O jardim vertical é uma ótima maneira de introduzir um pouquinho da natureza para o lar, especialmente a pequenos espaços. Utilizando as paredes de casa, você pode montar diferentes composições que certamente trarão beleza, frescor e muito aconchego aos ambientes.
Existem várias formas de montar um jardim vertical, podendo-se preencher uma parede inteira ou apenas dispor alguns vasos pela superfície desejada. No post de hoje veremos muitas ideias que, inclusive, você mesmo pode colocar em prática!
Uma opção simples é utilizar vasos meia lua presos diretamente na parede por parafusos. Caso o jardim seja feito dentro de casa, procure acondicionar os vasos em cachepots para evitar que escorra água no chão após a rega.
O cachepot é um recipiente utilizado para esconder vasinhos não muito bonitos, de forma a incrementar a decoração. O plantio também pode ser feito nele diretamente, mas como os cachepots normalmente não possuem furos deve-se ter cuidado ao irrigar para não encharcar a terra, o que acarreta no apodrecimento das raízes. A dica é fazer uma camada de pedrinhas no fundo para que a água fique ali depositada caso haja um excesso de rega.
Na inspiração abaixo foi feito um jardim vertical lindo e delicado com suculentas. Ao optar por essas plantas, escolha as espécies de acordo com o ambiente em que serão dispostas. Algumas necessitam de sol pleno, outras se adaptam a locais de meia sombra, mas bem iluminados.
Se a intenção for preencher a parede, as plantas que formam ramos pendentes são ótimas opções, o efeito fica muito bonito e você consegue cobrir a superfície com apenas alguns vasos. As jiboias são comumente escolhidas, pois são fáceis de cultivar, crescem rápido e não necessitam de muita luminosidade. Estas da inspiração abaixo são jiboias amarelas, também conhecidas como jiboia limão ou jiboia neon. Outra bastante comum e facilmente encontrada é a que possui folhas verdes com manchas amarelas.
Outra sugestão é preencher a parede com vasos, mas de forma mais espaçada. Em vez de modelos meia lua presos diretamente na parede, pode-se utilizar suportes para vasos, como esses aramados vistos a seguir. Para uma proposta mais clean e natural, uma dica é utilizar suportes da mesma cor da parede e vasos de barro.
Nós temos alguns vasos de cerâmica suspensos na parede e para evitar possível escoamento de água fechamos o furo com Durepoxi, tomando cuidado para não regar excessivamente.
Caso não goste de fazer muitos furos na parede, você pode fixar os suportes para vaso em uma base, como uma tábua de madeira, por exemplo. O resultado fica bem bacana!
Um simples jardim vertical também pode ser elaborado com ripas de madeira, com a opção de pintar a armação ou mantê-la em sua cor natural. No mercado você encontra suportes para vasos com encaixe específico para esse tipo de estrutura. E que tal montar uma composição com diferentes tipos de plantas? Olha que lindo esse mix de flores, folhagens e suculentas!
A estrutura do tipo estrado de cama é muito utilizada para elaborar jardins verticais. Se você a instalar em um local que receba sol, pode aproveitar para fazer um jardim de ervas, bonito, aromático e fresquinho para suas receitas.
Na inspiração abaixo foram utilizados vasos autoirrigáveis, boas opções para quem viaja com frequência. Clique aqui para saber mais sobre este tipo de vaso!
Para deixar o projeto mais barato, você mesmo pode fazer os suportes para vasos com arame.
O jardim vertical preenchido com orquídeas fica realmente muito lindo e delicado!
Outra ideia para fazer a estrutura é utilizar corda para unir as ripas de madeira para um acabamento mais rústico.
Você também pode elaborar prateleiras suspensas por cordas na estrutura de madeira, veja que ideia bacana:
São incríveis as possibilidades de estruturas para jardim vertical feitas com madeira e corda! O modelo abaixo com recorte para encaixe dos vasos faz muito sucesso, fica bem bacana na decoração!
Ainda com ripas de madeira pode-se fazer uma estrutura do tipo treliça para suspender as plantas. Na inspiração a seguir, a autora do projeto também elaborou os suportes para vasos utilizando tiras de corino.
O bambu é outro tipo de material muito utilizado, trazendo uma proposta simples e natural à decoração. Para esse tipo de estrutura podem ser utilizados vasos meia lua pendurados com ganchos.
Até mesmo decks de madeira fixados na parede podem integrar o jardim vertical. Os vasos poderiam ser fixados diretamente na parede, mas as bases de madeira deixaram a composição bem bacana evidenciando ainda mais as plantas!
A mesma proposta foi utilizada na varanda abaixo. As réguas de madeira dispostas de forma alternada criaram um bonito fundo para os vasos.
LEIA TAMBÉM
Para montar um jardim vertical não é necessário muito. Prateleiras e mãos francesas são estruturas simples que podem rapidamente te ajudar a montar um cantinho verde em casa!
Mas se você curte DIY, que tal essa pequena estante feita inteiramente em madeira para apoiar as plantas? E reparem também na pintura delimitada à área do jardim vertical.
Além das prateleiras comuns instaladas com mão francesa, outra ideia é utilizar a cremalheira para fazer o jardim vertical. Nesse caso, em vez de utilizar prateleiras você pode apoiar jardineiras diretamente no suporte. Uma das vantagens dessa estrutura é permitir regular a altura dos suportes quando necessário.
Até cestos aramados podem servir de suporte para os vasinhos!
Outra ideia é utilizar uma moldura de madeira com tela de metal como estrutura para o jardim.
No mercado você encontra diferentes tamanhos e cores de telas aramadas que também podem ser úteis para pendurar suas plantas. E que tal misturar as folhagens verdes com plantas de outras cores?
E olha que bacana esse jardim vertical feito com uma antiga grade de janela. Uma ótima ideia de reaproveitamento!
Para finalizar, uma inspiração de jardim vertical criativo que pode ser feito com barra roscada presa com um gancho de teto específico para esse material.
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!