Planejar um quarto de casal pequeno pode ser um desafio, mas veremos que com criatividade é possível encontrar ótimas soluções para driblar a falta de espaço, resultando em um ambiente confortável e funcional.
Instale armários aéreos e/ou ao lado da cama
Em um quarto de casal pequeno, armários aéreos podem ser instalados na parede da cabeceira sendo uma ótima maneira de introduzir um espaço extra de armazenagem para guardar roupas de cama e banho, bolsas, mochilas etc.
Segundo profissionais, a profundidade dos armários aéreos deve ser de aproximadamente 35 cm, levando em consideração também sua altura para que não gere acidentes e não cause sensação de aperto.
Outra vista do quarto acima:
Outra configuração são os armários laterais acima das mesinhas de cabeceira, os quais podem ter maior altura e assim, aumentar o espaço de armazenagem.
No quarto de casal abaixo, o armário aéreo recebeu portas ripadas para esconder o ar condicionado.
Também pode-se optar por um armário do piso ao teto ao lado da cama.
Outra possibilidade são os armários aéreos de menor altura em duas paredes do quarto, uma forma de deixar o ambiente mais leve.
Mesinha de cabeceira compacta
Em um quarto de casal pequeno, muitas vezes não há espaço suficiente para mesinhas de cabeceiras com gavetas, assim uma alternativa é elaborar modelos compactos, podendo até mesmo ser embutidos na cabeceira.
Mesinhas de cabeceira suspensas são boas opções para quartos de casal pequenos, pois facilitam na hora da limpeza, já que a circulação nas laterais da cama costuma ser bem reduzida.
Um nicho estreito pode ser uma alternativa caso o espaço ao lado da cama seja mínimo.
LEIA MAIS
Em projetos planejados, a mesa de cabeceira pode ser embutida em um móvel ao lado da cama, aproveitando o espaço inferior e superior.
Uma sugestão é utilizar a primeira gaveta para organizar bijuterias e acessórios. O tampo de vidro facilita a visualização.
A mesinha também pode ser elaborada como um nicho no armário ou guarda-roupa na profundidade que você desejar.
No quarto de casal a seguir, foi planejado um guarda-roupa em “L” com um nicho raso para servir de apoio.
Adicione pontos de energia e interruptor, caso verifique a necessidade.
Aproveite a lateral do guarda-roupa
A lateral do guarda-roupa pode ser utilizada para instalação de um armário com pouca profundidade como uma sapateira, por exemplo, uma maneira interessante de aproveitar a altura do móvel.
Pode-se ainda utilizar a parede lateral do guarda-roupa para organizar bijuterias, bolsas entre outros acessórios. Os ganchos adesivos são ótimos para isso, sendo encontrados em diferentes modelos e cores.
LEIA TAMBÉM
Armário de menor profundidade próximo à entrada
Dependendo do layout do quarto, o guarda-roupa posicionado próximo à porta de entrada pode prejudicar a circulação, sendo necessário reduzir um pouco sua largura. Uma solução para aproveitar o espaço é instalar um armário de menor profundidade que pode ser utilizado tanto para guardar vestuário, roupas de cama e banho ou sapatos, por exemplo.
Em vez de um móvel, você também pode utilizar esse espaço com uma penteadeira compacta.
Armário ou prateleira acima da porta
Em apartamentos mais antigos, com pé-direito alto é comum aproveitar o espaço acima da porta com armário. A altura dos novos apartamentos costuma ser menor, mas ainda assim é possível fazer o mesmo, seja com prateleiras ou armário.
Móvel na parede da janela
A parede da janela também pode ser aproveitada com um móvel estreito, instalado abaixo ou ao lado da mesma.
LEIA TAMBÉM
Luminária embutida, suspensa ou na cabeceira
Para poupar espaço em mesas de cabeceiras pequenas pode-se escolher alguns tipos de luminárias. As embutidas no armário aéreo, tipo spot por exemplo, são discretas e deixam o ambiente bem clean.
As luminárias pendentes também podem ser instaladas no armário aéreo. Outra opção é aproveitar a cabeceira de madeira para inserir uma arandela. No mercado existem diferentes designs e modelos, sendo a articulada indicada para direcionar a luz na hora da leitura.
As luminárias ajudam a compor a decoração, conferindo um toque charmoso e aconchegante ao quarto.
E essa mesma ideia se aplica a quartos sem armários aéreos na parede da cabeceira. A intenção é deixar a mesinha de cabeceira livre para apoiar outros objetos e itens do dia a dia.
LEIA TAMBÉM
Penteadeira ou mesa de trabalho
Móveis multifuncionais são curingas em moradias compactas. No quarto, a mesinha de cabeceira também pode assumir o papel de penteadeira e/ou local de trabalho e estudo.
Se for necessário aumentar a largura da mesa, uma alternativa é excluir o móvel de um lado da cama, elaborando um nicho embutido no guarda-roupa, caso seja aplicável, ou então substituí-lo por uma prateleira superior.
LEIA MAIS
Móvel e/ou TV em frente à cama
Dependendo do espaço em frente à cama é possível instalar um móvel estreito para apoiar eletrônicos e ter mais um local de armazenamento.
Caso esse espaço seja muito estreito, uma alternativa é instalar uma prateleira ou nicho acima da TV para manter a passagem livre.
LEIA MAIS
Invista em uma cama box baú
A cama box com baú vem se tornando uma peça essencial para quartos pequenos, já que funciona como um armário horizontal com ótimo espaço para guardar itens volumosos como travesseiros, edredons e cobertores, jaquetas de inverno, objetos pouco usados no dia a dia etc.
Avalie o espaço atrás da porta
Até mesmo um espaço atrás da porta pode ser aproveitado. No quarto abaixo foi possível elaborar uma sapateira de pouca profundidade.
Caso não haja possibilidade de inserir um móvel neste local, talvez você ainda possa utilizá-lo para pendurar bolsas ou instalar um cabideiro, por exemplo.
Troca da porta comum da entrada pela porta de correr
Dependendo da configuração do cômodo, a substituição da porta comum pela de correr pode possibilitar um melhor aproveitamento do espaço. No quarto a seguir, o guarda-roupa pôde ser prolongado até próximo à entrada, ficando posicionado na parede em que a porta comum encostaria ao ser aberta. Assim, a porta de correr, além de melhorar a passagem, também deixa livre o acesso ao móvel.
O mesmo foi feito nesse quarto de casal, onde a porta de correr viabilizou a instalação de uma sapateira vertical de pouca profundidade.
LEIA MAIS
Para finalizar o post, uma inspiração de quarto de casal pequeno com diversas ideias implementadas para aproveitar bem o espaço:
Ao planejar o quarto, analise a quantidade dos armários e outros elementos apresentados de acordo com suas reais necessidades. Conseguir um espaço extra de armazenamento é ótimo em cômodos reduzidos, mas cuidado para não sobrecarregá-lo. Afinal, este é um ambiente de descanso e devemos nos sentir confortáveis.
Espero que tenham gostado das ideias e até o próximo post! 🙂
Ideias maravilhosas.adorei
Oi Agmara!
Fiquei muito feliz que gostou das ideias! 🙂
Obrigada pela mensagem.