a ausência de quinas. Esse formato se ajusta bem em ambientes em que não é possível ou não se deseja encostar a mesa na parede.
Uma dica para mesas redondas posicionadas próximo às paredes é dispor uma das cadeiras em direção à quina, aproveitando este espaço como recuo na hora de sentar.
Além disso, a mesa redonda pode facilitar a inclusão de móveis como buffets ou aparadores na sala de jantar. No exemplo abaixo, a peça pôde ser levemente posicionada em direção à sala de estar sem prejudicar a passagem para o corredor. Essa disposição mais afastada também possibilitou a instalação de uma cristaleira suspensa, a qual poderia provocar acidentes caso a mesa fosse encostada na parede.
Confira também: Como decorar o aparador ou buffet
BASE E PÉS DA MESA DE JANTAR
Modelos com base central simples podem ser bem interessantes em salas de jantar pequenas com mesas posicionadas próximo à parede, pois facilitam a movimentação das pessoas e remoção das cadeiras na limpeza do dia a dia. Visualmente, também contribuem com a sensação de maior espaço, já que o ambiente fica mais “livre”.
A mesa de jantar planejada é também uma alternativa, de forma a elaborar um modelo personalizado, nas medidas e formato proporcionais ao seu espaço e necessidades.
Em alguns projetos podemos ver bases de mesa bem estreitas, as quais podem precisar de uma fixação lateral na parede para se manterem firmes e estáveis.
Mesas com pés estreitos são indicadas para salas de jantar pequenas, pois não ocupam muito espaço e deixam o ambiente mais leve.
MESA DE JANTAR COM UM PÉ
As mesas com somente um pé são outra sugestão para salas de jantar compactas. Esse modelo também necessita de uma fixação na parede e, dependendo do tipo de pé escolhido, o local para refeições torna-se ainda mais clean, prático e confortável.
MESA DE JANTAR COM BANCO | CADEIRAS COM ENCOSTO BAIXO
Por não necessitar de espaço para recuo das cadeiras ao entrar e sair da mesa, o uso de bancos tem sido cada vez mais comum em salas de jantar pequenas, pois permite que o móvel seja posicionado bem próximo à parede melhorando a circulação entre os ambientes.
As cadeiras com encosto baixo também são bastante escolhidas por conferir um visual mais leve e harmônico à sala de jantar pequena.
O banco ainda pode servir de baú ou gavetão para armazenar itens diversos, como toalhas e jogos de mesa, bebidas, alimentos e produtos sobressalentes etc. Uma ótima ideia de aproveitamento de espaço!
Alguns detalhes referentes ao banco podem ser implementados, como por exemplo, uma base inclinada para maior conforto dos pés ao sentar ou ainda um assento mais prolongado que a base.
Outra alternativa interessante é elaborar um banco integrado ao balcão da cozinha americana. No entanto, deve-se avaliar bem essa opção, pois o conjunto ficará mais difícil de ser trocado futuramente, caso haja intenção.
Confira também: Balcão de cozinha e suas diversas utilidades
O canto alemão também pode ser implementado na sala de jantar, o qual consiste em bancos posicionados em L. Uma das vantagens é abrir mais lugares na mesa para visitas sem necessidade de manter cadeiras extras.
Para deixar o banco mais confortável é comum o uso de almofadas e futons, uma proposta descontraída que contribui para a decoração da sala de jantar, originando um espaço bem convidativo e aconchegante.
Ademais, o canto alemão também pode assumir um cenário clean e elegante com um encosto estofado, liso ou ornado com a técnica do capitonê ou botonê, por exemplo.
Essa configuração de bancos em L parece pedir uma mesa de cantos retos, mas a redonda se encaixa bem no local, igualmente.
ASSENTOS EXTRAS COMPACTOS
Manter cadeiras extras que não são utilizadas no dia a dia talvez possa atrapalhar um pouco na hora da limpeza ou mesmo deixar um espaço reduzido ainda mais apertado. Uma solução, além do banco, é utilizar pufes ou banquetas em vez de cadeiras, os quais são mais compactos e que, quando não estiverem em uso, podem servir como mesinha lateral ao lado do sofá ou da cabeceira, como assento da penteadeira etc.
Outra ideia bacana é reservar um espaço aberto abaixo do banco para abrigar o banquinho extra.
