As portas de correr têm sido muito utilizadas em projetos residenciais, sendo uma opção bem interessante pelo seu valor estético, para economizar espaço e garantir melhor aproveitamento da área, entre outros benefícios que veremos no post de hoje.
Podem ser instaladas em qualquer cômodo da casa, desde que haja espaço para ela correr quando aberta, e também contribuir para diversos estilos de decoração com seus diferentes tipos e modelos.
VANTAGENS DA PORTA DE CORRER
1. Melhora a circulação
Portas convencionais ocupam certo espaço e centímetros livres podem fazer diferença em ambientes apertados e naqueles em que a posição da porta prejudica a movimentação.
2. Permite a livre abertura de portas e gavetas de móveis
A abertura de móveis pode ser dificultada quando estes se encontram em determinadas posições em relação à porta convencional.
No banheiro abaixo, por exemplo, o gabinete localizado em frente à entrada tem suas gavetas bloqueadas, sendo necessário encostar um pouco a porta do cômodo para acessar o interior do móvel.
Já no quarto a seguir, podemos ver que a porta de correr solucionou esse problema, já que o guarda-roupa se encontra na parede em que a porta comum encostaria ao ser aberta, além de também melhorar a passagem para o ambiente.
3. Possibilita a inclusão de móveis no lugar da porta comum
Em alguns ambientes existe um certo espaço atrás da porta que pode ser melhor utilizado com a porta de correr, como no quarto abaixo, que permitiu a instalação de uma sapateira basculante estreita.
Na sala de estar a seguir, a remoção da porta convencional possibilitou um melhor aproveitamento do espaço com a elaboração de prateleiras e de um rack percorrendo toda a parede.
4. Não possui raio de abertura
As portas comuns necessitam de um espaço livre dentro do ambiente para sua abertura, desperdiçando uma área que poderia ser utilizada.
No banheiro a seguir, a porta com abertura horizontal possibilitaria a instalação de uma bancada mais profunda, por exemplo.
Uma sugestão é aproveitar esse espaço para criar novos locais de armazenamento, como uma sapateira na lateral do guarda-roupa localizado em frente à entrada, que pode ter sua abertura livre com a ausência da porta comum.
Ou então instalar uma penteadeira compacta que não prejudique a passagem.
5. Pode ser inserida facilmente como divisória
Algumas pessoas optam por instalar uma divisória entre a sala e quartos. Seja para manter a privacidade da área íntima quando desejado ou fechar o ambiente quando o ar condicionado for ligado, por exemplo, a porta de correr pode ser uma ótima alternativa. O procedimento é simples para modelos com trilho aparente.
6. Possibilita a criação de um novo ambiente
A porta de correr facilita a elaboração de um novo ambiente na casa. Pode-se, por exemplo, dividir uma sala para montar um home office fechado. Esse tipo de porta pode ser feito em tamanhos personalizados e em diferentes materiais, sendo o vidro uma ótima opção por permitir a passagem de luz e manter a leveza na decoração.
7. Pode assumir duas funções
Na sala abaixo, por exemplo, ela atua como divisória de ambientes quando necessário e no dia a dia é utilizada como porta da estante, escondendo o bar.
Já na próxima inspiração, a porta de correr esconde a estante de livros.
8. Permite maior integração dos ambientes
Outra vantagem desse tipo de porta é permitir a ampliação do vão entre os ambientes, quando aplicável, como entre uma cozinha e sala de jantar. Dessa forma, os espaços ficam mais integrados com a porta aberta, com o benefício de poder separá-los sempre que desejar (quando for fazer fritura, por exemplo, ou para abafar o som de aparelhos, como lava-louças, liquidificador etc.).
Por atuarem como painéis deslizantes, as portas de correr podem ser utilizadas no lugar de paredes, com diferentes objetivos, para levar mais luminosidade natural aos ambientes, conferir maior amplitude e ainda assim manter a privacidade, como podemos ver nas inspirações a seguir.
Em alguns apartamentos é possível abrir um dos quartos para ampliar a sala. Com o uso das portas de correr, pode-se manter o ambiente mais espaçoso e iluminado no dia a dia e fechá-lo caso receba hóspedes para que estes fiquem mais confortáveis.
Como pudemos observar, as portas de correr podem ser uma ótima solução dependendo de seu objetivo. Avalie o local em que ela será instalada, bem como a decoração do ambiente para determinar o tipo e modelo mais adequado.
