Ambientes multifuncionais estão cada vez mais comuns nas moradias atuais, uma ótima maneira de otimizar os cômodos da casa. Assim, o assunto do post de hoje é dedicado a quem deseja incluir um local para estudo ou trabalho em um quarto de solteiro. Mesmo que este tenha metragens reduzidas, veremos que com planejamento e ideias criativas é possível montar um dormitório funcional e confortável.
Até algum tempo atrás, eram comuns escrivaninhas grandes com compartimentos diversos, no entanto, esse tipo de móvel acabou se adequando à realidade dos pequenos ambientes, ganhando designs mais simples e compactos.
Além do modelo da mesa de estudo, também veremos diferentes maneiras de posicioná-la de acordo com a disposição do quarto, entre outros detalhes que podem ser incorporados visando um bom aproveitamento de espaço.
Mesa ao lado do guarda-roupa
A mesa de estudos pode ser instalada ao lado do guarda-roupa sob a forma de bancada suspensa, que além de facilitar na hora da limpeza deixa o ambiente bem clean.
Normalmente, é destinado um espaço entre esse móvel e a janela do quarto para aproveitar a luminosidade natural. Entretanto, deve-se levar em consideração a posição desse dormitório em relação à incidência solar direta, pois o ambiente de estudo pode ficar um pouco desconfortável, principalmente em regiões de clima quente.
No quarto a seguir, a parede da mesinha recebeu tijolinhos brancos e prateleiras, ótimas para organizar livros e objetos decorativos. O guarda-roupa ganhou portas espelhadas, contribuindo para a sensação de amplitude e o lindo lustre Spring da Studioluce trouxe um toque delicado ao dormitório.
A mesa de estudo também pode ser utilizada como penteadeira. Na inspiração abaixo, o gaveteiro atua como apoio para a bancada, além de auxiliar na organização dos materiais escolares e produtos de beleza.
Além das prateleiras acima da mesa, pode-se instalar armários aéreos na parede da cama para um maior espaço de armazenamento.
O painel de madeira na parede da bancada de estudos e as fitas de LED embaixo das prateleiras dão um toque aconchegante ao quarto.
A parede acima da bancada também pode receber nichos ou armários, bons aliados para manter a área livre e organizada.
Caso não seja possível colocar um gaveteiro sob a mesa, uma alternativa é posicionar um móvel na perpendicular que, próximo à cama, ainda pode fazer as vezes de mesinha de cabeceira. Se este ficar abaixo da janela, uma dica é adicionar rodízios para poder movimentar o módulo, liberando o acesso na hora de limpá-la.
LEIA TAMBÉM
Mesa de estudo de canto ou mesa em L
A mesa em formato de “L” é uma boa opção para ampliar a bancada e aproveitar o canto do quarto. No projeto a seguir, reparem que a cabeceira de madeira segue até a mesa, integrando os espaços.
O MDF da cabeceira também pode revestir a parede lateral da cama. O tom amadeirado traz uma atmosfera de acolhimento e aquece o ambiente.
Outra visão do quarto acima:
A mesa em L, além de também servir de mesinha de cabeceira, pode possibilitar a inclusão de uma penteadeira, por exemplo, dependendo de sua extensão.
LEIA TAMBÉM
Mesa abaixo da janela do quarto
Também é bastante comum a instalação da mesa de estudos abaixo da janela, uma boa solução para aproveitar o espaço. Nessa posição, uma cortina ou persiana torna-se essencial, especialmente se o quarto receber luz solar direta.
Para acessar a janela na hora da limpeza, pode-se pensar em uma bancada com dobradiça que permita levantá-la quando necessário.
Dependendo do layout do dormitório, a mesa pode se prolongar para um espaço reservado ao lado do guarda-roupa, muito útil para organizar livros, materiais escolares e equipamentos grandes como impressoras, por exemplo, aproveitando a profundidade do roupeiro.
E para facilitar o acesso ao local abaixo da mesa, uma sugestão é elaborar módulos retráteis para guardar mochilas ou até mesmo servir como sapateira, por exemplo.
No móvel a seguir, podemos ver um acabamento fechado na base, acho interessante dessa forma, pois evita a entrada de poeira embaixo dele.
O espaço ao lado do guarda-roupa também pode ser aproveitado com um armário mais raso para guardar roupa de cama, livros etc.
Se necessitar de mais espaço de armazenamento, preencha as paredes da janela com estantes, prateleiras ou nichos. Porém, instale somente móveis realmente necessários para não sobrecarregar o ambiente.
No quarto a seguir, podemos ver a mesa de estudos com gavetas e um espaço reservado para uma discreta penteadeira, cujo tampo quando aberto revela um espelho com iluminação e acesso às maquiagens.
Mesa ao lado da cama
Outra possibilidade é posicionar a mesa de estudo ao lado da cama. Bancadas suspensas são ótimas escolhas, pois ocupam menos espaço e facilitam a limpeza.
No quarto abaixo, a cama foi disposta entre o guarda-roupa e a mesa de estudo devido à localização da porta da varanda.
Uma boa iluminação é essencial para o local de estudo ou trabalho. Caso a mesa seja pequena, pode-se optar por uma luminária de teto articulada ou arandela para poupar espaço na bancada.
Outra vista do quarto:
LEIA TAMBÉM
Mesa na parede oposta à cama
Com o guarda-roupa posicionado em frente à cama é possível colocar uma mesa na parede oposta ao leito que, dependendo do comprimento do quarto, pode ter um bom tamanho.
LEIA TAMBÉM
Mesa em frente à cama
Outra configuração possível é a mesa posicionada em frente à cama, a qual pode ser disposta paralela ou perpendicularmente a ela.
No quarto a seguir, foi instalada uma bancada suspensa entre a cama e a parede da janela, aproveitando-se bem o espaço do quarto.
No quarto a seguir, foi elaborado um nicho acima da escrivaninha com uma porta de correr que desliza para o lado deixando um lado aberto e o outro fechado. O lado esquerdo pode abrigar itens de escritório e decoração, e o outro pode organizar joias, bijuterias e acessórios pessoais em ganchos. A autora do projeto, também adicionou fechadura para que a porta possa ser trancada com chave.
Outra vista do quarto acima:
LEIA TAMBÉM
Mesa de estudo retrátil
Caso o dormitório seja muito pequeno, uma alternativa é elaborar uma mesa retrátil que “se esconde” dentro de algum móvel ou que a ele serve de tampo. Dessa forma, a mesa ocupará espaço somente quando estiver em uso.
Para facilitar o acesso à parte inferior do móvel, embaixo da mesa, podem ser instaladas prateleiras com corrediças telescópicas que se estendem totalmente para fora.
Outra sugestão é a mesa que vira prateleira, ótima opção para quartos pequenos. Você encontra alguns modelos no mercado, mas se curtir um Faça Você Mesmo, nesse post tem um passo a passo da mesa que fizemos aqui para o apê.
Como puderam observar, há diversas maneiras de posicionar a mesa de estudo no quarto. Avalie as medidas que você necessita e, dependendo do local escolhido, veja se o móvel não prejudicará a passagem e circulação no ambiente. Verifique também pontos de energia próximos à mesa.
Espero ter contribuído com as ideias e até o próximo post! 🙂