Quadros grandes são ótimas opções para decorar a casa, uma forma bem interessante de preencher aquela paredona vazia que você olha e pensa “parece que falta algo aqui”.
Ficam estilosos em qualquer ambiente, como no hall de entrada, na parede da sala acima do sofá ou do aparador ou buffet, na sala de jantar, no corredor, no quarto acima da cabeceira, entre outros locais.
Quadros de grandes dimensões podem ter um precinho elevado, mas com criatividade veremos que é possível elaborar algo bem bacana para expor na parede.
QUADROS COM TECIDO
Tecidos podem se transformar em um quadro bem original! No mercado encontramos estampas muito bonitas, com diferentes cores e estilos.
A base do quadro abaixo foi feita com espuma, colando o tecido sobre sua superfície.
Outra sugestão é elaborar uma moldura simples com ripas de madeira para poder fixar o tecido. Veja aqui um tutorial ensinando como fazer. Essa ideia é interessante, pois você pode criar uma moldura na profundidade que desejar, podendo esconder o quadro de energia ou algum ponto de TV sem uso, por exemplo.
Como vimos nas ideias anteriores, o tecido revestiu inteiramente a base do quadro, mas se você desejar pode elaborar outra moldura externa, como nos dois exemplos a seguir.
QUADROS COM CORTINA PARA BOX
E quem diria que até mesmo com cortinas para box poderíamos criar quadros grandes? Achei essa ideia super criativa!
QUADROS DE MADEIRA
Chapas simples de madeira também podem originar lindos quadros! Você pode elaborar pinturas abstratas, como essa abaixo, por exemplo. Quadros divididos em duas ou mais peças têm sido bastante utilizados na decoração.
Nos próximos projetos foram feitas pinturas geométricas (fita adesiva ajuda a delimitar as áreas a serem pintadas) mantendo o fundo na cor natural da madeira.
E que tal uma pintura que simule um bordado em ponto cruz? Escolha um gráfico com o desenho que deseja, trace o quadriculado na madeira com lápis e divirta-se pintando os “x”.
Uma chapa de madeira perfurada, também conhecida como painel de eucatex, é outro material que pode se transformar em um quadro moderno com alguma pintura.
LEIA TAMBÉM
IDEIAS PARA QUADROS COM FOTOGRAFIAS
Você pode criar um quadro com suas próprias fotografias. Com programas de edição de imagem é possível fazer diferentes manipulações, com efeito de aquarela, por exemplo, e criar um quadro com a imagem impressa, a qual lembrará uma pintura em tela.
No projeto abaixo foi utilizada uma chapa de madeira fina como base, sendo o papel nela colado com cola spray e depois aplicado um verniz para proteger a impressão. Uma moldura feita com ripas de madeira deu o acabamento final.
Na inspiração a seguir, a fotografia foi fixada diretamente na parede, sem nenhuma base, e sobre ela foi colocada uma moldura de madeira.
Outra ideia econômica é pendurar a arte com cordão e ripas de madeira. Para fixar o papel entre as ripas, a autora do projeto abaixo utilizou 5 preguinhos finos na parte superior e inferior.
LEIA TAMBÉM
CRIE UM “FUNDO” GRANDE
Outra estratégia interessante é criar um fundo grande para a arte, como na imagem abaixo, onde a fotografia foi fixada em chapas de madeira, de forma a preencher a parede acima do sofá.
Você também pode dividir uma imagem em três, emoldurando-as separadamente, o efeito fica bem bacana. A pintura setorizada feita na parede dos quadros é outra forma interessante de “ocupar” paredes muito grandes.
TEM MOLDURA, MAS NÃO TEM A ARTE?
Caso você tenha a moldura e esteja em busca da arte, pode ser que a encontre em seu guarda-roupa mesmo! Um lenço bonito pode virar um quadro maravilhoso e criativo!
Espero que tenham gostado das ideias e até o próximo post! 🙂
Que lindos! ótimas dicas, não tinha pensando em usar algum lenço bonito como quadro. Amo quadros repartidos. Antes os quadros tinham um custo elevado, hoje em dia, além de site como a shopee tbm vender essas peças de decoração, temos a opção de “fugir” um pouco da normalidade e fazer nós mesmos.
Olá, Henrique!
Fiquei feliz que curtiu as dicas!
Esse post foi inspirado em uma amiga que emoldurou um lenço adquirido em uma viagem. Virou um quadro lindo para a sala dela, repleto de lembranças.
Gosto bastante dessa opção de fugir da normalidade! 🙂
Obrigada pela visita ao blog.
Adorei a criatividade das sugestões para criar quadros grandes! Usar tecidos e até cortinas de box são ideias geniais e acessíveis. Mas, sabe, fiquei querendo mais detalhes sobre técnicas de pintura para quem quer se aventurar ainda mais no DIY. Seria demais ter um passo a passo mais detalhado sobre isso. Mesmo assim, inspiração não falta aqui para transformar qualquer parede vazia numa galeria super pessoal!
Que postagem inspiradora sobre como criar quadros grandes no estilo “faça você mesmo” (DIY)! As dicas e ideias apresentadas são perfeitas para quem deseja personalizar a decoração de casa com peças únicas e cheias de personalidade, sem precisar gastar uma fortuna.
Adorei como você explicou passo a passo o processo de criação dos quadros, desde a escolha dos materiais até a montagem e finalização. A sugestão de usar tecidos estampados, papel de parede e até mesmo papel de presente como base para os quadros é uma ótima forma de adicionar cor e estilo aos ambientes de forma acessível.
As dicas sobre como enquadrar as peças e as opções de molduras também foram muito úteis. A ideia de reutilizar molduras antigas e dar uma nova vida a elas com uma pintura ou acabamento diferente é sustentável e econômica. Além disso, as fotos de inspiração ajudam a visualizar como essas ideias podem ser aplicadas em diferentes estilos de decoração.
A inclusão de sugestões sobre onde pendurar os quadros grandes, como em paredes vazias da sala de estar ou acima da cama no quarto, foi excelente para ajudar os leitores a planejarem a disposição das suas criações.
Parabéns pelo conteúdo claro, detalhado e encorajador, que certamente vai motivar muitos leitores a se aventurarem no mundo do DIY e a criar quadros grandes e impactantes para suas casas!