Um clássico francês muito empregado no século XVII, a boiserie (lê-se “boazerrí”) é um conjunto de molduras utilizado para embelezar as paredes. Naquela época, os ornamentos eram ricos em detalhes e contrastavam com as cores das paredes.
Hoje, a boiserie é vista na decoração de interiores com uma leitura contemporânea. As molduras são mais simples e retas e trazem um detalhe interessante de relevo às paredes de diversos cômodos.
Dependendo do modelo, podem conferir desde um toque elegante e sofisticado a uma pegada mais moderna e despojada aos ambientes.
A boiserie pode ser elaborada a partir de diferentes materiais como gesso, madeira, PVC, poliestireno, EVA etc. Molduras prontas são encontradas em lojas online e de material de construção, algumas até com fita autoadesiva para que você mesmo possa instalar facilmente. Na internet também existem inúmeros tutoriais ensinando a fazer essas lindas molduras para suas paredes.
Uma dica para escolher o material é avaliar o local que as molduras serão instaladas. O gesso, por exemplo, por ser mais frágil pode ser mais indicado para superfícies que não sofram com impactos da circulação, como parede da cabeceira, da televisão ou acima do sofá.
São vários os modelos, possibilidades de formatos e composições. Outra sugestão é fazer marcações na parede com lápis ou fita adesiva para avaliar a distribuição das molduras no ambiente.
Confira as ideias no post de hoje e inspire-se! 😉
1. Boiserie no hall de entrada
Com boiseries superiores e inferiores separadas por um rodameio, o apartamento a seguir dá as boas vindas com uma bonita e charmosa decoração. O conjunto de molduras também foi instalado na parede lateral, passando a sensação de continuidade ao pequeno hall de entrada.
As boiseries são também opções bacanas para decorar paredes compridas e ambientes que não se deseja muita informação, apenas um detalhe decorativo discreto.
Ao instalar boiserie do piso ao teto, dê preferência por paredes sem móveis e elementos que não interfiram muito no visual para valorizar as molduras.
VEJA MAIS
2. Boiserie no lavabo
3. Boiserie na sala de estar
A boiserie pode ser instalada em uma só parede como também percorrer as demais, tendo melhor efeito em ambientes sem muitos móveis para não sobrecarregá-los, especialmente se forem compactos.
Na sala de estar a seguir, as molduras pintadas de branco ganharam maior visibilidade, mas de forma discreta, sem contrastar demais com o tom claro da parede. Além disso, é um detalhe que orna com outros elementos de cor branca presentes no espaço.
Uma simples moldura pode dar outra cara à parede da TV. É um recurso fácil de incorporar que pode fazer diferença na decoração da sala.
Como veremos em diversas inspirações, as molduras podem ser utilizadas para englobar quadros e outros elementos decorativos. É também uma técnica bacana para utilizar quando os quadros parecem pequenos em determinada parede, já que a boiserie preenche a superfície.
Molduras mais largas com frisos conferem um toque clássico e refinado ao ambiente.
Observem também que os elementos decorativos não precisam estar necessariamente centralizados na moldura, faça testes para elaborar uma composição harmônica.
Em geral, podemos ver que a boiserie costuma ser pintada da mesma cor da parede, no entanto, a escolha vai depender da proposta do ambiente. Pintadas de outra cor, as molduras destacam-se na parede produzindo um efeito moderno com maior impacto na decoração.
As boiseries no ambiente abaixo foram incorporadas à tendência de pintura meia parede.
CONFIRA TAMBÉM
4. Boiserie na sala de jantar
As molduras decorativas são ótimas soluções para dar cara nova às paredes da sala de jantar.
Neste ambiente é comum ter mesas ou móveis encostados na parede, assim as molduras são mais frequentemente instaladas em sua porção superior.
Na inspiração abaixo, as boiseries seguiram também para o corredor.
LEIA MAIS
5. Boiserie no quarto
Existem variadas possibilidades de formatos e composições das molduras neste ambiente, podendo atuar em peças únicas abrangendo toda a parede, como também em conjuntos, com duas ou mais molduras distribuídas pela superfície.
As boiseries são amplamente aplicadas na parede da cabeceira, acima dela ou até mesmo exercendo essa função, uma boa ideia para economizar espaço em quartos pequenos.
A boiserie também foi empregada na parede lateral do quarto a seguir, criando-se um efeito de profundidade bem interessante.
No quarto abaixo, além do quadro, as luminárias também foram emolduradas conferindo um visual descontraído à decoração.
A parede em frente à cama também pode receber as boiseries. Na inspiração abaixo, aproveitou-se a moldura para inserir o espelho da penteadeira.
LEIA MAIS
As molduras decorativas são boas opções para as paredes do home office que, mesmo pequenino como esse abaixo na varanda, pode ser bem charmoso.
6. Outro estilo de boiserie
Além dos modelos de molduras que vimos anteriormente, temos outro estilo de boiserie que aparenta um revestimento de madeira, mais uma maneira de transformar os ambientes.
Para esse formato podem ser utilizadas guarnições ou rodameio, por exemplo, que são fixados na parede e pintados da mesma cor da alvenaria, dando a impressão de painel único.
Abaixo, uma imagem mais aproximada da boiserie. Clique aqui para ver como foi feita.
Na sala de estar a seguir, as réguas e parede foram pintadas de branco com um detalhe em tom de madeira da régua horizontal, conferindo uma decoração leve e aconchegante ao ambiente.
Na próxima inspiração vemos um modelo de boiserie cobrindo quase toda a parede do quarto, aproveitando seu pé-direito alto. As molduras foram feitas com ripas de MDF de 10 cm de largura.
Como puderam observar, a boiserie pode ser aplicada em diversos ambientes da casa, se adequando a diferentes estilos decorativos. Fica então mais uma opção interessante para personalizar as paredes!
Espero que tenham gostado das inspirações e até o próximo post! 🙂