TIPOS DE PORTAS DE CORRER
A porta de correr com trilho e roldanas aparentes confere um ar moderno e despojado à decoração e é um dos modelos mais práticos de ser instalado. No YouTube inclusive, você encontra muitos vídeos ensinando como fazer. Neste site também há um tutorial bem explicadinho.
O kit de ferragens pode ser comprado em lojas de produtos para marcenaria, de material de construção, em lojas online etc., sendo encontrados em diferentes materiais, cores e acabamentos.
Na inspiração abaixo, vemos uma porta de correr com trilho e roldanas pretos que se integrou muito bem à decoração com toque industrial.
Caso você prefira algo mais discreto, pode optar pela porta de correr com trilho escondido. Nestes modelos, o trilho pode ser instalado na parede ou no teto e um bandô é utilizado para o encobrir.
O trilho da porta instalado no teto ainda possibilita que ele seja escondido pelo forro de gesso tabicado ou por um rasgo feito no rebaixo de gesso.
A imagem abaixo mostra um esquema de porta instalada com trilho no teto que fica escondido pelo forro de gesso.
Uma outra opção é ocultar o trilho através de uma moldura de madeira na parede, a qual também possibilita a elaboração do batente da porta de correr com um bonito acabamento.
Em ambientes com revestimento ou painel de madeira é possível esconder o trilho e ainda permitir que ela corra atrás dessa estrutura. Se feita de mesma cor, a porta fica bem discreta, trazendo leveza e amplitude ao ambiente.
Falando em discrição, a porta de correr embutida é outro modelo em que a mesma fica escondida quando aberta, mas dentro da parede, uma opção quando não se tem espaço disponível para ela correr, seja por conta de móveis instalados na parede ou outro obstáculo.
Neste sistema, pode-se criar uma segunda parede em drywall, paralelamente à alvenaria. Para que a porta fique totalmente dentro da parede quando aberta, alguns componentes permitem que, quando apertada na lateral, ela venha para sua mão. Clique aqui para ver um exemplo. Também existem ferragens mais simples com puxador próprio para este modelo de porta.
Caso seja possível remover a parede, uma estrutura metálica pode ser instalada no lugar da alvenaria e revestida com placas de madeira ou de drywall. Esta é uma forma de economizar espaço, pois a porta corre dentro de uma estrutura bem estreita.
Para se ter uma ideia melhor de como ficam em cada ambiente da casa, vamos conferir mais inspirações!
PORTA DE CORRER NA SALA
As portas de correr podem contribuir para a decoração da sala, já que se encontram em locais de maior acesso e visibilidade. Modelos lisos e de cores parecidas à da parede garantem sensação de amplitude ao espaço devido à unidade visual.
Com seu amplo leque de cores e padrões de revestimentos, as portas de correr compõem diferentes estilos decorativos, podendo ser até o destaque do ambiente.
A porta de correr também pode ser personalizada para dar ares de um painel decorado.
VEJA TAMBÉM: Sala de jantar pequena: como montar e decorar!
PORTA DE CORRER NA COZINHA
As portas de correr de vidro são bastante utilizadas em cozinhas pela facilidade de limpeza. Os modelos feitos em serralheria ficam muito charmosos e trazem delicadeza à decoração.
Os ambientes com portas de vidro também são beneficiados pela passagem de luz.
O estilo da porta de correr também pode estar alinhado aos móveis do ambiente. Na inspiração abaixo, a porta que dá acesso à cozinha ganhou a mesma cor do armário ao lado, além de frisos verticais, dando um toque elegante à decoração.
Até mesmo cozinhas americanas podem ter portas de correr! Através de painéis deslizantes é possível fechar totalmente a cozinha quando se deseja evitar que o cheiro de comida ou fritura se espalhe pela casa.
CONFIRA TAMBÉM: Armários planejados para cozinhas pequenas
PORTAS DE CORRER EM BANHEIROS E LAVABOS
O banheiro é um dos cômodos que mais recebem modelos de correr e uma das dúvidas mais frequentes é como trancar a porta quando utilizar trilho na parede ou teto.
Da mesma forma que as convencionais, as portas que deslizam horizontalmente também necessitam de um batente para que se possa inserir a trava.
