Ícone do site Viajando no Apê

7 ideias de revestimentos para transformar sua sala de estar!

A sala de estar pode realmente se transformar com a aplicação de revestimentos na parede. Cada material pode imprimir um resultado diferente ao ambiente, sendo uma forma interessante de agregar personalidade à decoração.

Confira a seguir algumas opções de revestimentos para você se inspirar!

1. TIJOLINHO

O tijolinho é um dos revestimentos que mais fazem sucesso! Traz um toque rústico e charmoso ao ambiente, além de ser super versátil, combinando com diferentes estilos de decoração.

No mercado podemos encontrar variados tamanhos, modelos e cores de tijolinhos. Na sala ganham destaque tanto na parede da televisão, quanto na do sofá, podendo seguir para a sala de jantar em ambientes integrados.

Imagem via
Imagem via
Tijolinhos Aspen, do BrickStudio. Imagem via
Imagem via

2. CONCRETO APARENTE

O concreto aparente é muito utilizado em projetos residenciais para trazer uma atmosfera urbana à decoração. Muitas das lindas paredes de concreto aparente que vemos por aí, às vezes são descobertas durante alguma reforma, quando ao descascar o reboco acabam evidenciando a pureza desse material.

Imagem via
Imagem via

Mas também podemos instalar revestimentos como as placas de concreto, uma opção interessante para decorar alguma parede da sala, sendo encontradas em diferentes tamanhos e modelos. Você pode aplicar o material de acordo com a proposta que desejar, obtendo um resultado mais neutro ou de maior impacto, alinhando-o com objetos decorativos.

Na Castelatto você encontra o modelo Apparente Cinza de placas de concreto. Imagem via
Imagem via
Imagem via
Revestimento cimentício da Colormix. Imagem via

LEIA TAMBÉM




3. “METAL OXIDADO”

Também existem revestimentos que reproduzem materiais diversos, como esse abaixo que exibe características de um metal em processo de oxidação, conferindo uma textura rústica, mas sem os transtornos que o material original produziria.

Painel mosaico Oxyden da Castelatto, produzido em concreto arquitetônico. Imagem via

Outro revestimento que pode trazer personalidade à sala de estar é o porcelanato que imita aço corten, revelando uma estética única de metal oxidado e desgastado pelo tempo.

Porcelanato Série Argos, da Incepa 

4. PEDRAS

Materiais naturais como pedras costumam ser bastante aplicados em áreas externas, mas cada vez mais vêm sendo aplicadas em ambientes internos. Um recurso que traz aconchego e nos aproxima da natureza.

Imagem via
Imagem via
Tijolinhos feitos com mármore travertino. Imagem via

Caso deseje aplicar pedras naturais na parede do sofá, uma sugestão é colocá-las somente na superfície acima dele e revestir a parte inferior com painel de madeira, por exemplo, para poder encostá-lo na parede sem danificá-lo.

E aproveite para iluminar a linda parede revestida de pedra para destacar ainda mais a beleza deste material.

Imagem via
Imagem via

As pedras brutas como revestimento ficam lindas na decoração, mas caso você prefira texturas menos rústicas, pode-se optar por modelos de pedras naturais com acabamentos diferentes e outros formatos.

Revestimento Travertino Anticato da Lantai. Imagem via

O revestimento a seguir é produzido em mármore polido com acabamento em relevos angulados que valorizam a matéria-prima natural. Como a superfície do revestimento é irregular, na parte inferior da parede foi instalado porcelanato para encostar o sofá.

Revestimento Cubus Piguês da Mosarte. Imagem via

No mercado você também encontra revestimentos que imitam pedras naturais. O revestimento abaixo é feito em concreto arquitetônico e possui uma textura rústica que reproduz o efeito do tempo sobre os mármores gregos e italianos.

Revestimento Etrusco Branco, da Castelatto. Imagem via

5. LAMBRI

O lambri é um revestimento utilizado para conferir textura à decoração que se caracteriza, originalmente, por um conjunto de ripas de madeira com encaixes do tipo macho e fêmea, formando um bonito painel.

Foi muito utilizado pela nobreza francesa, no século XVII, com a finalidade de aquecer os ambientes, mas acabou se popularizando mundo afora sendo muito aplicado como elemento decorativo, proporcionando também conforto acústico.

Além das ripas de madeira, para reproduzir o painel de lambri podem ser utilizados outros materiais como MDF, gesso, PVC e até EVA e poliestireno. O espaçamento entre as réguas também pode variar.

Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest

O lambri também pode ser instalado em meia parede, o resultado fica bem charmoso.

Imagem via

6. MADEIRA

Revestimentos no tom amadeirado são muito utilizados para aquecer e trazer aconchego ao ambiente. Painéis de madeira são frequentemente instalados na parede da TV, mas também ficam muito bacanas atrás do sofá.

Imagem via
Imagem via

Uma das vantagens de utilizar o painel de madeira como revestimento é aproveitá-lo para criar pontos de iluminação, como rasgos para fita de LED e instalação de arandelas, por exemplo.

No projeto a seguir, o painel amadeirado foi instalado por toda a parede integrando as salas de estar e jantar. A porta recebeu o mesmo revestimento, proporcionando sensação de amplitude.

Imagem via
Painel com sulcos em preto e linhas geométricas. Imagem via

Outra sugestão é aplicar porcelanato que imita madeira para revestir alguma parede da sala. No mercado você encontra diferentes marcas, tamanhos e cores que reproduzem tábuas de madeira.

Imagem via

Se você gosta de madeira mais clara, pode optar pelo pinus. Na sala abaixo, as tábuas foram dispostas horizontalmente em meia parede, combinando lindamente com a decoração.

Imagem via

7. PAPEL DE PAREDE

O papel de parede é um antigo recurso, mas ainda muito utilizado para uma transformação rápida e prática no ambiente, com a vantagem de encontrar no mercado uma ampla variedade de modelos, cores e estampas, inclusive que imitam revestimentos como tijolinhos, mármore, madeira etc.

Papel de parede da Stickdecor que imita cimento queimado. Imagem via
Imagem via
Papel de parede da Muse Wallpapers Store. Imagem via

Papéis de parede estampados que rementem à natureza como árvores, flores e folhagens são opções que deixam o ambiente mais alegre e vivo.

Imagem via
Imagens via 1 | 2

Na inspiração abaixo, o papel de parede foi instalado em meia parede, ornando com a parte inferior que possui detalhes em boiserie. O resultado ficou bem delicado e elegante.

Imagem via

Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!

Sair da versão mobile