Ter uma sapateira auxilia muito a manter a casa organizada. Já mostrei ideias para organizar os calçados no hall de entrada, mas neste local costumamos deixar somente os pares utilizados no dia a dia.
O restante dos sapatos normalmente são armazenados no quarto, dentro do guarda-roupa. No entanto, caso você não goste de mantê-los junto com as roupas, veja neste post algumas sugestões de sapateiras separadas do armário.
SAPATEIRA NA LATERAL DO GUARDA-ROUPA
Uma sugestão é reservar um espaço na lateral do armário para os calçados. No exemplo abaixo, ela foi planejada em um guarda-roupa em L, próximo à entrada do quarto.


SAPATEIRA AO LADO DO GUARDA-ROUPA
Caso a configuração do quarto não permita que a sapateira seja instalada na lateral do móvel, uma opção é elaborar um local para armazenar os calçados ao lado do guarda-roupa. Na inspiração a seguir, a sapateira ganhou destaque com porta de vidro para facilitar a visualização.

A sapateira também pode receber portas ripadas para favorecer a ventilação, uma forma de prevenir a proliferação de mofo nos sapatos.

Instalando a sapateira ao lado do guarda-roupa você consegue aproveitar sua profundidade, pois mesmo que o espaço destinado a ela seja estreito é possível armazenar mais de um par por gaveta. Para tal, utilize corrediças telescópicas que saem totalmente do móvel para facilitar a visualização e acesso aos calçados.

Se você tiver um espaço vazio ao lado do guarda-roupa, pode montar uma sapateira simples e fácil de fazer com um suporte para calçados instalado na parede, um varão extensível e um tecido de sua escolha para funcionar como cortina. Para suspendê-la no varão, você pode utilizar argolas com prendedor.

SAPATEIRA DE POUCA PROFUNDIDADE NA ENTRADA DO QUARTO
Quando o guarda-roupa fica disposto perpendicularmente à porta, dependendo de sua profundidade, é necessário deixar um espaço livre na entrada para que a circulação não seja prejudicada. Dessa forma, pode ser interessante elaborar uma sapateira menos profunda que o armário, próximo ao acesso ao quarto.


SAPATEIRA VERTICAL DESLIZANTE
Em quartos pequenos temos que aproveitar o espaço da melhor forma possível e a sapateira vertical deslizante pode ser uma boa solução. Para reduzir sua largura, os sapatos podem ser armazenados inclinados ou mesmo na vertical.



SAPATEIRA ATRÁS DA PORTA
E veja que até mesmo um espaço atrás da porta pode ser utilizado para instalar uma sapateira!



No quarto a seguir, o espaço atrás da porta era bem reduzido, mas mesmo assim foi possível instalar uma sapateira basculante ao trocar a porta convencional do cômodo por uma porta de correr.

LEIA TAMBÉM
SAPATEIRA NA BASE DO GUARDA-ROUPA
Uma sapateira instalada na base do guarda-roupa não é muito comum, mas pode ser uma boa alternativa para otimizar o espaço no quarto. Você pode deixá-la à vista ou elaborar gavetas fechadas para guardar os sapatos.


A sapateira abaixo, feita no rodapé do guarda-roupa, tem 55cm de profundidade.

SAPATEIRA EM FRENTE À CAMA
Dependendo da metragem e configuração do quarto é possível instalar sapateiras de diferentes modelos em frente à cama.



No quarto abaixo, o espaço entre a cama e a parede era bem estreito, então a solução foi elaborar uma sapateira basculante de pouca profundidade (24 cm) que pôde abrigar muitos pares de calçados. O corredor de passagem ficou com 55 cm de largura.


SAPATEIRA NA PAREDE DA JANELA
De repente, a sapateira pode caber até mesmo ao lado ou abaixo da janela do quarto. Se o espaço for compacto, invista em modelos em que os calçados sejam organizados na vertical.






SAPATEIRA AO LADO DA CABECEIRA
Os móveis ao lado e acima da cabeceira estão sendo muito utilizados para aumentar o espaço de armazenamento em quartos pequenos. No projeto a seguir, foi criada uma torre sapateira com nicho na lateral que funciona como mesinha de cabeceira e um armário aéreo para guardar roupas de cama.

Espero que tenham gostado das ideias! Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!