No exemplo abaixo, o rodapé foi removido no local que a porta corre de forma a mantê-la bem rente à parede.
O batente também pode ser modificado, como esse abaixo feito de madeira do mesmo tom da porta.
Na inspiração a seguir, vemos que o banheiro tem entrada a partir da sala de estar. A porta de correr, além de melhorar a circulação dentro do cômodo, possibilitou um bonito acabamento que orna com o painel da TV, tornando o acesso bem discreto.
LEIA TAMBÉM: Ideias e soluções para banheiros pequenos
PORTA DE CORRER NO HOME OFFICE
Home offices normalmente têm tamanho reduzido, então aproveitar bem o espaço é essencial. Neste cômodo, a substituição da porta convencional pela de correr possibilitou a instalação de um ótimo armário.
No home office a seguir, foi possível colocar um gaveteiro e um sofá com a escolha da porta de correr.
As portas de correr de vidro também podem ser instaladas no home office, com a vantagem de manter a claridade no lado de fora, uma boa opção para corredores escuros.
PORTAS DE CORRER NO QUARTO E BANHEIRO DA SUÍTE
Em quartos, as portas de correr podem melhorar a circulação e aproveitamento do espaço. Dependendo do layout do cômodo pode até permitir uma mudança na posição dos móveis.
Nesta próxima imagem, a porta de correr do quarto infantil recebeu o mesmo detalhe da porta do guarda-roupa. E no corredor, notamos outra porta de abertura horizontal.
Uma ideia interessante é aproveitar a porta como estante de livros, por exemplo.
O banheiro da suíte, assim como o social, também é muito favorecido pelo uso da porta de correr, já que normalmente são cômodos com metragem bem reduzida.
VEJA TAMBÉM: Móveis sob medida para quarto de casal pequeno
Uma ideia interessante é aproveitar a porta de correr do banheiro para fixar um espelho.
Assim como na sala, o painel da TV também pode servir para embutir a porta de correr do banheiro na suíte, que se esconde atrás do mesmo quando aberta.
Já nesse próximo quarto, a parede também foi revestida com madeira, mas a porta corre para o lado do guarda-roupa. O puxador tipo cava deixa a porta quase imperceptível quando fechada.
Quando o acesso ao banheiro se localiza bem em frente à cama, impossibilitando a instalação da TV, a própria porta de correr pode funcionar como painel para o televisor, uma forma criativa de resolver essa questão.
No quarto de casal abaixo, o problema era o espaço para a porta deslizar, o qual foi solucionado com um vão atrás do guarda-roupa.
DESVANTAGENS DAS PORTAS DE CORRER
Embora tenha muitas vantagens, deve-se atentar a detalhes que podem trazer alguns aborrecimentos, dependendo de seu objetivo e do local em que a porta será instalada.
1. Menor isolamento acústico
Por normalmente conterem frestas entre a porta e a parede, alguns tipos não oferecem uma boa vedação do som, sendo os modelos embutidos os que mais se aproximam da porta convencional nesse quesito.
2. Som ao deslizar no trilho
Ao movimentá-la, a porta de correr faz certo barulho que pode incomodar, principalmente à noite, quando tudo está silencioso. Não sei se isso acontece com todos os tipos ou se existe algum sistema silencioso no mercado, mas é algo a se pesquisar e avaliar dependendo do local em que será instalada (em quartos, por exemplo).
3. Instabilidade com correntes de ar
Como vimos em muitas imagens, as portas de correr com trilho aparente são frequentemente instaladas sem tranca e guia em determinados ambientes. Dessa forma, ficam “soltas” podendo balançar com correntes de vento quando estão fechadas, fazendo barulho. Porém, acredito que esse problema possa ser solucionado com uma guia instalada no piso (existem guias em U que não necessitam rasgar a parte inferior da porta).
Essas três desvantagens são as que eu notei em relação à nossa porta de correr com trilho e roldanas aparentes. Apesar disso, não nos arrependemos da troca. A colocamos no banheiro da suíte, buscando deixar livre a abertura das gavetas do gabinete e também uma melhor circulação no estreito espaço desse cômodo.
O que mais nos incomodava à noite era o barulho dela balançando com as correntes de ar, o qual solucionamos facilmente fechando a janela do banheiro antes de dormir, algo que foi bom até para deixar o ambiente mais silencioso.
Espero que tenham gostado do post e até o próximo! 🙂