Se o seu guarda-roupa fica constantemente desarrumado, pode ser que a forma de organizá-lo talvez não esteja sendo muito eficaz. No post de hoje veremos diferentes maneiras de guardar as peças.
Ocasionalmente, é interessante fazer uma triagem de todas as suas roupas, separando as que precisam de reparos (normalmente ficam esquecidas no armário) e verificando os itens que você não usa mais. Aproveite para doar também os cabides em excesso. A intenção é deixar o guarda-roupa mais livre para que as peças sejam fáceis de visualizar, pegar e guardar.
Reserve locais bem acessíveis no armário para organizar as roupas utilizadas com maior frequência para facilitar o dia a dia e a organização.
Camisetas, camisas polo e blusinhas
As camisetas e camisas polo normalmente são guardadas dobradas em pilhas. Para que fiquem todas alinhadas, uma dica é utilizar um gabarito na hora de dobrá-las que você encontra no mercado, podendo também elaborar um modelo de papelão.
Identificar com etiquetas também contribui para a organização e traz praticidade, já que você não precisa ficar tentando descobrir se determinada camiseta é de manga curta, manga longa ou se na verdade se trata de uma regata… rs.
Acredito que a desvantagem das camisetas empilhadas é a necessidade de retirar as peças de cima para acessar as de baixo, podendo gerar uma baguncinha nesse processo.
Se este for o caso, tente organizá-las em fileiras. As colmeias organizadoras ajudam a manter tudo em ordem, além de otimizar o espaço e facilitar o acesso em prateleiras mais baixas, já que é só puxá-las para pegar a peça.
Outra opção é guardar as camisetas enfileiradas na gaveta. Se não fizer uso das colmeias, tente não apertar as peças com muitas unidades para facilitar o manejo e visualização na hora de selecioná-las. Agrupar por cores também favorece nesse último aspecto.
A mesma estratégia segue para camisas polo e camisetas dispostas umas sobre as outras. Se possível, faça pilhas mais baixas, posicionando-as em “escadinha” para que possam ser identificadas rapidamente.
Blusinhas quando dobradas geralmente ficam bem compactas, assim, uma ideia é organizá-las em cestos ou caixas na prateleira ou gaveta.
Caso prefira manter tudo pendurado, dê preferência para cabides mais estreitos para economizar espaço, mas verifique se são firmes para que não se deformem com o tempo.
Existem inclusive cabides específicos para blusinhas de alça fina, com sulcos ou ganchinhos, além daqueles emborrachados ou revestidos com veludo que evitam que as peças fiquem escorregando.
E para ganhar mais espaço no cabideiro do guarda-roupa uma dica é pendurar um cabide no outro por meio de um anel de latinha ou um pedaço de corrente, por exemplo. Acredito que essa ideia seja melhor utilizada com peças leves e que não amassem com facilidade.
LEIA TAMBÉM
Camisas e vestidos
Uma sugestão para as camisas é agrupar separadamente as de manga curta e longa e/ou organizá-las por cor para facilitar visualmente na hora de escolher a peça. Isso é algo pessoal, as minhas por exemplo, prefiro somente ordenar por cor.
Caso você não tenha uma repartição no guarda-roupa para vestidos longos, confira algumas maneiras de pendurá-los em cabides para que não fiquem arrastando:
Os vestidos de festa podem ser guardados em caixas e colocados no alto do guarda-roupa por terem uso menos frequente.
Calças, shorts, bermudas e saias
Existem diferentes formas de guardar as calças jeans. Quando empilhadas, normalmente ficam com um lado mais elevado pelo volume da cintura. Uma forma de mantê-las alinhadas é fazer uma dobra a mais na parte da perna.
Se dobradas de forma mais compacta, as calças podem ser organizadas em fileiras na gaveta.
Os shorts e bermudas jeans dobrados e posicionados conforme a inspiração abaixo facilitam sua visualização e manejo.
Outra opção é organizar as calças em cabides, encontrando-se inclusive modelos próprios para isso. Os cabides abaixo também servem para saias e vestidos e os achei interessante, pois são “baixos”, assim, as peças ficam suspensas numa altura maior que nos modelos tradicionais.
Os cabides triplos abaixo são boas alternativas para poupar espaço no guarda-roupa, eu os utilizo para organizar calças sociais.
Calças legging podem ser organizadas em colmeias, boas soluções para guardá-las na gaveta.
No mercado você encontra também outros tipos de cabides para pendurar saias ou shorts, como esses a seguir com presilhas e de pressão.
LEIA TAMBÉM
Suéteres
Os suéteres podem se deformar se pendurados em cabides, então é interessante reservar um espaço na gaveta ou prateleira para guardá-los dobrados.
Caixas são ótimas para manter as peças organizadas, principalmente quando posicionadas em locais mais altos, facilitando seu acesso.
Meias e roupas íntimas
Por serem peças pequenas, roupas íntimas e meias podem facilmente ficar bagunçadas na gaveta. As colmeias organizadoras são excelentes aliadas para otimizar o espaço e manter tudo em ordem. No mercado você encontra de diferentes modelos e materiais.
Acessórios
As colmeias também são ótimas para organizar acessórios nas gavetas como cintos, toucas, lenços, cachecóis etc. delimitando o espaço de cada item. Reparem também nos saquinhos de organza para guardar os maiôs e biquínis.
A parede lateral interna do guarda-roupa pode ser utilizada da mesma forma com organizadores suspensos.
Outra opção para os cintos são os organizadores tipo cabide para pendurar no varão ou até mesmo ganchos adesivos para fixar na porta ou dentro do guarda-roupa.
LEIA TAMBÉM
Para as gravatas encontram-se diferentes tipos de organizadores, tanto para pendurar quanto para fixar na lateral do armário. Caso não sejam itens de uso frequente, podem ser guardadas enroladas em colmeias organizadoras em alguma gaveta.
As bolsas e clutches podem ser organizadas em prateleiras ou nichos do guarda-roupa. Para que não fiquem “perdidas”, uma dica é guardar as peças menores em cestos.
Também encontram-se no mercado colmeias e divisórias para esses acessórios.
Prateleiras aramadas podem ser muito úteis na organização do guarda-roupa, ótimas para otimizar o espaço.
Aproveitando o cabideiro do guarda-roupa
Se após a reorganização do guarda-roupa for liberado espaço no cabideiro, você pode aproveitá-lo com um organizador suspenso criando novas prateleiras, caso seja necessário.
Como puderam observar, existem diversas formas de arrumar o guarda-roupa. Faça testes e veja quais ideias se adaptam melhor à sua rotina. Afinal, além de organização precisamos ter praticidade, não é mesmo?
Espero que tenham gostado das sugestões e até o próximo post! 🙂