Leia também: Apartamento pequeno: dicas de aproveitamento de espaço
ESPELHO NA SALA DE JANTAR
Os espelhos são um ótimo truque para conferir sensação de amplitude às salas de jantar pequenas pela impressão de profundidade, além de deixar o espaço mais iluminado por refletir a luz.
Algumas dicas podem ser aplicadas para tirar proveito do reflexo. Uma delas é encostar a mesa na parede bem rente ao espelho, assim a imagem é “alongada” aparentando uma sala maior.
Paredes espelhadas do piso ao teto parecem duplicar o ambiente, no entanto é necessário se atentar a alguns detalhes, como a instalação acima do rodapé para evitar que a vassoura bata no espelho na hora da limpeza. Segundo profissionais da área, sua espessura não deve ser fina para que não trinque facilmente com eventuais choques.
Reparem na imagem abaixo o friso branco instalado na parede espelhada para permitir que a mesa possa ser nela encostada com maior segurança.
MESAS COM TAMPO DE VIDRO | CADEIRAS TRANSPARENTES
Mesas com tampo de vidro transparente são outra tática interessante para salas de jantar pequenas. O vidro permite a visualização através do material, trazendo leveza ao ambiente e sensação de maior espaço. Assim, algumas pessoas também optam pela mesa feita inteiramente de vidro.
O vidro também tem a vantagem de permitir a passagem de luz, então mesas posicionadas próximo à janelas não bloqueiam a claridade. Na inspiração abaixo, as cadeiras com detalhes vazados também contribuem para este benefício.
Decoração com cores claras aliadas à mesa de vidro conferem sensação de amplitude ainda maior.
A mesma ideia de leveza se aplica às cadeiras transparentes que ficam muito delicadas e sutis na decoração.
SALA DE JANTAR CONJUGADA À SALA DE ESTAR
Dependendo do layout da sala, a mesa de jantar precisa ser posicionada bem ao lado do sofá ou da televisão. Nesses casos, uma solução para integrá-la ao ambiente é optar por materiais e cores que possam estar presentes em ambos os espaços, evitando que ela pareça “perdida”.
Na sala abaixo, o estofado das cadeiras da mesa e do sofá possuem cor e tecido semelhantes. O tom de madeira presente nos móveis e objetos decorativos também conectam os ambientes.
Outros detalhes também podem conversar como a mesa de jantar de vidro preto e sofá da mesma cor. A estrutura em metal cromado e cadeiras transparentes trazem leveza ao pequeno espaço.
No ambiente a seguir, uma pequena mesa de jantar foi posicionada ao lado do sofá para não atrapalhar a passagem para o corredor. Sua estrutura em metal preto e cadeiras de mesma cor conversam com elementos dispostos pelo cômodo.
A mesma situação pode ser observada na inspiração abaixo, a mesa e cadeiras brancas se integram muito bem à sala de estar, decorada com rack e revestimento de tijolinhos de mesma cor. Os detalhes em tom de madeira natural também contribuem para essa linda e harmoniosa composição.
Nessa próxima sala, uma mesa encostada na parede talvez ficasse muito apertada, já que o espaço é bem compacto. A solução foi um banco simples de madeira posicionado ao lado do rack e uma mesa redonda, que deixou o ambiente mais leve e dinâmico. O papel de parede discreto demarca a sala de jantar e a estante suspensa com nichos faz a ligação entre os cômodos.
Tons amadeirados aquecem e tornam o ambiente muito aconchegante. Nessa próxima sala, o revestimento em madeira serve como painel para a TV e segue para a área de jantar, com mesa feita de mesmo material, unificando os espaços.
Com uma pitada de criatividade é possível encontrar recursos muito interessantes para driblar a falta de espaço e ainda ganhar locais de armazenamento.
Na inspiração abaixo, por exemplo, foi elaborado um rack baixo que se prolonga até a mesa de jantar, funcionando como banco-armário também. Móveis multifuncionais são excelentes para apartamentos pequenos!
A parede azul delimita a área de refeição, mas ainda estabelece uma comunicação com a sala de estar através de itens decorativos de mesma cor, assim como a mobília no mesmo tom de madeira. A prateleira branca também interliga os espaços percorrendo os dois ambientes.
Leia mais: Móveis multifuncionais – Ideias para pequenos espaços
Como puderam notar, existem muitas dicas e soluções que possibilitam montar uma sala de jantar pequena bonita, prática e confortável. Avalie as ideias que mais se aplicam ao seu espaço e necessidades e mãos à obra! 🙂
Espero ter contribuído e até o próximo post !