Assim como o sofá, a escolha do rack é muito importante para o planejamento da sala de estar. Além do design, devemos considerar a funcionalidade do móvel, pensando nos eletrônicos que deseja apoiar no móvel, como televisão, roteador, videogame etc. e se necessita de espaço de armazenamento, como gavetas ou portas, por exemplo.
Se você pretende posicionar a TV sobre o rack, avalie a altura do móvel em relação ao sofá. Sentados, o ideal é que não precisemos levantar o pescoço ao assistir, assim procure posicionar a televisão na altura dos olhos.
Se preferir fixar a televisão na parede, pode-se pensar em esconder os fios e cabos em conduítes dentro da parede, caso seja possível quebrá-la para tal ou então utilizar canaletas externas que ficam bem discretas na decoração. Veja algumas ideias aqui! Outra opção muito utilizada para esconder os cabos são os painéis.
RACK COM PÉS
Os racks com pés finos e alongados passam uma sensação de leveza ao móvel, por isso são bastante indicados para salas pequenas. O fato de sua base estar acima do piso também contribui para essa impressão.
Observe a altura dos pés, pois caso sejam muito baixos, podem dificultar a limpeza impossibilitando o acesso de vassouras, rodos ou aspirador de pó embaixo do móvel.




RACKS SEM PÉS
Uma das vantagens dos racks sem pés é aproveitar toda a sua altura para se obter um bom espaço de armazenamento, ou seja, além de apoiar aparelhos comuns da sala de estar, podem ser utilizados para guardar jogos, filmes, livros, brinquedos etc.





Ao escolher o rack, não esqueça de pensar também no espaço para a cortina ou persiana, caso deseje instalar em sua sala.

O rack abaixo é o que elaboramos para nossa sala. Nós mesmos fizemos o desenho e pedimos a um marceneiro executar o projeto. O móvel possui 67 cm de altura e nossa TV tem 47”, reparem que ficou pouco espaço entre eles. Isso não nos incomoda, pois a prioridade eram as gavetas, então fizemos o rack um pouco alto mesmo. Mas se você deseja apoiar objetos decorativos maiores, atente-se a esse detalhe.
Algo que provavelmente faremos diferente numa próxima vez é o local para os eletrônicos. Por ser fechado nas laterais acaba ficando quente, principalmente quando o Playstation está ligado. Então acho que, ou deixaríamos aberto como na inspiração anterior ou escolheríamos outro modelo como alguns que veremos mais adiante.

LEIA TAMBÉM
RACKS MULTIFUNCIONAIS
Caso tenha necessidades específicas, uma opção é elaborar um rack multifuncional sob medida, adicionando nichos para adega climatizada, por exemplo. Dependendo de seu espaço, o móvel pode até acomodar um local de trabalho ou estudo.




LEIA TAMBÉM
RACKS SUSPENSOS
Os racks suspensos também trazem sensação de leveza ao ambiente, além de facilitar na hora da limpeza. Como são fixados na parede, não esqueça de pensar nos fios e cabos dos eletrônicos que se conectam à televisão. Como comentado anteriormente, pode-se passá-los por dentro da parede através de conduítes ou mantê-los escondidos atrás de um painel. Caso deseje manter os fios expostos é necessária uma abertura no tampo do móvel.







Dependendo da altura em que o rack for suspenso, pode-se aproveitar o espaço abaixo para acomodar pufes ou banquetas.
Outra questão ligada à altura do rack, mais especificamente do local em que ficarão apoiados os eletrônicos, é que os fios e cabos podem ficar visíveis no fundo do móvel quando sentamos no sofá. Na inspiração a seguir, podemos ver uma solução interessante para isso.

RACK INTEGRADO À COZINHA
A integração de ambientes é uma técnica bastante utilizada para otimizar espaços. Uma ideia é aproveitar o tampo do rack e prolongá-lo até a bancada ou balcão da cozinha americana.





LEIA TAMBÉM
COMBINAÇÃO DE RACK E APARADOR
Outra sugestão é elaborar um conjunto de aparador com outro móvel abaixo dele que pode ser algo simples como um gavetão, por exemplo. Essa pode ser uma ideia interessante para apoiar videogames, que normalmente esquentam bastante quando dentro de móveis mais fechados.








RACKS SIMPLES COM PRATELEIRA OU NICHO
Caso você não tenha coisas para guardar ou prefira um ambiente mais minimalista, uma sugestão é utilizar prateleiras, nichos ou aparadores simples para apoiar os eletrônicos. Tanto o ambiente quanto o bolso ficam mais leves!




No apartamento a seguir, devido à sala ser muito estreita optou-se por uma prateleira alta acima da televisão para apoiar os eletrônicos em vez de um rack comum. Uma solução interessante para deixar a passagem livre e espaçosa.





Como puderam observar, é importante levar em consideração alguns fatores no momento de escolha do rack para a sala de estar. Qual desses modelos você achou mais interessante?
Espero que tenham gostado das inspirações e até o próximo post!
para quem gosta de home theater, essa marca é querida:
http://www.airon.ind.br/produtos.php?sec_id=10&sub_id=194
abs!
Que bacana, obrigada por compartilhar!