Vivendo em apartamentos cada vez mais compactos, novas ideias vêm surgindo para solucionar a falta de espaço. A verticalização é uma alternativa bastante utilizada, que nada mais é do que aproveitar as paredes e outras superfícies verticais da melhor forma possível.
Podemos fazer isso de diferentes maneiras e em todos os cômodos da casa, confira a seguir muitas ideias criativas, pode ser que alguma delas seja a solução que você precisa!
HALL DE ENTRADA
A organização de nosso lar pode começar já na entrada de casa. Mesmo com um hall pequeno é possível agregar elementos na parede para deixarmos os objetos do dia a dia. Ganchos, simples prateleiras ou nichos podem receber bolsas, sacolas reutilizáveis, casacos, bolsas, carteiras, chaves, guarda-chuva, óculos de sol e muitas outras coisas que espalham-se facilmente pela casa.
Você também pode elaborar um hall de entrada impactante com um barzinho vertical iluminado, dando boas vindas aos visitantes. Uma forma interessante de ocupar uma parede aliando beleza e funcionalidade.
COZINHA
Em uma cozinha pequena não conseguimos instalar muitos armários, no entanto, podemos aproveitar suas paredes para organizar muitos itens. No mercado encontramos diferentes tipos de suportes e aramados com funções variadas que otimizam o espaço e ainda trazem praticidade à rotina.
Mesmo em uma cozinha bem estreita podemos aproveitar a parede oposta à pia para organizar uma série de elementos que usamos no dia a dia, como no exemplo abaixo em que foram instaladas prateleiras e barras para pendurar frigideiras, xícaras e canecas, descansos de panela, pano de prato, jogo americano etc. As prateleiras rasas podem apoiar temperos, utensílios, livros de receita e até mesmo itens decorativos para deixar a cozinha mais charmosa.
Prateleiras rasas são práticas e não ocupam muito espaço, sendo muito úteis para cozinhas do tipo corredor para armazenar itens que utilizamos com frequência sempre à mão, como mantimentos e temperos. Para manter os produtos mais protegidos de possíveis esbarrões, dê preferência por prateleiras com bordas.
Nichos também são ótimos para organizar cozinhas pequenas e veja que a barra de utensílios não precisa se restringir à parede da pia.
A ideia de verticalização também pode ser aplicada na marcenaria da cozinha sob a forma de gaveta vertical, uma boa opção para aproveitar o espaço ao lado da geladeira que, por acompanhar a profundidade do eletrodoméstico, pode abrigar muitos itens como louças e/ou funcionar como despensa, por exemplo.
A lateral da geladeira é outra superfície que podemos aproveitar com racks magnéticos ou de apoio para organizar condimentos, pendurar utensílios, pano de prato, papel toalha, entre outros artigos de cozinha.
Até mesmo as fruteiras se adequaram aos espaços reduzidos da cozinha. Podemos encontrar no mercado modelos para instalar na parede, liberando espaço na mesa ou bancada.
Outra sugestão é utilizar cestos aramados multiuso e transformá-los em fruteira de parede. Nós fizemos aqui no apê, aproveitando uma pequena parte vazia da mureta da cozinha:
LEIA TAMBÉM
LAVANDERIA
A lavanderia dos apartamentos costuma ter espaço bem reduzido, então explorar as paredes se torna essencial. Na área de serviço a seguir, uma pequena estante de metal foi colocada acima do tanque, organizando produtos de limpeza do dia a dia. E vejam que até a parede acima da janela foi aproveitada com a instalação de uma prateleira.
Outra opção são os painéis aramados ou perfurados que permitem a adição de suportes variados e ganchos, com a vantagem de não precisar fazer muitos furos na parede e poder reorganizá-los sempre que necessário.
Essa ideia, inclusive, pode ser aplicada atrás da porta do armário para pendurar utensílios de limpeza que são chatinhos para guardar como escovas, espanadores, pás etc.
Além dos varais de teto, também temos no mercado opções para instalar na parede, desde modelos grandes como menores, bons para pendurar peças de roupas pequenas, panos de prato e de limpeza.
LEIA TAMBÉM
SALA
Antigamente, era muito comum vermos uma estante na parede da televisão. Com a tendência dos apartamentos compactos, esse móvel passou a ser substituído por racks e painéis.
Porém, a necessidade de maior local de armazenamento fez com que as estantes voltassem, agora repaginadas, mais clean e com espaços vazados para conferir leveza ao ambiente. Por normalmente serem instaladas próximo à janelas, tornam-se um ótimo lugar para apoiar plantas.
Versáteis, as cremalheiras ou trilhos são ótimas opções para aproveitar as paredes da sala, pois permitem que você mude a altura dos suportes conforme a necessidade. Assim, é possível montar uma estante com diferentes composições.
