Uma das vantagens do guarda-roupa planejado/sob medida é poder elaborá-lo nas medidas que você precisa, de acordo com o layout do quarto, incluindo suas divisões internas.
Nós pensamos bastante ao decidir qual seria a melhor forma de distribuir nossas roupas no guarda-roupa. Para poupar espaço no ambiente, optamos por um modelo com portas de correr e, por marido ser alto, também o fizemos um pouco mais profundo, para evitar que seus casacos e jaquetas, grandes e volumosos, atrapalhassem a movimentação das portas.
Levando em consideração a ergonomia, nos preocupamos em posicionar as gavetas de peças íntimas numa altura em que não precisássemos ficar nos abaixando para acessá-las. E esse fator também nos levou a elaborar nichos acima delas para organizar o restante das roupas, como blusas, calças jeans, pijamas e camisetas. Assim, nas gavetas de baixo ficam somente peças que não utilizamos com frequência, como cachecol, luvas, gorros, roupas de praia etc.
Eu prefiro organizar minhas blusinhas em cabides, então no lado direito do guarda-roupa fizemos um cabideiro só para elas, abaixo do cabideiro dele de camisas. Nós medimos o comprimento de suas camisas para estabelecer em qual altura instalaríamos o varão inferior.
As divisões de nosso guarda-roupa ficaram bem parecidas às da imagem abaixo, porém sem o espaço para calçados:
Ao planejar as divisões internas do guarda-roupa, analise a quantidade de peças, tipos de roupas, entre outros detalhes que veremos a seguir:
FORMAS DE ORGANIZAR AS ROUPAS
Avalie como prefere organizar as roupas. As camisetas e blusinhas podem ser guardadas de diferentes formas, dobradas em gavetas e prateleiras ou penduradas em cabides, assim como as calças, que ainda podem ser penduradas em cabideiros ou calceiros próprios.
Também existem diferentes modelos de calceiros para instalar no guarda-roupa.
CONFIRA TAMBÉM: Móveis sob medida para quarto de casal pequeno
REPARTIÇÕES PARA ROUPAS LONGAS
Caso você tenha bastante vestidos e/ou casacos longos, talvez seja interessante elaborar uma repartição para estas peças no guarda-roupa.
DIVISÕES PARA GUARDAR OUTROS ITENS
O guarda-roupa também pode ser utilizado para organizar outros itens, como documentos importantes, acessórios, roupas de cama e banho etc. Algumas pessoas também incluem um espaço para guardar sapatos.
Gavetas rasas são boas opções para organizar acessórios pessoais como óculos, relógios, joias etc.
As toalhas e roupas de cama podem ser organizadas em prateleiras ou nichos no guarda-roupa. Procure disponibilizar este espaço em uma altura que facilite o acesso aos itens, o que acaba colaborando também para manter as peças em ordem.
Caso você tenha muitos sapatos, uma opção é elaborar uma sapateira separada ao lado ou na lateral do guarda-roupa.
LEIA TAMBÉM: Diversos modelos de sapateiras para você se inspirar!
A parte superior do guarda-roupa pode ser utilizada para guardar malas e mochilas, por exemplo. Nós também aproveitamos para armazenar pacotes de papel higiênico e papel toalha.
Outra opção é aproveitar esse espaço no alto com um cabideiro articulado, também conhecido como cabideiro basculante ou cabideiro extensível, que conta com um puxador para trazer as peças para baixo.
Como pudemos ver, existem diferentes maneiras de elaborar as divisões internas do guarda-roupa. Baseado nos itens que se pretende armazenar, analise sua distribuição levando em conta a facilidade de acesso para as roupas de uso frequente e como prefere organizá-las: em cabideiros, gavetas, prateleiras etc.
Espero que tenham gostado das ideias e até o próximo post! 🙂