Trazer um pouquinho do aconchego e frescor da natureza para o lar, definitivamente se tornou algo comum, podendo-se observar diversas espécies decorando lindamente os ambientes. Com isso, tenho notado que até mesmo as mobílias vêm se adaptando para acompanhar essa tendência.
Os móveis com nichos para plantas podem ser uma opção criativa para acomodar e esconder os vasos, sem a necessidade de utilizar um cachepô. A ideia é realmente integrar as folhagens ao design do móvel, obtendo assim um resultado muito interessante.
Os nichos podem ser inseridos em racks, estantes, mesinhas de centro ou de cabeceira etc. Confira algumas inspirações a seguir:
Folhagens grandes como as da costela-de-adão e guaimbê, por exemplo, ficam lindas! Você pode optar também por plantas mais altas, como a Ficus lyrata, vista na sala abaixo.
No apartamento abaixo, foi elaborado um móvel comprido que serve como rack para a sala de estar e segue até a sala de jantar, funcionando como banco para a mesa. Entre os ambientes, há o nicho no móvel para planta.
As estantes de serralheria são ótimas opções para adicionar nichos para plantas devido a seus espaços vazados e a possibilidade de elaborar diferentes designs com os módulos.
Adicione mudas de plantas pendentes nos nichos, ficam um charme na decoração!
Você também pode plantar as folhagens diretamente no nicho, dependendo de seu material, tomando cuidado para não regar excessivamente, já que não haverá escoamento de água. Escolha as espécies de acordo com o tamanho do nicho, pois algumas exigem um espaço grande para se desenvolver.
Outra ideia é elaborar um suporte na prateleira para inserir o cachepô, como esta abertura circular na inspiração abaixo, que o mantém suspenso na estante. Não é exatamente um nicho, mas achei bem criativo!
A estante abaixo foi posicionada entre o hall de entrada e à sala de jantar para conferir maior privacidade aos moradores, atuando também como uma divisória de ambientes, delimitando os espaços. Os nichos com plantas ajudam a bloquear a visão, além de decorar lindamente o apartamento.
E que tal cultivar plantas no banheiro? Se ele receber iluminação natural, pode ganhar um verdinho como visto no projeto abaixo. Esse banheiro é bem compacto e a ideia foi elaborar uma prateleira tipo nicho que pode abrigar produtos de higiene, beleza e pequenos vasos.
Até mesmo um balcão de cozinha pode ganhar nichos para plantas! Dependendo da claridade natural neste local, pode-se até mesmo cultivar ervas para temperar a comida. Algumas delas precisam de luz solar direta em suas folhas, mas o manjericão, por exemplo, costuma se adaptar a ambientes que não recebam sol direto, contanto que sejam bem iluminados.
Essa é uma ideia interessante para quem deseja cultivar plantas em mesinhas de cabeceiras, já que o nicho protege o vaso de possíveis quedas.
Para finalizar, deixo duas inspirações de mesinha de centro com nicho para plantas que você mesmo pode fazer. Nesse primeiro projeto, os cactos e outras suculentas foram plantados diretamente no nicho, o qual foi devidamente protegido da terra e umidade, mas você também pode utilizar um recipiente para acomodá-las. Se optar por este grupo de plantas, posicione a mesinha em um local que bata sol para que elas possam se desenvolver bem.
Outra ideia é fazer um recorte com serra copo no tampo da mesa para encaixar um vasinho. Além de embelezar o ambiente de forma criativa, você se beneficia do processo de fotossíntese da planta que libera oxigênio (O2) no ambiente e também da água liberada através de sua transpiração, contribuindo para uma melhor respiração e bem-estar.
Espero que tenham gostado das ideias! Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!