A estante de serralheria também está em alta na decoração, podendo-se trabalhar juntamente com a marcenaria, criando alguns compartimentos fechados para armazenamento de itens diversos.
Normalmente, a parede acima de móveis como aparadores ou buffets é decorada com espelho ou quadros, mas é um espaço precioso que pode ser utilizado para armazenar livros, por exemplo, que diga-se de passagem, também embelezam a sala.
Em vez de adegas de mesa, você pode optar por suportes de parede para armazenar seus vinhos. Existem diversos modelos criativos no mercado.
LEIA TAMBÉM
BANHEIRO
O banheiro é outro cômodo pequenino em que a organização vertical pode ser a solução. Podemos explorar as paredes com prateleiras de diferentes estilos. Na paredinha ao lado da pia, prateleiras do tipo canaleta são boas opções para armazenar produtos de beleza e higiene, liberando espaço na bancada.
Podemos aproveitar até mesmo a parede acima do vaso sanitário com prateleiras planejadas junto ao restante dos móveis do banheiro ou compradas avulsas, o importante é criar espaço de armazenamento, caso seja necessário.
Se não for possível furar a parede acima do vaso, opte por prateleiras do tipo escada, a qual pode ser removida na hora de lavar o banheiro.
O modelo abaixo, em vez de prateleiras, possui cestos suspensos que organizam e deixam o ambiente bem charmoso.
Até mesmo um pequeno espaço atrás da porta do banheiro pode ser aproveitado com prateleiras rasas e suporte para toalhas. Com ripas de madeira, pedaços de corda e bastões, você mesmo pode elaborar o organizador abaixo.
Você também pode utilizar aquelas sapateiras de porta para organizar os produtos no banheiro.
LEIA MAIS
QUARTO
Caso você não tenha penteadeira ou outro local para guardar bijuterias, pode aproveitar a lateral do guarda-roupa para pendurar colares e pulseiras com ganchinhos adesivos. Ficam organizados sem emaranhar uns com os outros, facilitam a escolha por estarem todos visíveis e até contribuem com a decoração.
Caso prefira manter os acessórios guardados, uma ideia é criar um armário raso, o qual pode ter um espelho na porta ou alguma arte para funcionar como quadro e aproveitar para decorar a parede.
Óculos de sol também podem ser organizados na parede. A autora do projeto abaixo criou o suporte para óculos com uma moldura de madeira, colando cordões nas laterais internas para pendurá-los. Uma ideia simples e bonita!
Bolsas costumam ocupar bastante espaço na hora de guardar, uma ideia é utilizar um suporte para colocar na porta ou então aproveitar a parede atrás da mesma, caso seja possível.
CONFIRA TAMBÉM
QUARTO INFANTIL
Nos quartos infantis também é possível criar diversas soluções para organizar os itens dos pequenos. Aproveitando a parede atrás da porta ou até mesmo a própria porta, pode-se organizar as mochilas, acessórios e até material escolar.
Prateleiras para livrinhos não podem faltar e uma ideia é utilizar a lateral de algum móvel para instalá-las.
E que tal organizar os brinquedos de forma que participem da decoração? As prateleiras para bonecos e outros brinquedos otimizam o espaço e o ambiente fica mais divertido.
Nichos também são ótimos para organizar brinquedos, miniaturas e vejam que até bolas podem ficar suspensas na parede, uma ótima forma de deixar livre o espaço de circulação no quarto.
Outra alternativa são os cestos aramados suspensos na parede que, presos com ganchos, podem ser removidos sempre que desejar.
E olhem que graça essas redes de macramê para agrupar as pelúcias! Uma ideia bacana para colocar num canto da parede.
E esses sacos de roupa suja suspensos? Uma ótima ideia para ensinar as crianças e ainda decorar o quarto.
LEIA TAMBÉM
HOME OFFICE | ATELIÊ
Se você tem uma mesa de trabalho pequena, utilize painéis na parede. Podem acomodar uma série de itens deixando o espaço livre e mais organizado.
VARANDA | JARDIM VERTICAL
Quer cultivar plantas, mas não tem espaço? Aposte nos jardins verticais! Ficam lindos e você pode elaborá-lo de diferentes formas, de acordo com seu estilo.
E não pense que os jardins verticais se restringem às varandas. Basta ter uma paredinha vazia que receba claridade para trazer um pouco do frescor da natureza para dentro de casa.
Na área de serviço abaixo, o armário ripado que esconde o aquecedor a gás foi aproveitado para suspender vasos de plantas, trazendo vida ao ambiente.
CONFIRA TAMBÉM
Como puderam ver, as paredes e outras superfícies verticais podem ser grandes aliadas em apartamentos pequenos. Aproveite-as bem!
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!
muito bom!
Obrigada, fiquei feliz que gostou 🙂